A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Esposende recupera moinhos para criar parque temático

Os antigos moinhos de vento vão ser transformados em espaços expositivos sobre o ciclo do pão, as energias renováveis e as questões ambientais.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

Os Moinhos de Vento da Abelheira, situados no ponto mais alto da freguesia de Marinhas, em Esposende, são o testemunho de uma época áurea em que a força do vento impulsionava a indústria de produção de farinha. Agora, estão a ser recuperados para criar o Parque Temático dos Moinhos de Vento da Abelheira, ligado às energias renováveis e ao ciclo do pão.

Pretende-se recuperar e colocar ao serviço da comunidade este conjunto de azenhas e moinhos de vento, classificado como de Interesse Municipal. O projecto será executado faseadamente, sendo que nesta primeira fase serão recuperados três moinhos, que são propriedade do município. A intervenção corresponde a um investimento de 153.500€, anuncia o site da Câmara de Esposende. 

  Futuro parque temático de moinhos de vento
© Município de EsposendeO futuro Parque Temático dos Moinhos de Vento da Abelheira

O futuro parque temático abrange sete espaços expositivos, onde será apresentado todo o processo que envolve a sementeira e a recolha do grão, assim como os diversos processos necessários à sua preparação para a moagem. Aos moinhos estarão associados os temas da electricidade, do ciclo do pão e da etnografia, das questões ambientais do uso de energias, das respostas sensoriais que a cultura do cereal permite experimentar através do tacto, olfacto e visão, e as questões sobre os cereais híbridos ou geneticamente modificados. Um dos espaços, que se distinguirá pelo "aspecto arquitectónico vanguardista", será dedicado ao futuro da energia.

O estado actual dos moinhos
© Município de EsposendeO estado actual dos moinhos

Desta primeira fase, o moinho número 3 será alvo de uma "recuperação funcional", a partir dos vestígios remanescentes no local, numa reconstituição fidedigna. Os outros dois terão uma recuperação parcial, garantindo o emprego de "técnicas não invasivas" e a preservação da integridade dos elementos existentes.

Planta do projecto
© DRPlanta do projecto

+ Parque da Cidade de Esposende vai ter 30 hectares

+ Esposende recupera casas milenares do Castro de S. Lourenço

Descubra a edição desta semana, digital e gratuita, da Time Out Portugal

Participe no Time Out Index e conte-nos o que sente pela sua cidade

Últimas notícias

    Publicidade