[title]
O espaço cultural bracarense encheu o calendário dos últimos quatro meses do ano com um programa essencialmente musical, mas que se estende a outros formatos culturais. O programa de concertos é eclético e internacional, com nomes como o norte-americano Bonnie ‘Prince’ Billy, o guitarrista alemão Raphael Rogiński ou os portugueses Linda Martini. É ainda aguardado um encontro especial entre Vítor Rua, Tó Trips e Luís San Payo e uma ópera assinada por Dino d'Santiago.
O dia 13 de Setembro marca o arranque da programação regular do gnration, em Braga, com o pós-punk dos semitvae, que apresentam o segundo álbum Canções da Danação, fruto do programa Trabalho da Casa, do gnration, que apoia a criação artística local. Além do espaço que é proporcionado a artistas bracarense, há muitas notas que vêm de fora. Alguns dos destaques passam por concertos de Linda Martini (10 de Outubro), cujo trabalho mais recente é Passa-montanhas, lançado no início do ano; ou do guitarrista alemão Raphael Rogiński (18 de Outubro), que pega na guitarra para dar uma nova roupagem aos temas jazzísticos do saxofonista John Coltrane.
De regresso a Portugal estará Bonnie ‘Prince’ Billy (9 de Novembro), com as novas canções de The Purple Bird. Mais para o final do ano, o gnration acolhe um concerto especial, que reúne Vítor Rua (GNR e Telectu), Tó Trips (Dead Combo) e Luís San Payo (Rádio Macau e Pop Dell’Arte) para a estreia do espectáculo Sweet Violence, a 12 de Dezembro.

Mas o gnration tem mais música para apresentar, integrada em dois momentos que decorrem em Setembro. Primeiro, no dia 5, no âmbito da Noite Branca de Braga, com o concerto dos Evols e no dia seguinte com Alcrud3, o alter-ego do músico e produtor Sérgio Alves. E, depois, com o festival Paraíso, que este ano assinala os 50 anos das independências dos PALOP, entre 18 e 20 de Setembro. A programação divide-se entre música, conversa, uma visita guiada e cinema, e um dos momentos mais aguardados será a ópera Adilson, para ver no Theatro Circo (19 de Setembro), criada e encenada por Dino d’Santiago na sequência de um desafio da bienal BoCA, sobre a jornada de um homem afrodescendente. Dividida em cinco actos, tem direcção musical de Martim Sousa Tavares e libreto de Rui Catalão.
A programação completa das actividades do gnration pode ser acompanhada no site oficial e já há bilhetes à venda para os espectáculos.
gnration. Praça Conde de Agrolongo, 123 (Braga)
+ Batalha põe-se ao telefone e também faz chamada para David Bowie
+ De Isabelle Huppert e Castelluci a Nuno Carinhas: eis a nova temporada do Teatro Nacional São João