A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Capela do Senhor da Pedra na praia de Miramar
Fotografia de João SaramagoCapela do Senhor da Pedra

Distrito do Porto tem 39 praias com “Qualidade de Ouro”

Entre as 392 praias avaliadas pela Quercus, há 39 no distrito do Porto. A maioria está concentrada em Vila Nova de Gaia, que tem 19 praias com "Qualidade de Ouro".

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

Para a época balnear de 2021, a associação ambientalista Quercus classificou 392 praias portuguesas com "Qualidade de Ouro", 39 das quais localizadas no distrito do Porto. A Região do Tejo e Oeste foi a mais galardoada, com 100 praias. A região do Algarve apresenta a maior subida e a região Centro regista a maior queda na atribuição do galardão.

Das praias galardoadas, 329 são praias costeiras, 52 são praias interiores e 11 são praias de transição. Sobressai no presente ano o aumento de praias "Qualidade de Ouro" na região do Algarve (mais 17 galardões), o que representa uma subida de cerca de 18%. O Norte registou uma subida de seis atribuições face a 2020.

A atribuição da classificação de praia com "Qualidade de Ouro" obedece a critérios de avaliação da água balnear, que deve ser classificada como excelente nas últimas cinco épocas balneares (2016 a 2020) e não pode ter registado qualquer tipo de episódio de desaconselhamento da prática balnear ou interdição da praia no último ano.

A lista de praias pode ser consultada aqui. Estas são as do distrito do Porto:

  • Porto: Gondarém, Homem do Leme
  • Gondomar: Lomba 
  • Matosinhos: Agudela, Aterro, Cabo do Mundo, Fuzelhas, Leça da Palmeira, Memória, Pedras Brancas, Pedras do Corgo, Senhora Boa-Nova
  • Póvoa de Varzim: Codixeira, Estela-Barranha, Fragosa, Paimó, Quião
  • Vila do Conde: Frente Urbana Sul, Mindelo, Vila Chã
  • Vila Nova de Gaia: S. Félix da Marinha, Aguda, Canide Norte, Canide Sul, Dunas Mar, Francelos, Francemar, Granja, Lavadores, Madalena Norte, Madalena Sul, Mar e Sol, Marbelo, Miramar, Salgueiros, Sãozinha, Senhor da Pedra, Valadares Norte, Valadares Sul

+ As melhores praias do Douro Litoral

+ As melhores praias no Porto e arredores

Descubra a edição desta semana, digital e gratuita, da Time Out Portugal

Últimas notícias

    Publicidade