A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Cinco coisas que tem de saber sobre a reconstrução do Matadouro de Campanhã

Escrito por
Bárbara Baltarejo
Publicidade

São 29 mil metros quadrados que vão ganhar nova vida em Campanhã ainda este ano. Depois de muitos anos de portas fechadas, o projecto de requalificação do edifício está agora pronto a avançar. Nesta lista tem cinco coisas que tem de saber sobre a reconstrução do Matadouro.

1. Vai ter uma ponte pedonal e um jardim suspenso por cima da VCI

Vai ser possível caminhar sobre a VCI. O projecto prevê a construcção de uma ponte pedonal coberta que ligará o complexo do Matadouro à estação de Metro do Estádio do Dragão. Mas a ponte não será apenas um isso, mas também jardim suspenso. O objectivo? "Dar vida quotidiana ao espaço, introduzindo-lhe vivência de cidade, (...) capaz de servir como grande impulsionador da zona oriental", garante a Câmara Municipal do Porto. 

Uma ponte pedonal e um jardim suspenso são duas das novidades
© DR

2. Vai acolher espaços culturais, sociais e económicos

A Câmara Municipal do Porto vai ficar com a gestão de programação de alguns dos pavilhões e, para já, dá conta da existência de áreas para a instalação de empresas mas rejeita a "repetição do conceito de condomínio empresarial fechado como existe noutros locais". Os espaços culturais e sociais são também integrados: no futuro Matadouro vai ter lugar o Museu da Indústria e outros projectos como reservas de arte, auditórios, espaços de exposições e equipamentos sociais. Para a Câmara, este será "um espaço aberto e de passagem (...). Será parte da cidade".

A economia e a cultura vão fazer parte do espaço
© DR

3. Vai ser projectado pelo arquitecto japonês Kengo Kuma

A futuro Matadouro vai tornar-se uma referência arquitectónica, ao ser projectado por Kengo Kuma, em parceria com os arquitectos portugueses OODA. Nascido em Yokohama, Kengo Kuma é o autor do novo Estádio Nacional de Tóquio, que, em 2020, vai receber a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos. No seu portfólio constam ainda o Suntory Museum of Art, em Tóquio, a Bamboo Wall House, na China, a sede do grupo Louis Vuitton, no Japão, o Besançon Art Center, em França e um dos maiores spas das Caraíbas, o Mandarin Oriental Dellis Cay.

4. Foi atribuído à Mota Engil

A Mota Engil foi a empresa vencedora do concurso lançado pela Câmara Municipal do Porto para a reestruturação do Matadouro, uma vez que "se propõe cumprir todos os requisitos do anteprojeto apresentado pelo Município do Porto”, lê-se no jornal municipal. O investimento é totalmente privado e conta com 40 milhões de euros da construtora, que vai ficar com a exploração do espaço por um período de 30 anos. Quanto ao início das obras, ainda não há data oficial mas, segundo a informação divulgada pelo município, será ainda este ano. "Dentro de meses, começa a ser construído um Porto novo".

5. Representa uma mudança de paradigma quanto à zona oriental da cidade

Este projecto "pode servir como grande impulsionador económico, social, cultural e demográfico das freguesias mais orientais do Porto", lê-se no jornal municipal. Campanhã é a freguesia mais oriental da cidade e esta zona vai ser melhorada com algumas infra-estruturas recentemente anunciadas. É o caso da nova ponte que vai ligar o Porto a Gaia ou do Terminal Intermodal de Campanhã que, segundo a autarquia, "brevemente estará em construção".

+ Uma nova ponte vai ligar o Porto a Gaia

Conheça Campanhã, a freguesia mais a oriente no Porto

Últimas notícias

    Publicidade