A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Douro vai ter um novo hotel de cinco estrelas

Na Quinta da Vacaria, uma das mais antigas no Douro, vai nascer uma nova adega e uma unidade hoteleira de cinco estrelas, debruçada sobre o rio.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

A Quinta da Vacaria está situada na margem direita do rio Douro, junto à cidade da Régua. É uma das mais antigas propriedades da região, com o primeiro registo datado de 1616. De forma a atrair mais turistas, está a construir um hotel de cinco estrelas e uma nova adega. O projecto tem um investimento global de 10 milhões de euros e permitirá criar 100 postos de trabalho.

De acordo com o comunicado da Câmara Municipal do Peso da Régua, a adega vai contar com "particularidades que a distinguirão na região e no país". O hotel será voltado para o rio e resultará da reconstrução e requalificação de um edifício do século XVII, que "manterá a traça original em harmonia com apontamentos de contemporaneidade". O empreendimento terá capacidade para 60 a 90 hóspedes, com duas piscinas, spa com vinoterapia, hortas e uma capela do século XVIII. A construção do Hotel Quinta da Vacaria arrancou na passada sexta-feira e as obras da adega já se encontram em "estado avançado". 

Projecto do novo empreendimento turístico na Quinta da Vacaria
© Câmara Municipal do Peso da RéguaProjecto do novo empreendimento turístico na Quinta da Vacaria

Este projecto será complementado com outra unidade turística, a construir na Quinta dos Currais, a cerca de 300 metros, numa quota superior. Em curso está ainda a requalificação de vinha que, no total das duas quintas, soma 44 hectares e tem uma produção média de 267 pipas de vinho. A propriedade é atravessada pela Linha Ferroviária do Douro, sendo por isso necessário proceder à construção de uma passagem inferior.

Durante quatro séculos, os vinhos produzidos na Quinta da Vacaria viajaram pelo mundo sem que ninguém conhecesse a sua verdadeira origem. O vinho do Porto era vendido a granel sem estar identificado – ao chegar ao destino, era engarrafado e rotulado com a marca dos comerciantes estrangeiros que o adquirissem. Graças à lei do terço, que regula o vinho do Porto, a Quinta da Vacaria tem hoje um dos maiores e mais valiosos stocks de vinhos do Porto antigos, que só em 2016 foram engarrafados na origem e rotulados com marca própria.

+ Cinco quintas para se instalar no Douro

+ O Douro tem um novo hotel com bungalows

+ Vem aí um novo miradouro em forma de barco rabelo

+ Leia aqui a edição gratuita da Time Out Portugal desta semana

+ Continua apaixonado pelo Porto? Participe no Time Out Index e conte-nos o que sente pela sua cidade

Últimas notícias

    Publicidade