Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right 20 concertos para ver em casa esta semana

20 concertos para ver em casa esta semana

As salas de espectáculos e os espaços culturais fecharam, mas há músicos a actuar em directo a partir de casa. Saiba o que pode ver.

Billie Eilish
© DR Billie Eilish actua no One World: Together at Home a 19 de Abril
Por Ana Patrícia Silva |
Publicidade

Há quem diga que é um castigo por todas as vezes que estivemos num concerto a olhar para o palco através de um ecrã. Enquanto as coisas não regressam à normalidade, seja lá o que isso for, os músicos continuam a actuar em directo. Das suas casas, para todo o mundo. À medida que se ajustam à nova realidade da vida em quarentena, os artistas fazem-nos companhia diariamente através de transmissões online, a revolucionar o espaço digital e a trazer um pouco de alegria a dias menos bons. Há muito para ver e ouvir nos próximos tempos.

 

Concertos nacionais em streaming:

Ana Moura
© DR

Aniversário do Theatro Circo

O Theatro Circo celebra 105 anos no dia 21 de Abril e o aniversário vai ser preenchido com 23 concertos intimistas, dança e poesia em directo. A sala bracarense vai mobilizar dezenas de artistas nacionais que, através de directos nas suas páginas de Instagram, se unem para celebrar com performances intimistas. Os horários de cada actuação são os seguintes:

14.00 TAINÁ | 14.30 MR GALLINI | 15.00 JORGE COELHO | 15.30 CARNE DOCE | 16.30 JOANA GAMA | 17.00 ADOLFO LUXÚRIA CANIBAL | 17.30 LUÍS FIGUEIREDO | 18.30 LA BAQ | 19.00 CACHUPA PSICADÉLICA | 19.30 ANDRÉ HENRIQUES | 20.00 ANGÉLICA SALVI | 20.30 MÁRCIA | 21.00 CRISTINA BRANCO | 21.30 ANA MOURA | 22.00 RITA REDSHOES | 22.30 SELMA UAMUSSE | 23.00 PEDRO ABRUNHOSA | 23.30 CONAN OSIRIS

Márcia
© Joana Linda

Márcia

Nunca ouvimos a intimidade das canções de Márcia de uma forma tão aconchegada. Todas as quartas-feiras, às 22.30, ela vai estar em directo no Instagram, a partir de sua casa, a transmitir a tranquilidade tão terna da sua música. Estamos todos a precisar disso neste momento.

Publicidade
Música, Rapper, Jimmy P
© DR

Queima das Fitas de Lisboa

Em formato digital e solidário, a Queima das Fitas vai reunir dezenas de artistas em actuações caseiras. Entre as confirmações há nomes como Jimmy P, Kappa Jotta, Deezy, Miguel Azevedo, Filipe Pinto, Marta Carvalho, Aragão, Freddy Locks e Overule. Durante o evento vão recolher doações para o projecto Unidos por Portugal. Entre quarta 15 e sexta 17, em directo no Instagram.

João Capinha
© João Romãozinho

Hot Clube

Neste tempo indefinido de paragem, o Hot Clube transmitirá no Facebook pequenos concertos com professores da Escola de Jazz Luiz Villas-Boas. Os músicos serão pagos pelo Hot Clube e cada sessão disponibiliza um link privado para que o público também possa contribuir. Esta semana actuam o saxofonista João Capinha (17 de Abril) e o guitarrista Feodor Bivol (18 de Abril).

Publicidade
PZ
© DR

(Quar)antena 3

Antena 3 abre o seu Instagram a um artista por dia. Todos os dias às 22.00 vai transmitir directos da casa de músicos e DJs como Iguana Garcia (quarta 15), PZ (quinta 16), DarkSunn (sexta 17) e Rocky Marsiano (sábado 18).

Júlio Resende
© DR

Júlio Resende

O pianista continua com a rubrica “Dez Dedos de Conversa”, com entrevistas informais que vão explorar a forma como o novo vírus nos está a afectar. Cada conversa guardará também lugar para a música. Os próximos convidados são o apresentador João Manzarra (15 de Abril) e o psiquiatra Júlio Machado Vaz (19 de Abril). Sempre às 19.30 no Instagram.

