Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right 10 podcasts portugueses para ocupar os dias

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Podcast, online, programa
© DR

10 podcasts portugueses para ocupar os dias

Precisa de alguma coisa para ocupar os seus dias? Comece a ouvir um destes dez podcasts portugueses.

Por Margarida Ribeiro
Publicidade

Todos temos aquelas listas infinitas de coisas que queremos fazer e que deixamos sempre para depois. Se é o seu caso, aproveite estes tempos em que temos todos de ficar em casa. Por exemplo, é uma boa altura para ouvir um destes dez podcasts portugueses. Vai encontrar nesta lista um pouco de tudo, desde podcasts dedicados a política e história a outros de comediantes bem conhecidos. 

Continua a precisar de coisas para fazer em casa? Experimente participar num dos nossos desafios diários ou faça uma maratona das melhores séries do momento

Recomendado: As 25 melhores séries de comédia

10 podcasts portugueses para ouvir

Pedro Teixeira da Mota, comediante, português, podcast, stand-up
Pedro Teixeira da Mota, comediante, português, podcast, stand-up
© DR

ask.tm

Foi há três anos que o comediante Pedro Teixeira da Mota criou o ask.tm, um podcast onde responde às mais variadas perguntas do público. Política, superstições, séries, filmes e música são alguns dos assuntos abordados, sempre com um toque de humor. Com quase 200 episódios, este é um dos podcasts mais ouvidos em Portugal. 

Sem Barbas na Língua, podcast, programa, rádio, online
Sem Barbas na Língua, podcast, programa, rádio, online
© DR

Sem Barbas na Língua

O comediante Guilherme Duarte e o escritor Hugo Gonçalves juntaram-se para, tal como os próprios descrevem, conversar "sem barbas na língua sobre temas polémicos e trivialidades, com seriedade, humor e coerência". Publicam episódios novos regularmente e a pensar nos tempos em que vivemos. A dupla lançou, recentemente, dois episódios especiais sobre o surto de Covid-19, com os convidados Ricardo Mexia e Guilherme Duarte. É ouvir. 

Publicidade
Eixo do Mal, podcast, SIC Notícias, Expresso, actualidade, política, programa
Eixo do Mal, podcast, SIC Notícias, Expresso, actualidade, política, programa
© DR

Eixo do Mal

O programa da SIC Notícias Eixo do Mal é muito popular entre os portugueses, e desde 2018 que é possível ouvir todos os episódios em formato podcast. São cerca de 50 minutos onde se debatem os temas da actualidade. O apresentador e moderador é Aurélio Gomes e quem está lá para comentar tudo é Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes. 

Bumba na Fofinha, Fuso, podcast, programa, online
Bumba na Fofinha, Fuso, podcast, programa, online

Fuso

Há três anos que Mariana Cabral, mais conhecida como Bumba na Fofinha, faz sucesso no YouTube. Em Outubro de 2019, a comediante mudou-se para Nova Iorque e decidiu começar a contar as suas aventuras neste podcast. Entretanto, regressou a Portugal, mas promete continuar a fazer-nos companhia, especialmente durante estes tempos difíceis.

Publicidade
Maluco Beleza, programa, podcast, online, entrevistas
Maluco Beleza, programa, podcast, online, entrevistas
Mauro Motty

Maluco Beleza

Rui Unas lançou o Maluco Beleza em 2012, com o objectivo de criar um espaço de conversa livre e descontraído. A cada episódio, o actor recebe um convidado diferente. Por lá já passaram nomes como Carlão, Diogo Morgado, Lili Caneças, Ana Guiomar ou Catarina Furtado. O que era inicialmente um podcast, foi-se transformando e agora também é possível assistir às entrevistas no YouTube

Diamants sur canapé - Breakfast at Tiffany's - Audrey Hepburn
Diamants sur canapé - Breakfast at Tiffany's - Audrey Hepburn
© DR

Vamos Todos Morrer

Este é o podcast perfeito para quem não tem paciência para episódios muito longos e gosta de saber factos engraçados sobre celebridades. Hugo van der Ding (que também faz umas ilustrações muito engraçadas) está quase todos os dias de manhã na Antena 3 para o programa Vamos Todos Morrer. Os episódios têm no máximo 10 minutos e em cada um o assunto é a vida e, principalmente, a morte de uma figura famosa, como Audrey Hepburn (na fotografia) ou Ludwig van Beethoven. 

