[title]
Depois do sucesso d’O Melhor Pastel de Nata, em Lisboa, a Edições do Gosto decidiu, este ano, arrancar com o equivalente portuense, no caso, o croissant à moda do Porto. “Nós queremos promover o artesanato culinário", diz Paulo Amado, responsável pela organização d’O Melhor Croissant à Moda do Porto.
As candidaturas são de todo o distrito e Área Metropolitana do Porto, com critérios-base simples: o croissant deve ser artesanal, “feito por quem diz que o faz”, não ter margarinas nem mix e ser “à moda do Porto”, ou seja, “confeccionado com massa brioche e finalizado com a calda de açúcar, que lhe dá o brilho típico”, sublinha a organização.
Das dezenas de candidatos, esta primeira etapa apurou dez, que compõem agora a “Rota d’O Melhor Croissant à Moda do Porto”. São eles:
- Brites - Padaria e Pastelaria Artesanal (Marquês, Porto)
- Café 55 (Foz, Porto)
- Crescente Padaria Artesanal (Fiães, Vila Nova de Gaia)
- Delícia de Gondomar & Pastelaria (Gondomar)
- Doce Alto - Confeitaria (várias localizações, Porto)
- Neta 3 - Padaria e Confeitaria (Batalha, Porto)
- Nougat Pâtisserie (Paços de Ferreira)
- O Pasteleiro (Vila do Conde)
- Padaria Guetim 2 (Espinho)
- Rainha da Foz (Foz, Porto)
O júri, composto pela professora e investigadora gastronómica Olga Cavaleiro; as pasteleiras Andreia Moutinho e Ana Patrícia Correia; a chefe Inês Diniz (da Casa Inês, no Time Out Market) e a jornalista Teresa Castro Viana, julgou as iguarias com base na técnica, sabor (parâmetro mais pesado), textura e aspecto visual.
Para Olga Cavaleiro, “esta iniciativa é muito útil para aquilo que pode ser a qualificação informal de um produto que é icónico e para aquele que é um símbolo da cultura gastronómica da cidade e de toda a região do Porto". "É muito positivo podermos contribuir para a definição do que é este tipo de croissant, de quais são os seus ingredientes, o formato, o sabor e a textura que deve ter.”
Já Paulo Amado assinala a importância do concurso para a “valorização da confecção própria e o enaltecimento das diferentes classes profissionais dentro da cozinha e, mais especificamente, da pastelaria”.
O melhor croissant à moda do Porto será conhecido no dia 27 de Maio, depois de mais uma prova cega, desta vez entre os dez finalistas.
+ As melhores coisas para fazer no Porto em Maio
+ Gisela João, GNR e Ornatos Violeta no Coliseu do Porto em concerto solidário