Publicidade
Miguel Araujo
© Paulo Bico

Miguel Araújo

São os concertos mais ternurentos da quarentena. Todas as noites, antes de deitar a filha, Miguel Araújo canta-lhe canções de embalar. E agora todos podem ouvir esse momento em directo, por volta das 21.00, com canções suas e dos que mais admira. “Faço isto há anos. Ocorreu-me que não me custava nada transmitir o momento diariamente. É algo em que eu posso ser útil. Não posso ser útil em mais nada, na realidade. Só com música. Muitas crianças acalmam-se e adormecem com estes miniconcertos em directo”, diz Miguel Araújo.

Mema
© DR

Mema

Munida da sua guitarra eléctrica, voz, adufe e outros instrumentos tradicionais, Sofia Marques vai tocar em directo no YouTube alguns dos temas do futuro EP Cidade de Sal, que viaja entre a desconstrução da folk e a colisão entre a electrónica indie e a sensibilidade pop. Na sexta 17, às 20.00. 

Publicidade
Os Azeitonas
© Marco Duarte

Os Azeitonas

Cada um em sua casa, mas a distância não os demove. Os Azeitonas estão a transmitir diariamente actuações em directo através do Facebook. Terça e quarta são os dias de Marlon, quinta e sexta são os dias de Nena, o fim-de-semana é de Salsa e a segunda-feira está reservada para conteúdos especiais.

Daniel Pereira Cristo
©DR

Daniel Pereira Cristo

“Tradicotomias” é uma rubrica que pretende mostrar as riquezas da nossa música de raiz. O cantautor Daniel Pereira Cristo, estudioso dos cordofones e da música tradicional, conduz a conversa e a música todos os domingos às 18.00.

Publicidade
Música, André Júlio Turquesa
© DR

André Júlio Turquesa

O concerto que estava marcado para sexta 17 no Centro e Laboratório Artístico de Vermil vai agora acontecer online. André Júlio Turquesa vai apresentar às 21.30 no Facebook o álbum Orgônio, uma busca selvagem pelo que há de mais intenso nas memórias, influências, referências e suas constantes conjugações.

Concertos internacionais em streaming:

Lizzo
© Luke Gilford

One World: Together at Home

Algumas das maiores estrelas da música contemporânea vão estar reunidas num evento virtual na madrugada de sábado 18 para domingo 19, às 01.00. Com curadoria de Lady Gaga, novos nomes como Billie Eilish e Lizzo juntam-se a lendas como Paul McCartney, Eddie Vedder e Stevie Wonder. O festival vai apoiar instituições e profissionais de saúde no combate à Covid-19.

Música, Hamilton Leithauser, The Walkmen
© DR

La Blogothèque

Desde 2006 que este projecto nos mostrou outra forma de olhar a música filmada. Músicos e bandas eram captados em cenários pouco habituais, uma ideia que foi exportada para países como Portugal. Agora oferecem diariamente às 18.00 os “Stay Away Shows”, com concertos intimistas, por onde já passaram nomes como Andrew Bird e Hamilton Leithauser (The Walkmen).

Publicidade
Música, Lido Pimienta
© DR

Pitchfork

A webzine Pitchfork está a transmitir concertos via Instagram à quarta e sexta-feira às 20.00. Os artistas são anunciados no dia anterior, mas para as próximas sessões estão prometidos nomes como Lido Pimienta, Soccer Mommy, Waxahatchee, Nilüfer Yanya e (Sandy) Alex G. Durante os concertos, aceitam-se doações para instituições escolhidas pelos músicos.

Neil Young
©Darryl Dyck

Neil Young

Em isolamento na sua casa em Telluride, no estado do Colorado, o músico está a transmitir de forma esporádica as “Fireside Sessions”, pequenos concertos à lareira filmados pela sua mulher. As primeiras sessões caseiras, onde Neil Young escavou a fundo no seu catálogo, continuam disponíveis online. Um luxo.

Publicidade
Rashid
© DR

Cor & Voz de Resistência

Nos dias 16 e 17 de Abril, serão mais de 18 horas de transmissão no Instagram, com artistas de países como o Brasil, Estados Unidos, Portugal e Argentina. Entre os nomes confirmados para o festival, estão os brasileiros Bruna Caram, Marcelo Jeneci, Tiê, Hanifah, Rashid e Luedji Luna, o argentino Kevin Johansen, a americana Eleanor Dubinskye os portugueses Janeiro e Tiago Nacarato.