Publicidade
Fumaça, podcast, programa, online
Fumaça, podcast, programa, online
© DR

Fumaça

O Fumaça é um projecto de comunicação independente, com financiamento cooperativo. Que tipo de conteúdo é que pode encontrar lá? Entrevistas, reportagens, debates e até algumas séries sobre diferentes temáticas, como as alterações climáticas. No ano passado, recebeu os prémios de melhor podcast do ano e melhor podcast de entrevistas na primeira edição do Podes 2019

 Perguntar Não Ofende, podcast, política, online
 Perguntar Não Ofende, podcast, política, online
© Perguntar Não Ofende

Perguntar Não Ofende

Criado e produzido por Daniel Oliveira e João Martins, Perguntar Não Ofende é um podcast de entrevistas e debates onde a política é o tema habitual. O programa é semanal e já recebeu várias personalidades nacionais e internacionais, como António Costa, Marcelo Rebelo de Sousa, Dilma Rousseff, Gregório Duvivier e Ricardo Araújo Pereira. Os mais recentes episódios fazem parte de uma série especial sobre a Covid-19. 

Publicidade
Rui Tavares, podcast, PÚBLICO, história
Rui Tavares, podcast, PÚBLICO, história
© DR

Agora, agora e mais

Rui Tavares é colaborador regular do Público e recentemente começou a dar voz ao podcast Agora, agora e mais. O programa é sobre "histórias da história" e é baseado num livro do político, ainda em progresso. Prepare-se para percorrer mil anos de história europeia e mundial. O Público tem mais podcasts, pode explorá-los aqui

Terapia de Casal, podcast, português, programa, online
Terapia de Casal, podcast, português, programa, online
© DR

Terapia de Casal

O humorista Guilherme Fonseca e a blogger Rita da Nova são um casal e decidiram criar um podcast para discutir assuntos triviais do dia-a-dia. Chamaram-lhe Terapia de Casal, onde vão receber alguns "terapeutas" para os ajudar. Na verdade, não se tratam de profissionais de saúde, mas sim de amigos e conhecidos dos dois. Em alguns dos episódios também vão responder a perguntas e dúvidas amorosas que o público pode enviar por email

Fique em casa:

Mayra Andrade
© DR

Concertos em directo para ver em casa

Notícias Música

Há quem diga que é um castigo por todas as vezes que fomos a um concerto e olhámos para o palco através de um ecrã. Enquanto as coisas não regressam à normalidade, seja lá o que isso for, os músicos continuam a actuar em directo. Das suas casas, para todo o mundo. No sábado 4, o Festival Iminente vai ter uma edição online e solidária. O festival organizado por Vhils conta com actuações de nomes como Julinho KSD, Ana Moura, Mayra Andrade, Dino D'Santiago e DJ Marfox e vai ser transmitido via Instagram. O valor dos donativos reverte para os hospitais de referência no tratamento de Covid-19. 

Há Provas em Casa às segundas, quartas e sextas
© DR

Provas em Casa para descomplicar o mundo do vinho

Notícias Bebida

Todas as segundas, quartas e sextas, pelas 19.00, no Instagram, Francisca van Zeller conduz as Provas em Casa, uma iniciativa criada pela Aveleda com o objectivo de "descomplicar a linguagem do vinho através de workshops gratuitos", lê-se em comunicado. "Estes workshops são uma forma de partilha de conhecimento de vinho para quem está em casa. O vinho é um produto muito diversificado, com muitos estilos, regiões e castas diferentes, que permitem que, quanto mais se prova, mais conhecimento se adquire e mais se viaja. 

Publicidade
Espaço MIRA, Campanhã
© DR

Espaço MIRA inaugura ciclo de exposições online

Notícias Vida urbana

Nas últimas semanas, é pelos vários ecrãs que escapamos às quatro paredes que nos rodeiam. Também a vida cultural se transferiu para a Internet, e passamos a marcar presença em concertos, sessões de cinema ou exposições com um simples clique. O Espaço MIRA, em Campanhã, que frequentemente promove exposições, debates ou lançamentos de livros, junta-se agora à programação online. Fora inverno, já era primavera, o verão seria glorioso é o nome do ciclo expositivo que acontece às quartas e sábados, às 21.00, e inclui performance, vídeo, cinema, música e som. 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade