Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Três sítios para aprender bordado criativo no Porto
Bordado criativo
© Magdaline Nicole

Três sítios para aprender bordado criativo no Porto

O bordado já não é (só) coisa de avós. Actualmente, a tradição renova-se e aplica-se a artes como a ilustração, fotografia ou aguarela. Saiba onde aprender a bordar no Porto.

Por Maria Monteiro
Publicidade

Antigamente, o bordado era inevitavelmente associado às avós e donas de casa que manobravam diferentes tipos de agulhas e fios de algodão, seda, lã, linho ou metal no aconchego dos seus lares para criar determinados desenhos ou figuras em tecido. Hoje a história é bem diferente. Há uma nova geração de bordadeiras a tomar as rédeas da tradição e a tingi-la de modernidade. Desprendem-se da rigidez dos modelos anteriores, aprimoram a técnica sozinhas, rabiscam desenhos ou ilustrações originais e, claro, ensinam a arte a quem a quer aprender. Plantas, animais, silhuetas humanas ou frases irónicas são algumas opções para pôr as agulhas a mexer. Escolhemos três sítios para aprender a bordar no Porto.

Recomendado: Três sítios para aprender a costurar no Porto

Três sítios para aprender bordado criativo no Porto:

Bordado na Nü
Bordado na Nü
© DR

Nü Coworking Criativo

Compras Bonfim

Embora tenha nascido do amor à cerâmica, a Nü tem espaço para as várias artes manuais, como aguarela, lettering, macramé ou colagem. O bordado, é claro, está incluído no lote e há oficinas regulares que, além de pontos gerais como atrás, haste, cheio e rosa/teia, ensinam a aplicar a técnica em aguarela. Primeiro, desenha-se e pinta-se directamente em pano cru e, depois, o bordado é feito com o ponto cheio. Há, também, oficinas aplicadas à fotografia, em que os participantes intervêm numa fotografia à sua escolha, adicionando-lhes uma camada bordada de cores, linhas geométricas ou outras formas. O próximo está marcado para 3 de Outubro, às 15.00, e custa 25€.

Bordado na Gira Terra
Bordado na Gira Terra
© DR

Gira Terra Oficina de Artes

Coisas para fazer Aulas e workshops Constituição

Criatividade e natureza vivem em harmonia nesta oficina, onde moram artes como a cerâmica, costura, pintura, caligrafia e, claro, bordado. Na Gira Terra, há oficinas de bordado livre para iniciantes, em que se aborda a criação de uma peça passo-a-passo, do rascunho inicial à passagem do desenho para o tecido, e vários pontos usados nas composições (atrás, haste, margarida, folha e flor). Não é preciso ter qualquer conhecimento prévio para participar. Se gostar da experiência e quiser repetir, pode sempre fazer o curso de bordado, com aulas de duas horas por semana. Pode marcá-las de segunda a sexta, das 10.00 às 19.00, de acordo com a disponibilidade dos formadores, por 70€/mês. 

Publicidade
Oficina Josefina
Oficina Josefina
© DR

Oficina Josefina

Coisas para fazer Aulas e workshops Bonfim

O espaço de Rita Medinas Faustino, artista plástica e arte-educadora, é um oásis da experimentação. Por lá, miúdos e graúdos podem pôr as mãos na massa e fazer cerâmica, aguarela, macramé, pintura marmoreada, monotipia, cianotipia e livros pop-up. Também o bordado integra o calendário artístico da Oficina Josefina. Volta e meia há oficinas de iniciação ao bordado criativo, em que os participantes aprendem sobre os materiais utilizados, as características das linhas, como passar o desenho do papel para o tecido, como iniciar o bordado rematado, como fazer os pontos pé-de-flor, nó francês, cheio, ilhó de recorte ou caseado circular, cadeira e margarida, e como finalizar o trabalho. O melhor é estar atento ao Facebook para saber quando vai ser o próximo.

Mais para aprender no Porto

Publicidade
Dança
© DR

Cinco escolas de dança para conhecer no Porto

Dança

Dançar é, para muitos, uma forma de exercício físico, para outros é uma paixão, mas pode ser também uma forma de viajar pelo mundo e de ficar a saber mais sobre outras culturas. Por isso, vale a pena inscrever-se numa destas cinco escolas de dança para conhecer no Porto. Dos mais energéticos aos mais calmos, há estilos para todos os gostos e idades.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade