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Quatro marcas sem género do Porto e arredores que tem de conhecer

Rotular pessoas, estabelecer padrões, categorizar marcas está fora de moda. Damos-lhe a conhecer quatro marcas sem género do Porto e arredores

Por Margarida Ribeiro |
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Nazareth
© DR A Nazareth Collection é uma das marcas que tem de conhecer

O azul é para os meninos e o cor-de-rosa é para as meninas? Já ninguém acredita nisso e ainda bem. Todas as cores são para serem usadas por toda a gente: fica o mundo mais colorido, a moda mais diversificada e toda a gente mais feliz. A pensar nisto, apresentamos-lhe quatro marcas sem género do Porto e arredores que tem de conhecer. Nesta lista temos perfumes, joalharia e roupa para todxs. Porque rotular pessoas, padronizar e categorizar é feio e já não se usa.

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Quatro marcas sem género do Porto e arredores que tem de conhecer

A fragrância 'Out Wood'
© DR

Yntenzo

Há um ano nascia em Braga a Yntenzo, uma marca de perfumes portuguesa, amiga dos animais e do ambiente. As fragrâncias são produzidas de forma artesanal, com misturas de ingredientes naturais, oriundas de diversas partes do mundo. Do whiskey ao tabaco, passando por aromas como o âmbar e a lima. Entre as várias linhas que encontra à venda, está a premium, que inclui oito perfumes e combinações originais, pensadas para todos os géneros. Aquatic Green, Amber Wood, Lime & Mimosa e Woody Rose são algumas das opções disponíveis.

 “Acreditamos que as fragrâncias não estão directamente ligadas a um género e, por esse motivo, não faz sentido rotularmos os perfumes”, explicam. Os preços variam entre os 69€ e os 169€. Além de venderem online, a marca tem ainda uma experience store em Braga. Lá oferecem aos clientes a oportunidade de criarem o seu próprio perfume com a ajuda de um mestre perfumista. Durante a visita, também lhe ensinam tudo o que precisa de saber sobre esta área.

Os acessórios são feitos em prata escura, ouro e com esmeraldas
© DR

TBBOY Collection

Muito pouco se sabe sobre a pessoa responsável pela conta de instagram @thebirkinboy, cujo nome é alusivo à famosa mala da Hermès. Mas a verdade é que, apesar de o perfil estar cheio de fotografias suas em nenhuma é possível ver a sua cara; no entanto, este director criativo que trabalha entre o Porto e Paris já acumulou mais de 38 mil seguidores. Posto isto, a Elements Contemporary Jewellery decidiu juntar-se ao misterioso instagrammer para criar uma marca de joalharia. O resultado é a TBBOY Collection, uma colecção de jóias práticas e sem género, inspiradas na estética da joalharia da década de 80.

Os acessórios foram pensados pelo instagrammer para serem usados como “daily basics” e em qualquer tipo de ocasião. À venda vai  encontrar colares, pendentes, anéis, pins e pulseiras, em prata escura, ouro e com esmeraldas. As estrelas são o tema mais recorrente da colecção, que também foi buscar referências ao rock’n’roll. Os preços são muito variados e podem ir dos 60€ aos 885€. Nota: a TBBOY Collection não vai parar por aqui, já há planos para lançamentos futuros. Enquanto as novidades não chegam, pode ir comprando o que está disponível online e nas lojas do Porto e de Lisboa.

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borNauthentiC
©DR

borNauthentiC

Com o mote We Are All The Same, Joana Moreira e Alexandre Marrafeiro decidiram pôr as mãos à obra e criar as suas próprias peças de roupa. Nasceu assim, em Braga, a bNC (borNauthentiC), uma marca sem género que até já chegou ao armário da famosa cantora espanhola Rosalía. Tendo isto em conta, o catálogo é composto por peças básicas para o quotidiano, como hoodies, sweats, t-shirts, fatos de treino e saias que podem ser usadas por toda a gente.

Mas também há algumas opções mais fora da caixa como, por exemplo, os tops feitos com rede. O objectivo da marca é ir explorando, a cada estação, novas abordagens, dando primazia às malhas, matéria-prima que consideram fundamental. Os preços das peças que daqui saem podem ir dos 72€ aos 310€. O futuro da bNC passa pelo mercado internacional, pelo menos assim esperam. As peças estão à venda online mas também as pode encontrar em showrooms e em eventos pop-up. É só estar atento.

Nazareth
© DR

Nazareth Collection

A fusão entre a fotografia e a moda deu origem à Nazareth Collection. Fundada por Márcia Nazareth, a marca tem como foco principal as t-shirts e as sweatshirts, mas também produz túnicas, cachecóis e outros produtos. O catálogo inclui peças construídas com tecidos onde são impressos padrões fotográficos da autoria de Márcia. Recentemente, foi lançada a SHIRT-T, uma colecção de t-shirts e sweatshirts dois em um, ou seja, peças reversíveis com padrões de ambos os lados, e feitas com desperdícios da fábrica Pedrosa e Rodrigues.

Entre as várias opções, algumas catalogadas para homem e outras para mulher, também vai encontrar opções sem género. Os preços começam nos 40€. Se estiver à procura de peças unissexo, também pode e deve espreitar as colecções anteriores, como a Waves e a Words. Pode comprar tudo online, mas se quiser ver as peças ao vivo e a cores passe no showroom da marca que fica no bonito Mercado de Matosinhos.

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© João Saramago
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©Cláudia Paiva
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