A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Jardim do Morro em Vila Nova de Gaia
© UnsplashJardim do Morro em Vila Nova de Gaia

Gaia é candidata a Capital Europeia da Juventude em 2024

Vila Nova de Gaia já formalizou a candidatura a Capital Europeia da Juventude, um processo que contou com os contributos dos jovens e da sociedade civil do concelho.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

A candidatura #Gaia2024 teve início em 2018, com a apresentação pública da visão global. Seguiu-se uma Assembleia Zero, em que foram recolhidos contributos de diversos agentes do concelho. Em Setembro de 2020, as linhas orientadoras da candidatura de Vila Nova de Gaia a Capital Europeia da Juventude foram apresentadas na Assembleia da República.

A candidatura foi agora formalizada. O documento, com destino ao Fórum Europeu da Juventude, foi enviado a 12 de Janeiro pelo vereador da Câmara Municipal de Gaia, com o pelouro da juventude. Segundo o site do município, os jovens foram "os principais responsáveis pela elaboração" da carta de candidatura, que está assente em seis eixos: direitos dos jovens, participação, Europa, combate às alterações climáticas, inclusão e inovação social e qualidade no trabalho com jovens.

"Em Gaia, nada é feito em termos de políticas de juventude sem o contributo dos jovens. Queremos que a candidatura #Gaia2024 seja um pólo de convergência à escala nacional e lusófona, potenciando o território, a língua portuguesa e os jovens que compõem tão vasto universo”, diz Elísio Pinto, vereador da Juventude da Câmara Municipal de Gaia. 

+ Miniso abre primeira loja portuguesa em Gaia

+ Gaia vai plantar dez mil árvores até ao final de 2021

+ Leia aqui a edição gratuita da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade