A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Podcast, online, programa
© DR

15 podcasts portugueses para ocupar os dias

Precisa de alguma coisa para ocupar os seus dias? Comece a ouvir um destes 15 podcasts portugueses.

Escrito por
Margarida Ribeiro
Publicidade

Todos temos aquelas listas infinitas de coisas que queremos fazer e que deixamos sempre para depois. Se é o seu caso, aproveite estes tempos em que temos de passar mais tempo em casa. Por exemplo, é uma boa altura para ouvir um destes podcasts portugueses. Vai encontrar nesta lista um pouco de tudo, desde podcasts dedicados a política e história a outros de comediantes bem conhecidos. Continua a precisar de coisas para fazer em casa? Experimente algumas receitas e aprenda a fazer um destes cinco cocktails.

Recomendado: As 25 melhores séries de comédia

15 podcasts portugueses:

70% dos casais em Portugal divorciam-se. O humorista David Cristina juntou-se à influencer digital (e antiga jornalista da Time Out) Ana Garcia Martins, mais conhecida como A Pipoca Mais Doce, para partilharem em episódios bem-humorados o facto de estarem os dois Separados de Fresco. Falam de filhos, finanças, dating e tudo o que lhes apetecer.

Afinal, como é que se faz vinho? O que é isso do terroir? De onde vêm os aromas? Madalena Vidigal responde a estas e a muitas outras perguntas no seu novo podcast, 5 Minutos de Vinho. Todas as quintas-feiras, há um novo episódio, acompanhado de uma sugestão vínica. E pode enviar as suas próprias dúvidas por e-mail (madalena@entrevinhas.com) ou através de mensagem de Instagram.

Publicidade

Não é bem um podcast, é uma podsérie, do humorista Luís Franco-Bastos, que conta as peripécias que acontecem no maior hotel da Marateca, um hotel único — até porque só há este na União das Freguesias de Poceirão e Marateca, localidades rivais no concelho de Palmela.

Dar a conhecer a ciência que se faz em Portugal é o objectivo deste premiado programa de rádio da Antena 1. Os episódios têm, como o nome indica, apenas 90 segundos e os radialistas são os próprios cientistas, de exactas ou humanas, que em tempo recorde contam o que fazem e por que o fazem.

Publicidade

Miguel Luz, apresentador e criador do Janela Aberta, aproveita os episódios para “pensar alto” sobre qualquer assunto – desde coisas banais, como cortes de cabelo, a outras mais pessoais, como relações amorosas. Normalmente, está sozinho, mas de vez em quando tem um convidado a fazer-lhe companhia.

Publicidade

Às sextas-feiras, Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia e João Miguel Tavares, um dos fundadores da Time Out Lisboa, juntam-se para o Governo Sombra, moderado por Carlos Vaz Marques, onde se fala da actualidade política portuguesa e internacional. O programa é transmitido em directo na SIC Notícias, mas também é partilhado em formato de podcast, no site da TSF. 

Sara Vicario faz deste podcast um diário, onde fala sobre os diferentes temas que a revoltam, como vizinhos, mau tempo, trânsito e até relações. Há um episódio novo a cada duas semanas e o ideal é ouvir no fim de um dia mau e perceber que afinal há pessoas que partilham frustrações parecidas com as suas.

Publicidade

Ao comando está o economista José Maria Pimentel, que se faz sempre acompanhar por especialistas de diversas áreas. Cada episódio é uma conversa para falar de temáticas como filosofia, economia, ciência e política. Se achar os episódios muito longos, pode ouvir o 45 Graus Xpress. São mini-episódios, com cerca de dez a 20 minutos, com um excerto de cada conversa.

Foi há três anos que o comediante Pedro Teixeira da Mota criou o ask.tm, um podcast onde responde às mais variadas perguntas do público. Política, superstições, séries, filmes e música são alguns dos assuntos abordados, sempre com um toque de humor. Com quase 200 episódios, este é um dos podcasts mais ouvidos em Portugal. 

Publicidade

O comediante Guilherme Duarte e o escritor Hugo Gonçalves juntaram-se para, tal como os próprios descrevem, conversar “sem barbas na língua sobre temas polémicos e trivialidades, com seriedade, humor e coerência”. Publicam episódios novos regularmente e a pensar nos tempos em que vivemos.

O programa da SIC Notícias é muito popular entre os portugueses, e desde 2018 que é possível ouvir todos os episódios em formato podcast. São cerca de 50 minutos onde se debatem os temas da actualidade. O apresentador e moderador é Aurélio Gomes e quem está lá para comentar tudo é Clara Ferreira Alves, Daniel Oliveira, Luís Pedro Nunes e Pedro Marques Lopes. 

Publicidade
Fuso

Há três anos que Mariana Cabral, mais conhecida como Bumba na Fofinha, faz sucesso no YouTube. Em Outubro de 2019, a comediante mudou-se para Nova Iorque e decidiu começar a contar as suas aventuras neste podcast. Entretanto, regressou a Portugal, mas promete continuar a fazer-nos companhia, especialmente durante estes tempos difíceis.

Rui Unas lançou o Maluco Beleza em 2012, com o objectivo de criar um espaço de conversa livre e descontraído. A cada episódio, o actor recebe um convidado diferente. Por lá já passaram nomes como Carlão, Diogo Morgado, Lili Caneças ou Ana Guiomar. O que era inicialmente um podcast, foi-se transformando e agora também é possível assistir às entrevistas no YouTube

Publicidade

Este é o podcast perfeito para quem não tem paciência para episódios muito longos e gosta de saber factos engraçados sobre celebridades. Hugo van der Ding (que também faz umas ilustrações muito engraçadas) está quase todos os dias de manhã na Antena 3 para o programa Vamos Todos Morrer. Os episódios têm no máximo dez minutos e em cada um o assunto é a vida e, principalmente, a morte de uma figura famosa, como Audrey Hepburn ou Beethoven. 

Fumaça
© DR

16. Fumaça

O Fumaça é um projecto de comunicação independente, com financiamento cooperativo. Que tipo de conteúdo é que pode encontrar lá? Entrevistas, reportagens, debates e até séries sobre diferentes temáticas, como as alterações climáticas. No ano passado, recebeu os prémios de melhor podcast do ano e melhor podcast de entrevistas na primeira edição do Podes 2019

Publicidade

Criado e produzido por Daniel Oliveira e João Martins, Perguntar Não Ofende é um podcast de entrevistas e debates onde a política é o tema habitual. O programa é semanal e já recebeu várias personalidades nacionais e internacionais, como António Costa, Marcelo Rebelo de Sousa, Dilma Rousseff, Gregório Duvivier e Ricardo Araújo Pereira.

Rui Tavares é colaborador regular do Público e dá voz ao podcast Agora, agora e mais. O programa é sobre "histórias da história" e é baseado num livro do político, ainda em progresso. Prepare-se para percorrer mil anos de história europeia e mundial. O Público tem mais podcasts, pode explorá-los aqui

Publicidade

O humorista Guilherme Fonseca e a blogger Rita da Nova são um casal e decidiram criar um podcast para discutir assuntos triviais do dia-a-dia. Chamaram-lhe Terapia de Casal, onde vão receber alguns terapeutas para os ajudar. Na verdade, não se tratam de profissionais de saúde, mas sim de amigos e conhecidos dos dois. Em alguns dos episódios também vão responder a perguntas e dúvidas amorosas que o público pode enviar por email

Mais coisas para fazer sem sair de casa:

  • Compras

Há quem considere o acto de fazer compras muito terapêutico. A pensar em todos os shopaholics que não querem (nem podem) sair do conforto da sua casa, fizemos esta lista com as lojas online do Porto e arredores que tem de conhecer. Desde joalharia, sapatilhas, óculos de sol ou champôs sólidos, não lhe vai faltar nada. Assim, não precisa de recorrer às marcas de fast fashion e vai conseguir apoiar pequenos negócios portugueses. 

Enquanto está em casa, também pode aproveitar para encomendar comida e para ver séries novas. 

Recomendado: Os melhores sabonetes do Porto

  • Coisas para fazer
  • Centros culturais

Já começa a sentir saudades de passear pelas ruas da Invicta de câmara fotográfica em riste, armado em turista na própria cidade? Não desespere. Nestes tempos de quarentena, tem sempre a hipótese de viajar pela plataforma Portugal a 360º, onde encontra inúmeras atracções do Porto, de Lisboa e de outros pontos do país. A Time Out seleccionou cinco pontos de visita obrigatórios no Porto, dos quais vale mesmo a pena matar saudades. E o melhor é que os pode visitar sem tirar o pijama. Se ainda assim continuar aborrecido, estenda o tapete de yoga ou vista o avental e aventure-se na cozinha.

Recomendado: 10 obras de arte que nos lembram como é bom estar em casa

 

Publicidade
  • Restaurantes

Anda toda a gente a fazer pão, a encomendar comida e a beber para esquecer estes tempos de pandemia. Se também faz parte do último grupo, leia com atenção a lista que se segue, com oito lojas e plataformas com entrega de vinho ao domicílio. E não se esqueça: da próxima vez que for ao supermercado, não precisa de parar no corredor dos vinhos à procura de boas promoções. Espere antes no seu sofá que lhe sejam entregues as melhores referências nacionais e internacionais por algumas das garrafeiras, wine bars e plataformas de topo.

Recomendado: Serviços de entrega de produtos frescos ao domicílio

 

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade