[title]
A cultura gastronómica portuguesa junta-se à cultura musical no terceiro pop-up Chefs on Fire Aveiro. Durante três dias, a arrancar já esta sexta-feira, o jardim do Parque Infante D. Pedro será transformado num espaço intimista muito quentinho. Envolvidos por fogo, lenha e fumo, 12 chefs nacionais vão entrar ao serviço, acompanhados por uma programação musical que inclui seis concertos no coreto. Entre eles, a cantora Iolanda e a banda Napa, vencedores do Festival da Canção.
Os chefs convidados foram desafiados a executar ao vivo propostas gastronómicas inspiradas na identidade gastronómica da região. O cartaz diário é composto por quatro pratos – peixe, carne, vegetariano e sobremesa – cada um confeccionado por um chef diferente. E cada turno – almoço ou jantar – é brindado com um momento musical, às 15.00 e às 21.30, respectivamente.

No primeiro dia, sexta-feira, o cartaz inclui os chefs Cristiano Barata, do Mercantel (prato de peixe); João Magalhães, do Pata Gorda (carne); Rafaela Ferreira, do Exuberante (vegetariano); e Verónica Dias, da Brites (sobremesa). No turno de almoço, a música ficará a cargo do cantor João Borsch e no de jantar é Iolanda que sobe ao palco.
No sábado, o menu conta com os pratos de Tiago Bonito, do Palacete Severo (peixe); Miguel Peres, do Pigmeu (carne), chef distinguido com um Sol Repsol; João Saloio, do Mãe (vegetariano); e Ana Patrícia Correia, da Marupiu (sobremesa). A dar música estarão Raquel Martins e Bateu Matou.

No último dia, domingo, será a vez dos chefs Francisco Nogueira, do Tricky’s (peixe); Ricardo Costa, do The Yeatman (carne), uma das estrelas do evento, com duas estrelas Michelin e três Sois Repsol no bolso; João Guedes, do Flora (vegetariano), distinguido com um Sol Repsol; e Claiton Ferreira, da Sala de Corte (sobremesa). O cartaz musical termina com os concertos de Benjamin e Napa, que permanecem deslocados de sua casa.
Cada bilhete para o Chefs On Fire Aveiro inclui uma refeição completa de quatro pratos, um cocktail e o acesso ao concerto do turno correspondente (almoço ou jantar). O evento é organizado pela LOHAD, em co-produção com a Câmara Municipal de Aveiro, e está inserido na programação do Festival dos Canais.
Parque Infante D. Pedro. Sex-Sáb 12.00-16.30; 18.30-23.00. Bilhete: 40€
+ O Comum quer ser um café como os outros
+ Arrebita Famalicão: o festival gastronómico que reúne chefs de todo o país chegou ao norte