A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Cemitério de Praias Antigas do Alcantilado de Montedor
© Geoparque Viana do CasteloCemitério de Praias Antigas do Alcantilado de Montedor

Geoparque de Viana do Castelo está pronto para visitas

No Geoparque Litoral de Viana do Castelo pode viajar no tempo e conhecer a história do planeta desde há mais de 500 milhões de anos. Agora, há uma aplicação e um site que ajudam a descobrir este território.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

Entre cascatas, praias, parques, moinhos, castros e castelos, no Geoparque Litoral de Viana do Castelo pode encontrar gravuras rupestres, planaltos graníticos, dunas trepadoras, pias salineiras, cristas quartzíticas, relógios de sol, espigueiros e fojos de lobos. Através do seu património geológico inventariado, este território mostra os aspectos basilares sobre a forma como o lugar que hoje conhecemos como Viana do Castelo evoluiu ao longo dos últimos 570 milhões de anos.

A Câmara Municipal de Viana lançou esta semana a aplicação e o site oficial do Geoparque, que passa assim a estar oficialmente pronto para acolher turistas, com condições tecnológicas para a conservação e fruição turística do seu património geológico. A app Geoparque Viana do Castelo pode ser descarregada gratuitamente através da APPStore – durante esta semana, será também lançada a versão para Android.

Geoparque Litoral de Viana do Castelo
© DRGeoparque Litoral de Viana do Castelo

Os visitantes podem agora conhecer a localização dos vários elementos patrimoniais, nomeadamente os monumentos naturais, as zonas especiais de conservação da Rede Natura2000, os sítios da memória, os arqueossítios e a Viana subaquática. É também facilitada informação textual, fotografias panorâmicas e em 3D, vídeos informativos e uma forma de planear os sítios onde comer e dormir. A aplicação dispõe de um módulo de realidade aumentada, que permite observar a paisagem envolvente com a câmara do telemóvel, sendo informado do que está a observar.

Cascata da Ferida Má
© Geoparque Viana do CasteloCascata da Ferida Má

Este projecto está a ser desenvolvido há cerca de 15 anos, com a colaboração de diversas personalidades e instituições, como 27 juntas de freguesia, sete agrupamentos de escolas, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo e e outras instituições de ensino superior (Universidade do Minho, CIIMAR-UP, Universidade de Coimbra, MARE), o Fórum Português de Geoparques da UNESCO, a Associação Empresarial de Viana do Castelo e os técnicos municipais.

O Geoparque Litoral de Viana do Castelo estende-se por mais de 320 km2 e é reconhecido, desde Setembro de 2017, pelo Fórum Português de Geoparques da UNESCO como membro aspirante à rede mundial. O programa já decorre desde 2005, com o desenvolvimento de um trabalho de inventariação e classificação dos recursos patrimoniais e a classificação legal dos 13 monumentos naturais. 

+ Parque Ecológico de Viana do Castelo abre em Junho

+ Antiga praça de touros de Viana vai ser um complexo desportivo

Descubra a edição desta semana, digital e gratuita, da Time Out Portugal

Participe no Time Out Index e conte-nos o que sente pela sua cidade

Últimas notícias

    Publicidade