A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Existem mais de oito mil alojamentos locais no Porto

Escrito por
Maria Monteiro
Publicidade

No Porto existem actualmente 8082 imóveis vinculados ao alojamento local (AL) sendo que só em 2018 foram registados 3000 novos a uma média de 250 por mês. A informação foi revelada pela Câmara Municipal do Porto (CMP) durante a primeira sessão do ciclo de debates “Viva Porto - Debate Público sobre Habitação no Porto”.

Ricardo Valente, vereador do Turismo, Economia e Comércio na CMP, divulgou os dados obtidos pela autarquia e pela Confidencial Imobiliária, parceria que pretende criar um sistema de monitorização de alojamento local na cidade. Segundo o estudo levado a cabo pela Universidade Católica do Porto, existem “8082 imóveis afectos ao alojamento local, dos quais 93% são apartamentos e 7% são moradias e estabelecimentos de hospedagem”.

Mais de metade dos imóveis está concentrada nas freguesias do centro histórico. “Cerca de 71% dos AL (5190 registos) estão localizados na União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória”, pode ler-se no estudo. Em Santo Ildefonso, a concentração de AL tem uma forte expressão, com cerca de 2000 registos. O Bonfim está em segundo lugar com 962 AL e a União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos fica em terceiro com 388 AL.

Seguem-se Paranhos e a União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, com 292 e 182 AL, respectivamente e, por fim, Campanhã e Ramalde com 128 e 116 registos.

Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, já afirmou estar disposto a tomar medidas de contenção para o AL no centro histórico. A autarquia revelou, esta terça-feira, a intenção de apresentar no próximo mês o esboço de um regulamento para o alojamento local. Posteriormente, irá recolher sugestões dos munícipes através de um e-mail criado para o efeito e de fóruns “para que a cidade participe de forma activa nesta discussão”, nota Ricardo Valente.

+ Vila Nova de Gaia vai limitar o alojamento local

 Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade