Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Sítios para adoptar gatos no Porto e arredores
Gato
© Manja Vitolic

Sítios para adoptar gatos no Porto e arredores

Está à procura de um novo animal de estimação? Fique a conhecer estes sítios para adoptar gatos no Porto e arredores.

Por Margarida Ribeiro
Publicidade

Ter uma bolinha de pêlo a passear pela casa e a tornar tudo muito mais adorável e fofinho é o sonho de qualquer um (menos daqueles com alergias, claro). É que, apesar de alguns terem personalidades voláteis, os gatos são excelentes animais de companhia que alegram o dia a qualquer um. Se já o convencemos a tornar-se um amante de felinos, vá conhecer melhor estes sítios para adoptar gatos no Porto e arredores. Caso precise de ponderar bem a decisão (é que ter um animal é uma grande responsabilidade), vá dar uma corrida pela cidade ou andar de bicicleta para apanhar ar. 

Recomendado: Como ajudar associações de animais em tempo de pandemia

Sítios para adoptar gatos no Porto e arredores:

Gato
Gato
© Erik Jan Leusink / Unsplash

Centro de Recolha Oficial de Animais

Existem várias associações no Porto que ajudam animais, mas a própria Câmara Municipal do Porto tem um  equipamento  dedicado aos amigos de quatro patas. O CROA - Centro de Recolha Oficial de Animais, em Campanhã, está a funcionar desde Abril de 2020, e serve para o acolhimento e a promoção da adopção de animais de companhia. O centro já existia antes, mas no ano passado mudou de localização, aumentando a sua capacidade para receber patudos e assim conseguir separar o serviço de recolha e o de adopção. Todas as condições para adoptar um cão ou um gato estão disponíveis online

Gato
Gato
© Michael Sum / Unsplash

Centro de Recolha de Animais de Matosinhos

Também a Câmara Municipal de Matosinhos tem um projecto que se foca no bem-estar animal e resgata animais em situações de perigo. O CROAM - Centro de Recolha de Animais de Matosinhos tem uma página de Facebook muito activa onde pode ficar a conhecer melhor o trabalho que fazem. É também lá que são partilhadas, diariamente, fotografias dos animais que precisam de novas casas e ainda retratos de famílias felizes que acolheram um cão ou um gato. 

Publicidade
Gato
Gato
© Ludemeula Fernandes / Unsplash

Centro de Reabilitação Animal

É em parceria com organizações não-governamentais e com outras entidades que o Centro de Reabilitação Animal trabalha para ajudar animais abandonados a encontrarem uma nova família. Está a cargo da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e tem como princípio uma política de não abate. Para visitar o centro, é necessário fazer marcação prévia por telefone (22 374 24 09) ou email. Se quiser saber mais, visite o site do município. Se quiser ter um dia mais feliz e ficar inspirado, explore o separador de histórias felizes, onde são partilhadas experiências de famílias que adoptaram animais. 

Gato
Gato
Foto: Istock

Causas de Caudas

Esta associação tem como missão proteger animais, por isso, desempenha quatro funções fundamentais: faz o controlo de colónias de animais errantes com a prática de CED (Capturar-Esterilizar-Devolver); promove adopções responsáveis; defende os direitos dos animais; e dá auxílio a famílias carenciadas com animais de companhia. A Causas de Caudas, existe desde 2016 e colabora, regularmente, com os municípios de Matosinhos e do Porto. Para angariar fundos organizam eventos, como jantares temáticos ou concertos, e participam em feiras de artigos usados na Área Metropolitana do Porto. 

Publicidade
Animais de Rua
Animais de Rua
© DR

Animais de Rua

Apesar de actuar a nível nacional, a Animais de Rua nasceu no Porto em 2008 e é lá que fica a sua sede. Ao todo tem seis núcleos divididos pelas zonas do Porto, Lisboa, Sintra, Amadora, Faro e São Miguel. Tem como foco principal a implementação do programa CED (Capturar-Esterilizar-Devolver), que tem como objectivo maior o controlo da natalidade das populações de gatos errantes, assilvestrados. No ano passado, conseguiram encaminhar mais de 200 animais para adopção. Todo o processo é bastante rigoroso e é feita uma triagem muito exigente para assegurar que as pessoas terão condições para adoptar.

Mais formas de ajudar animais:

Cão
© Jamie Street

Sítios para adoptar cães no Porto e arredores

Coisas para fazer

Está a começar a ceder aos pedidos do pessoal lá de casa por um animal de estimação? Ou simplesmente está a precisar de um amigo de quatro patas para animar os seus dias? Então procure o próximo membro da sua família, num destes sítios para adoptar cães no Porto e arredores. São organizações que trabalham, arduamente, para dar uma vida melhor a animais abandonados. Caso precise de ponderar bem a decisão (é que ter um animal é uma grande responsabilidade), vá dar uma corrida pela cidade ou andar de bicicleta para apanhar ar. 

Recomendado: Como ajudar associações de animais em tempo de pandemia

animais
Fotografia: Eric Ward/ Unsplash

Como ajudar animais em tempo de pandemia

Coisas para fazer

Durante a actual situação de pandemia, quem tem animais em casa esforça-se por lhes dar o melhor. Mas as associações zoófilas, dedicadas a acolher e a cuidar de animais de rua, estão a sofrer os efeitos do dever de recolhimento obrigatório, do isolamento e distanciamento social e da crise financeira que já se faz sentir. Felizmente há muitas formas de ajudar animais, em casa ou fora dela, como voluntário. É possível fazer donativos, doações ou compras solidárias, adoptar ou apadrinhar, passear os animais de pessoas em grupos de risco. Basta decidir como quer e pode contribuir.

Recomendado: Coronavírus. Como ajudar durante o estado de emergência

Publicidade
Jóia solidária para animais da mel Jewel
© Mel Jewel

Marca portuense lança jóia solidária para animais

Notícias Compras e estilo de vida

Em tempo de pandemia e confinamento, os animais de estimação são uma companhia especial para os seus humanos. Com eles partilham mimos e festas, abraços e beijos, pensamentos e passeios. É também neles que muitos encontram o alento e a energia para continuar com esperança no futuro. 

A pensar neles, a Mel Jewel desenhou uma nova peça solidária que pode ajudar muitos animais. Por cada venda, 10€ reverterão a favor da SOS Animaluma associação sem fins lucrativos de protecção animal, que conta com voluntários em todo o país.

 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Best selling Time Out Offers
        Publicidade