Quatro sítios para comprar frutas e legumes no Porto

Tem a despensa vazia? Descubra quatro sítios para comprar frutas e legumes no Porto
Frutas e legumes
© João Saramago Produtos da época, frescos e de produtores locais. Saiba onde encontrar as melhores frutas e legumes no Porto
Por Bárbara Baltarejo |
Publicidade

Começar o dia com uma taça de cereais e fruta, fazer uma pausa a meio da tarde para comer uma fatia de melancia, ou preparar uma mistura de vegetais para o jantar. Refeições leves, à base de frutas e legumes frescos, é o que os dias quentes de Verão mais pedem. E, sorte a nossa, o Porto está muito bem servido de mercearias tradicionais e de mercados contemporâneos onde não faltam produtos locais e da época. Faça uma lista de compras, agarre na cesta e dirija-se a um destes quatro sítios para comprar frutas e legumes no Porto. 

Recomendado: A nova moda da comida crua no Porto

Quatro sítios para comprar frutas e legumes no Porto

Gaia é uma das quatro delegações do Norte do país
© Marco Duarte
Compras

Fruta Feia

icon-location-pin Vila Nova de Gaia

A problemática do desperdício de produtos “feios”, mas de boa qualidade, foi o motor de arranque da Fruta Feia em 2013. A cooperativa dedica-se a comercializar a produção que, por defeitos estéticos, os produtores não conseguem escoar. Para comprar só tem de se inscrever como associado numa das delegações. Pode encontrar a Fruta Feia em Gaia (terça-feira), no Porto (quarta-feira) ou em Matosinhos (segunda-feira). Sempre de tarde.

Dona Vitamina
© João Saramago
Compras

Dona Vitamina

icon-location-pin Porto

Esta nova mercearia na Rua da Torrinha tem espaço para tudo: desde frutas e legumes, a doces tradicionais ou vinhos biológicos. “Queremos ter o que de melhor se faz em Portugal”, explica Mafalda Oliveira, a proprietária. Todos os dias chegam produtos da época, vindos de produtores nacionais. A laranja do Algarve, os figos pingo de mel, ou os cogumelos frescos são alguns exemplos do que pode encontrar por lá.

Publicidade
Mercado Temporário Bolhão
© Rafaela Rodrigues
Compras

Mercado Temporário do Bolhão

icon-location-pin Porto

As obras no mítico edifício do Mercado do Bolhão transferiram os comerciantes para o Centro Comercial La Vie, onde tem lugar o Mercado Temporário do Bolhão. Mas tal como no antigo espaço, também aqui encontra muitos vendedores de frutas e legumes dispostos a ajudá-lo a escolher os melhores frescos para a sua mesa.

Mercearia do Miguel
© João Saramago
Restaurantes, Cafés

Mercearia do Miguel

icon-location-pin Foz

A Mercearia do Miguel, na Foz, é muito mais do que um café. Tal como o nome indica, além de rechear o estômago, ainda pode abastecer a despensa lá de casa: há legumes, frutas, bolachas e até especiarias a granel. Se for com tempo, sente-se na esplanada e desfrute da vista para o rio enquanto come uma granola caseira com iogurte e fruta, por exemplo. 

Mais para abastecer a despensa e o frigorífico

Raw - Comida & Granel
© João Saramago
Compras, Mercearias

As melhores lojas a granel no Porto

Comprar apenas a quantidade necessária para consumir é uma boa forma de poupar dinheiro. Se gosta da sugestão, encha os saquinhos de papel com aquilo que mais gosta nas melhores lojas a granel no Porto.

glood
© João Saramago
Compras, Mercearias

As melhores mercearias e supermercados do mundo no Porto

Adora os chocolates e refrigerantes americanos e o pão de queijo brasileiro? Não passa sem os temperos asiáticos e quer provar todos os enchidos da Europa de Leste? Então, esta lista é para si. Conheça as melhores mercearias e supermercados do mundo no Porto e encha a despensa como se tivesse vindo de viagem.

Publicidade
Mercearia do Miguel
© João Saramago
Compras, Mercearias finas

As melhores mercearias no Porto

Queijos, azeites, compotas, charcutaria, bacalhau, frutos secos e conservas. Biológicos, lá da terra, gourmet ou que foram produzidos do outro lado do mundo. Fizemos-lhe uma lista com as melhores mercearias no Porto que lhe vendem tudo isto e muito mais.

Publicidade