10 obras de arte para ver no Porto

A vida moderna é uma correria e todos se queixam da falta de tempo. Com isto em mente, elaborámos uma lista com 10 obras de arte para ver no Porto. E estas, a bem da sua cultura artística, tem mesmo de conhecer ao vivo e a cores

©Casa Museu Teixeira LopesDe Amadeo de Souza-Cardoso

Estão por toda a parte, algumas delas mesmo debaixo do seu nariz. Reunimos-lhe as 10 obras de arte obrigatórias no Porto, da pintura à escultura, passando por murais grafitados e colecções de soldadinhos de chumbo. Aqui as tem, já em jeito de roteiro, que tanto pode fazer aos poucos, como todo de enfiada, isso é consigo – desde que o faça.

10 obras de arte para ver no Porto

Look at Porto

Vhils

Vhils está para a arte urbana como Amália está para o fado: é provavelmente o mais internacional dos artistas portugueses quando se trata de adornar paredes, por exemplo. Esta é a segunda obra de Alexandre Farto na cidade e a primeira em espaço público. O elemento central da obra, que ocupa a fachada de um edifício histórico onde funciona o Look at Porto, um cinema 5D, é o desenho de um olho que está constantemente a contemplar a cidade a céu aberto. Demorou três dias até estar concluída.

Baixa

Mural da Trindade

Hazul Luzah e Mr. Dheo

É o primeiro graffiti legal do Porto. A parede do parque de estacionamento da Trindade, com uma área global de 250 m2, serviu, em 2014, de tela para um trabalho híbrido de dois artistas nortenhos com vários desenhos espalhados pela cidade. O mural roça os domínios do hiper-realismo e do imaginário, incentivando o reconhecimento público dos artistas de rua. Um local altamente instagramável.

Baixa
Publicidade

10 obras de arte para ver no Porto

The Vivian Girls on the Farm

Paula Rego

Há muitas e boas razões para ir ver esta obra. Primeiro, porque se é apreciador do talento da artista portuguesa radicada em Londres, que reflecte no seu trabalho fortes influências surrealistas e cenários rocambolescos, não vai ficar desapontado; e depois porque Serralves vale sempre uma visita. The Vivian Girls on the Farm faz parte de uma série de pinturas e desenvolve-se em torno de sete princesas, filhas de Robert Vivian, escravizadas e torturadas por soldados.

Porto

Título desconhecido

Amadeo de Souza-Cardoso

É na Casa-Museu Teixeira Lopes que mais pintores modernistas portugueses vivem por metro quadrado no Porto. Se por lá der um salto vai encontrar telas de Abel Manta, Sarah Afonso, Almada Negreiros, Júlio Pomar, Mário Eloy ou de Amadeo de Souza-Cardoso, onde se destaca, como pode ver na imagem, uma guitarra, ou viola, no centro, e claras influências cubistas. “Os instrumentos musicais ganham força nas telas de Amadeo produzidas durante a I Guerra Mundial”, contextualiza Marta Soares, historiadora de arte e curadora. A não perder.

Vila Nova de Gaia
Publicidade

10 obras de arte para ver no Porto

O Guardador de Sol

José Rodrigues

Criado em 1963, foi a prova de tese do artista para a conclusão do curso complementar de Escultura, e está nos jardins de Belas Artes, na companhia de outras peças de autores como Soares dos Reis e Teixeira Lopes. O artista começou por chamar-lhe de “Guerreiro”, símbolo da vitória do povo angolano, com um escudo que reflectia o sol de Angola. É uma obra marcante do currículo de José Rodrigues, também autor do famoso Cubo na Ribeira. É lá dar um salto.

Bonfim

Sino Europeu

Rui Ferro

Esta escultura é inspirada no desenho da artista iraniana Mahboobeh Pakdel, vencedora do prémio PortoCartoon 2016, e apela à solidariedade e à cidadania. O ferro da escultura remete-nos para a estrutura e as ligações que nela se estabelecem, representando um pedido de socorro, na esperança da construção de uma nova utopia civilizacional.

Baixa
Publicidade

10 obras de arte para ver no Porto

Os Senhores da Amazónia

Graça Morais

O Café Guarany abriu as portas em Janeiro de 1933 e apresentou um alto-relevo em mármore de um índio, concebido pelo escultor Henrique Moreira. Setenta anos mais tarde foi a vez de Graça Morais dar um ar da sua graça a este café na Avenida dos Aliados. A artista retratou o quotidiano da tribo Guarany, dando enfoque à maneira como organizam o seu dia-a-dia, que instrumentos usam e quais os seus desejos e angústias. Peça um café e sente-se a apreciar os dois painéis.

Aliados

O Café

Júlio Resende

O Café vem um pouco na mesma onda. Estes painéis cerâmicos instalados na Confeitaria Sical contam a azáfama da produção de café, como o transporte dos sacos com o grão, desde os barcos até ao armazém, actividade que a Sical exercia nos anos 50, uma vez que começou por ser apenas um local onde se vendia café da marca. Só mais tarde é que aqui este passou a ser consumido à chávena.

Galerias
Publicidade

10 obras de arte para ver no Porto

A Caça, o Peixe, a Fruta, o Vinho

Guilherme Camarinha

Deixemos a comida de parte por breves instantes, já que o restaurante Portucale, na Cooperativa dos Pedreiros, tem vários outros atributos: é um excelente miradouro e um espaço para apreciar as tapeçarias do pintor Guilherme Camarinha (1912-94). São quatro e estão na sala de estar do restaurante, existindo uma quinta, com outro tema, à entrada do edifício. Numa das quatro tapeçarias vê-se o rio Douro “com barcos rabelos para o transporte do vinho do Porto, vindimadores, parras e uvas”, diz Luís Pinto Nunes, da Faculdade de Belas Artes.

Bonfim

Soldadinhos de Chumbo

Vários autores

O ex-líbris do Museu Militar do Porto é a colecção de 16 mil soldados em miniatura que representam exércitos de todo o mundo, e que aborda a evolução do guerreiro desde a antiguidade à actualidade. Além dela, há ainda muito armamento ligeiro, equipamentos, uniformes e artilharia pesada para apreciar.

Bonfim
Publicidade

Caso as 10 obras de arte lhe tenham sabido a pouco

Os melhores museus no Porto

Nem todas as cidades podem orgulhar-se da quantidade e da qualidade dos seus museus. Aqui existem em abundância para todos os gostos e épocas, da escultura à imprensa, do futebol à pintura... Por isso, visitar os melhores museus no Porto devia ser instituído como uma disciplina obrigatória nas escolas do país ou como programa não-facultativo aos fins-de-semana.

Por Editores da Time Out Porto

40 coisas que tem de saber sobre o Porto

Corremos as ruas do Porto à procura de segredos e curiosidades sobre a cidade. O resultado é uma lista de 40 coisas que tem de saber sobre o Porto para impressionar e quebrar o gelo em qualquer situação. Vamos a isto?

Por Editores da Time Out Porto
Publicidade

Comentários

0 comments