Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Springkode: da fábrica para o seu armário

Springkode: da fábrica para o seu armário

A Springkode é uma startup portuense com peças de grande qualidade a preços acessíveis que vale a pena conhecer

Por Margarida Ribeiro |
Publicidade
Springkode
© Rui Correia Para já a Springkode apenas vende colecções para o público feminino

Nunca ninguém ficou tão entusiasmado com um par de meias como Reinaldo Moreira. Há cerca de dois anos, a sogra ofereceu-lhe um par e o empresário ficou tão surpreendido com a qualidade que insistiu em saber de onde vinham. Ela fechou-se em copas mas, depois de muito insistir, Reinaldo lá conseguiu descobrir que tinham sido compradas directamente a uma fábrica. “Foi aí que a ideia para este projecto surgiu, porque percebi que as fábricas portuguesas têm imensa qualidade, estão próximas e acessíveis, mas as pessoas não se relacionam com elas”, conta. No mesmo ano nascia a Springkode, uma loja online que tem como missão fazer a ponte entre fábricas têxteis portuguesas, que produzem peças para algumas das maiores marcas de luxo internacionais, e o cliente final.

Recomendado: Mariamélia: a nova marca de objectos artesanais no Porto

Springkode: da fábrica para o seu armário

Springkode
© Rui Correia

O conceito esteve a ser afinado até Abril de 2018, mês em que a empresa foi formalmente criada com a ajuda de dois sócios, Francisco e Miguel. No entanto, só um ano depois é que fizeram o lançamento oficial do website.

Os artigos que vai encontrar à venda na Springkode são, na sua totalidade, produzidos pelas fábricas que colaboram com o projecto. Por terem os seus próprios gabinetes de design, fazem lá tudo. Da criação à produção de novas peças. Isto traduz-se em artigos em pouca quantidade e com “exactamente a mesma qualidade de marcas como Carolina Herrera e Max Mara”, mas a preços mais reduzidos.

As fábricas definem ainda quais os produtos que vão ser postos à venda. E a ficha de cada um, além de identificar os materiais utilizados, também revela em que fábrica foi produzido. E se quiser ficar a saber mais sobre elas, no site encontra pequenas biografias dos espaços. “Com isto conseguimos dar uma identidade às peças”, acrescenta Reinaldo.

Quando o projecto arrancou, a Springkode contava com a colaboração de três fábricas. Hoje, depois de várias melhorias e de uma participação na Web Summit, já conseguiram a colaboração de mais três. As seis com sede no norte do país.

Para assegurar a qualidade dos produtos, Reinaldo procurou estabelecer parcerias com fábricas que privilegiassem as fibras naturais e sustentáveis. Além disto, ao trabalhar com estas fábricas tem a garantia de que “o produto é feito de uma forma socialmente responsável” e que tem uma origem 100% rastreável. 

A Springkode começou por vender apenas peças para o sexo feminino, mas já há planos para expandir para o mercado da moda masculina. Mantendo a mesma filosofia, o objectivo a longo prazo é colaborar com produtores de calçado e acessórios. Além de tudo isto, estão abertos a futuras parcerias com empresas internacionais que tenham um funcionamento semelhante ao das portuguesas.

Fábrica Irmãos Rodrigues

Springkode - Fábrica Irmãos Rodrigues
© João Saramago

Estabelecer uma parceria com a fábrica Irmãos Rodrigues não foi fácil. Segundo Reinaldo, António e Hélder Rodrigues, pai e filho, estavam a oferecer muita resistência. Então, de modo a convencê-los, voou de propósito até Londres para uma reunião. E foi bem-sucedido. Hoje, a Springkode trabalha com esta fábrica que celebra este ano 32 anos e que nasceu numa garagem em Braga pelas mãos de oito pessoas. Mais tarde mudou-se para Barcelos, onde, actualmente, existe uma equipa de cerca de 100 funcionários. A empresa mantém-se, desde o início, como um negócio de família. Vai daí, na Irmãos Rodrigues trabalham os dois filhos de António e as respectivas esposas. As peças que produzem para a Springkode são feitas com malhas em stock ou com malhas que sobram das peças que fazem para as marcas clientes da empresa.  

Rua do Barreiro, 233 (Gilmonde, Barcelos)

Mais lojas onde gastar o seu dinheiro

AIM
© DR
Compras

Oito lojas para comprar sem sair do lugar

As rendas estão cada vez mais elevadas, por isso, a aposta nas plataformas digitais parece ser a melhor estratégia na hora de montar um negócio. Por outro lado, comprar através de uns cliques nunca foi tão fácil, além de ser uma boa forma de evitar filas, provadores e centros comerciais. Aqui tem oito lojas para comprar sem sair do lugar, todas nascidas e criadas no Porto. Por aqui vai encontrar malas, lenços, sapatos, roupa desportiva, artigos de joalharia ou t-shirts. Para homem ou mulher. É só escolher. Boas compras. 

Coração de Alecrim
© João Saramago
Compras

As 14 melhores lojas no Porto

OH VAI-ME À LOJA! Atenção: ninguém o quer insultar, apenas sugerir que conheça a fundo as melhores lojas no Porto. É que numa cidade como esta, tão ecléctica, há lojas para todos os gostos, idades e carteiras. Há espaços onde pode recordar algumas das marcas mais históricas da cidade, como também há outras mais modernas com peças de artistas conhecidos da nossa praça. Por aqui vai encontrar desde decoração para a casa, vestuário (vintage ou não), calçado, joalharia, cosmética e até bicicletas. E como a vida precisa de banda sonora, também há lojas para aqueles fãs de música que acham que o som do vinil é o mais incrível. 

Publicidade
Mon Père Outlet
© João Saramago
Compras, Lojas vintage

As melhores lojas vintage no Porto

É difícil passar ao lado do boom que assolou a cidade com lojas que vendem peças de outros tempos e cheias de história. Para se orientar entre tanta e tão boa oferta, escolhemos as melhores lojas vintage no Porto, uma vez que para compras em segunda mão a Invicta já é uma referência. Além disto, a moda é cíclica portanto vai, com certeza, estar sempre dentro das tendências. Calças de cintura subida dos anos 80, camisolas de malha com padrões fora da caixa, casacos de ganga ao estilo do Levi's Trucker Jacket ou acessórios marcantes, como cintos ou óculos de sol. Estas são algumas das peças que pode encontrar. Divirta-se. 

You may also like

    Publicidade