Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right O Porto vai ter o primeiro parque de skate municipal

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

skate parque do Porto1/2
© CMPEste é o protótipo do primeiro skate parque da Invicta
2/2
© João SaramagoAs obras no Parque Desportivo de Ramalde já começaram

O Porto vai ter o primeiro parque de skate municipal

As obras arrancaram nos últimos dias de Julho e devem estender-se até Novembro.

Por Bárbara Baltarejo
Publicidade

O Parque Desportivo de Ramalde foi o sítio escolhido para acolher o primeiro parque de skate da cidade. Com uma área de 959m2 e capacidade para receber até 55 utilizadores em simultâneo, a empreitada, que ficou a cargo da empresa municipal Go Porto, deverá custar 150 mil euros.

Segundo a autarquia, o projecto foi desenhado em colaboração com skaters da cidade e, por isso, vai permitir “a evolução não só de novos praticantes, como também dos mais experientes”.

Para isso, o espaço vai ter duas plataformas com obstáculos (rampas, corrimões e muros) e uma zona central com estruturas características da modalidade, como quarter pipes, curbs ou manual pads. No entanto, as novas instalações não se destinam apenas ao skate. Bicicletas BMX e patins em linha também são bem-vindos.

Além de dar aos jovens do concelho um novo espaço para a prática da modalidade, a Câmara espera também atrair competições. “O Skate Park terá todas as condições para acolher competições dos mais diversos níveis técnicos e tanto de âmbito regional como nacional”.

João Neto, proprietário da Kate Skateschool, na Maia (com loja na Rua de Santo Ildefonso), foi um dos skaters que ajudou a autarquia a desenhar o projecto e vê a iniciativa com bons olhos. “No skate tentamos aproveitar o que a arquitectura das cidades nos dá, desde escadas e corrimões a muros e rampas. O skate parque é a representação desses obstáculos da rua num local perfeito e de onde não somos expulsos”, diz.

Acrescenta também que, neste caso, as “dimensões dos obstáculos são perfeitas e o piso é o melhor”, permitindo assim a prática e a evolução “de uma forma mais consistente e facilitada”. O skater espera que depois da construção deste espaço, a Câmara do Porto continue em contacto com os skaters para, em conjunto, se conseguir promover eventos e campeonatos, não só no novo parque de skate, mas também no centro da cidade.

As obras arrancaram no dia 24 de Julho e têm um prazo previsto de 120 dias, ou seja, o novo equipamento deverá estar pronto em Novembro. Até lá, pratique.

Três sítios para andar de skate no Porto

Skate parque da Maia
Skate parque da Maia
© DR

Skate Parque da Maia

Atracções Grande Porto

É o principal ponto de encontro da comunidade de skaters da zona Norte. Foi recentemente remodelado e tem mais de 20 mil metros quadrados, espaço suficiente para receber até 100 pessoas. Por lá encontra rampas, escadas, muretes, corrimões e outros obstáculos para praticar manobras.

Casa da Música
Casa da Música
© Cláudia Paiva

Casa da Música

Música Música ao vivo Boavista

Este espaço não foi pensado para o efeito, mas tem tudo o que precisa para andar sobre rodas: é plano, tem rampas e até traves. Já é conhecido como um dos locais na Invicta onde os skaters se juntam, portanto, conte com companheiros por lá.

Publicidade
Skate
Skate
© DR

Largo Amor de Perdição

Coisas para fazer Baixa

Junto aos Clérigos e ao Jardim da Cordoaria, este largo é o cenário perfeito para fotografias das suas piruetas. Tem muito espaço para treinar sobre rodas, o chão é plano e os bancos permitem-lhe praticar ollies, flips, enfim, todas as manobras que conseguir fazer.

Continue em movimento

Skydive
© DR

Os melhores sítios para praticar desportos radicais no Porto

Coisas para fazer Eventos peculiares

Já deu por si a pensar que caiu na rotina? Que os fins-de-semana passam um a seguir ao outro e não faz nada de diferente? Ou simplesmente quer experimentar algo que nunca fez, ou que gosta de fazer mas em sítios que ainda não conhece? Se respondeu afirmativamente a pelo menos uma destas perguntas, as sugestões que se seguem são para si. Pegue nos patins ou no skate, faça uma escalada, ou salte de um avião. Seja aventureiro. 

Três sítios para jogar setas no Porto
©DR

Três sítios para jogar setas no Porto

Coisas para fazer

Há lá melhor maneira de passar o tempo livre do que a beber umas minis, enquanto vê qual o membro do seu grupo de amigos que tem mais ou menos sorte ao jogo? Se pensa assim, esta lista com três sítios para jogar setas no Porto é ideal para si. O melhor? Nem só de setas vivem estas casas, há outros programas a ter em conta por aqui. Também pode disputar uma partida de bilhar ou de matraquilhos e dar uns toques no piano (se souber o que está a fazer, claro). Boa sorte. Recomendado: Os melhores escape rooms no Porto

Publicidade
Bilhar
© CMDR Shane / Unsplash

Três sítios para jogar bilhar no Porto

Coisas para fazer

Suspeita-se que as primeiras mesas de bilhar apareceram em França no ano de 1469, segundo o site da Federação Portuguesa de Bilhar, que nasceu em Lisboa, uns séculos mais tarde, em 1936. Isto só aconteceu por causa do bilharista Alfredo Ferraz, que disputava as competições internacionais inscrito pela Federação de Espanha, antes ainda de existirem provas oficiais em Portugal. Ferraz, um autodidacta, foi na verdade o primeiro desportista português a conquistar um título mundial nesta modalidade. Portanto, reúna os seus amigos num destes três sítios para jogar bilhar no Porto e, quem sabe, se um deles não se torna um campeão. Recomendado: Quatro sítios com noites de quiz no Porto

Correr no Parque
© DR

Os melhores sítios para correr no Porto

Coisas para fazer

Numa cidade tão bonita como esta é impossível ficar em casa sem fazer nada, principalmente quando o sol brilha. Se nenhuma das nossas sugestões de coisas para fazer sozinho na Invicta lhe agradarem, calce as sapatilhas e conheça os melhores sítios para correr no Porto. Há opções para todos os graus de dificuldade, ora em estrada plana, ora em terreno desnivelado com direito a subidas para acelerar o ritmo cardíaco, e muitas delas com vistas que ajudam a esquecer o cansaço. No final, não se esqueça de alongar e de passar por um dos melhores restaurantes saudáveis no Porto para restabelecer energias.  Recomendado: As melhores actividades para grupos no Porto

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade