A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Deitar lixo ao chão vai dar multa no Porto

Escrito por
Patrícia Santos
Publicidade

Costuma alimentar pombos em espaço público? Então saiba que a partir de Fevereiro pode ser multado. Esta acção é uma das infracções que, segundo o Regulamento de Fiscalização dos Serviços de Gestão de Resíduos Urbanos e Limpeza do Espaço Público no município do Porto, publicado em Diário da República esta quinta-feira 3, pode originar multas com valores que começam nos 75€ e podem chegar aos cinco mil euros.

Não separar os resíduos; não depositar o lixo nos contentores ou este não estar “em boas condições de higiene e estanquidade”; deixar cair água no espaço público enquanto se rega plantas, lava pátios, varandas ou janelas; colocar óleos em águas residuais; riscar edifícios ou não recolher os dejectos dos animais são outras das infracções que dão direito a coimas.

“Cuspir, escarrar, urinar ou defecar” na rua e não “utilizar os equipamentos que forem disponibilizados ou indicados” pela Empresa Municipal de Ambiente também constituem infracções.

O regulamento avança ainda que “não é permitido colocar nos equipamentos de deposição, que não os indicados, quaisquer resíduos líquidos ou liquefeitos”, e que a varredura de “resíduos sólidos ou líquidos para a rua”, “não cumprir o horário de deposição e recolha dos resíduos” e alterar a localização de contentores também estão sujeitos a multas.

+ Tem uma bicicleta parada em casa? Junte-se à iniciativa De Bicla 1 Domingo por Mês

+ Ganhar descontos por reciclar? Sim, é possível no Mercado Municipal da Póvoa de Varzim

Últimas notícias

    Publicidade