A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Torre dos Clérigos
© DRTorre dos Clérigos

Torre dos Clérigos ilumina-se de verde no Dia de São Patrício

A Torre dos Clérigos celebra o Saint Patrick's Day, a 17 de Março, iluminando-se de verde em homenagem ao santo padroeiro da Irlanda.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

Na noite de 17 de Março, o mundo ilumina-se de verde para assinalar o Global Greening, uma iniciativa da Irlanda em honra do seu padroeiro. Em Portugal, esta iniciativa, da responsabilidade do Turismo do Porto e Norte, do Turismo de Portugal e do Turismo da Irlanda, realiza-se há 11 anos e leva as celebrações do Dia de São Patrício a vários pontos do país, sugerindo que símbolos de importância turística e histórica se iluminem de verde, uma das cores da bandeira da Irlanda.

Em Portugal, são dez os monumentos que se associam às celebrações: a Torre dos Clérigos (Porto), a estátua de D. José I (Lisboa), o Cristo Rei (Almada), o Museu Condes de Castro Guimarães (Cascais), a Câmara Municipal de Cascais, o Castelo de Marvão, o Aeroporto Internacional de Faro, o Santuário do Bom Jesus (Braga), o Castelo de Bragança e a Ponte Pedonal Metálica sobre o Douro no Peso da Régua.

A Torre dos Clérigos, ex-líbris do Porto, vai estar iluminada de verde entre as 19.00 e as 00.00. “O Turismo do Porto e Norte vai associar-se à iniciativa, tanto mais que os irlandeses são um povo amigo da região. A Irlanda está no nosso top 10 dos mercados internacionais, e em 2019 registou um crescimento de dormidas de 35,6%. Este ano, mais do que nunca, estas manifestações de amizade ajudam-nos a manter bem vivos os laços que nos unem”, diz o presidente do TPNP, Luís Pedro Martins, citado em comunicado.

"Embora a actual situação de saúde pública não permita que celebremos o nosso Dia Nacional em pessoa, a Embaixada da Irlanda em Lisboa oferece os 'Greenings' como um sinal de esperança e solidariedade para com os nossos amigos portugueses neste momento difícil", afirma Ralph Victory, embaixador da Irlanda em Portugal. "Numa altura em que muitos irlandeses não podem regressar a casa, continuaremos a iluminar Portugal de verde, oferecendo à nossa diáspora um sentimento de ligação à Irlanda. Gostaríamos de convidar todos os irlandeses e portugueses amigos da Irlanda espalhados pelo país a juntarem-se a nós nesta celebração."

Últimas notícias

    Publicidade