Notícias

Antes das obras, o histórico Cine-Teatro Vale Formoso abre as portas à comunidade

No dia 13 de Setembro, a sala de espectáculos portuense, fechada há 30 anos, vai estar aberta para visitas gratuitas. Depois, arrancam as obras de requalificação.

Ana Catarina Peixoto
Escrito por
Ana Catarina Peixoto
Jornalista, Porto
Cine-teatro Vale Formoso
João Fitas
Publicidade

Depois de mais de 30 anos de portas fechadas, o Cine-Teatro Vale Formoso vai voltar a abrir à cidade uma última vez antes do arranque das obras de reabilitação. Se quiser visitar uma das principais salas de cinema do Porto nos anos 90, anote esta data: sábado, dia 13 de Setembro. Será nesse dia que o edifício vai estar aberto ao público, de forma gratuita, para cada canto poder ser explorado tal como se encontra actualmente. Depois, seguir-se-ão as obras de reabilitação, após a promotora UAU ter oficializado a aquisição deste espaço, num investimento de mais de sete milhões de euros. 

O Dia Aberto à Comunidade acontece entre as 10.00 e as 18.00 e é de entrada livre, permitindo a todos os portuenses e curiosos (re)descobrir esta sala de espectáculos, desde a sala principal ao foyer, passando pelo jardim e pela futura zona de restauração. Será também neste dia que vão ser apresentados os projectos de reabilitação em discussão, a cargo do consórcio de arquitectos Metrourbe e Arsuna.

“Recebemos muitos contactos, desde académicos a locais, a pedir para visitarem o espaço. Como o Cine-Teatro Vale Formoso esteve fechado durante muitos anos, as pessoas só conhecem a fachada, mas há muita curiosidade para conhecer o interior deste teatro, que é um marco arquitectónico e cultural do século XX”, sublinha Paulo Dias, director-geral da UAU, citado em nota de imprensa.

Cine-teatro Vale Formoso
João Fitas

Um espaço de referência para a cultura

Apesar de estar encerrado há três décadas, o Cine-Teatro Vale Formoso é um dos edifícios mais emblemáticos da cidade. Foi inaugurado a 30 de Dezembro de 1948, durante o período do Estado Novo, e projectado como uma casa de espetáculos cinematográficos e teatrais pelo arquitecto Francisco Granja. Até ao início dos anos 90, antes de fechar as portas às actividades culturais, este era um espaço de referência para a cultura, tendo sido explorado pelos cinemas Lusomundo.

No início de Agosto, a UAU, produtora portuguesa dona do Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, comunicou a compra deste edifício, num investimento de mais de sete milhões de euros, entre a aquisição e as obras de reabilitação. A empreitada tem como objectivo modernizar o espaço para receber vários espectáculos, concertos, exposições e eventos culturais e corporativos, preservando, sempre que possível, os elementos originais do edifício que integram a memória colectiva da cidade, como é o caso da escadaria e da torre que é visível na fachada. 

Cine-teatro Vale Formoso
João Fitas

Os mais de 4200 metros quadrados vão ser renovados e reabilitados, incluindo a sala principal, que conta com mais de mil lugares, a zona de restauração e o jardim de Inverno, um espaço ao redor da sala principal que vai ganhar uma nova vida criativa com esta reabilitação. Nas palavras do responsável da UAU, “renascerá no Porto um dos maiores espaços culturais da cidade e que, a curto-prazo, será uma referência para todos os públicos”, sendo que a promotora “devolve à cidade uma sala icónica, que tem um passado, presente e agora um futuro, aberto à cultura, às empresas e ao turismo”. A conclusão da obra está prevista para o início de 2027, já com uma agenda programática definida. 

Além das obras no edifício, o Cine-Teatro Vale Formoso, classificado como de interesse municipal pela Câmara Municipal do Porto, vai ainda passar por um rebranding e aumentar a sua actividade cultural na cidade.

+ Wondersense: o novo museu imersivo do Porto é uma viagem pelos cinco sentidos

+ O Douro volta a mostrar os seus tomates

Últimas notícias
    Publicidade