Música, Andrew Bird, Violinista, Guitarrista, Assobiador
©Amanda Demme/Facebook/Andrew Bird

Andrew Bird

O multi-instrumentista (violinista, guitarrista, assobiador, etc.) costumava transmitir a série de concertos “Live From The Great Room” a partir de sua casa com vários convidados. Agora, tem que o fazer sozinho. Todas as tardes, senta-se em frente à câmara e toca uma canção ao calhas no Instagram. Desde músicas do seu imaginário folk-pop a versões reimaginadas.

Publicidade
Música, Jeff Tweedy
©Whitten Sabbatini

Jeff Tweedy

Se a pandemia não tivesse atrapalhado tudo, Jeff Tweedy estaria agora na estrada com os Wilco. Mas está trancado em casa com a mulher e os filhos, por isso é com eles que está a fazer o “The Tweedy Show” quase todas as noites no Instagram. Enquanto a sua esposa filma, ele senta-se com uma guitarra e toca. Os filhos, de 20 e 24 anos, também dão uma ajuda.

Música, Ben Gibbard
© DR

Ben Gibbard

O vocalista dos Death Cab for Cutie (também conhecido dos The Postal Service) está a realizar uma série de concertos acústicos através do YouTube. Todos os dias, às 23.00 de Portugal continental, toca temas das suas bandas e versões de outros artistas a partir do estúdio. O dinheiro angariado durante a transmissão vai ser doado a diferentes instituições.

Publicidade
Música, Christine and the Queens
© DR

Christine and the Queens

A cantora e compositora francesa está a oferecer concertos caseiros em directo no Instagram. Para as próximas transmissões, ela promete “conceitos duvidosos” e “convidados misteriosos” – à distância, claro. Para já, têm-se ouvido canções suas e versões de nomes como The Weeknd e Steve Lacy. Para ver todos os dias, por volta das 15.00.

Mais música:

Boss
Capa de 'Born in the USA' de Bruce Springsteen
Música

10 músicas para dançar sozinho

Nesta época de isolamento social, não devemos deixar de fazer o que nos faz felizes. Se dançar o faz feliz, dance, mesmo que não tenha companhia. Há momentos em que nenhuma companhia do mundo é melhor do que a nossa. Faça como Bruce Springsteen, Billy Idol ou Robyn e dance sozinho, como se ninguém estivesse a ver. Se os vizinhos se queixarem do barulho, nós assumimos a culpa.  

Um disco por dia
DR
Música, Portuguesa

Desafio Time In: Um disco de música portuguesa por dia

Aproveite os próximos tempos para fazer aquilo que sempre adiou. Ler um livro, ver um filme, ouvir um disco. Qualquer coisa é melhor do que ficar obcecado a ver e a ler notícias sobre o surto de Covid-19. Entretenha os ouvidos com música. Se puder apoiar a música nacional, ainda melhor. Nas últimas semanas, choveram cancelamentos de concertos para os próximos meses. Confinados às suas casas, alguns músicos viraram-se para os ecrãs para continuar a partilhar um pouco da sua arte. Mas ninguém sobrevive com concertos online gratuitos, por isso, nesta altura a melhor forma de os apoiar é comprando música em lojas virtuais. Reserve uma hora por dia para ouvir um disco. Se puder, compre. Veja aqui todos os Desafios Time In

Publicidade
Músicas para trabalhar em casa
©Glenn Carstens-Peters/Unsplash
Música

As músicas para trabalhar em casa que fazem bem à produtividade

Há já uns anos que a internet nos trouxe esta lindíssima possibilidade de não ter de sair da cama para despachar serviço. Mas nos últimos anos, por decisão ou obrigação, a tendência tornou-se bastante mais acentuada. Os freelancers foram os grandes pioneiros e, daí em diante, abriu-se a porta já dentro das empresas a fazer o mesmo com o posto remoto. Seja como for, não há nada mais entediante do que trabalhar sem uma banda sonora digna, que nos dê aquele empurrão necessário à criatividade, que nos relaxe ou que nos leve a viajar uns minutos para voltarmos ao trabalho. Na Time Out queremos que faça a sua jorna caseira com (algum) entusiasmo e, por isso, damos-lhe 13 músicas para trabalhar em casa. Recomendado: Veja concertos em directo a partir de casa

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade