A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Museu Nacional da Imprensa tem três novas exposições sobre o 25 de Abril

Escrito por
Joana Silva
Publicidade

Com ou sem cravo na lapela, este é o mês de celebração da liberdade. O Museu Nacional da Imprensa fá-lo com exposições.

Serão inaugurados até ao final de Abril três exposições. Lápis Azul: A Censura do Estado Novo, 25 de Abril/ 44 Capicua da Alegria e Liberdade, Igualdade e Fraternidade estão todas relacionadas com o conceito de liberdade que a revolução introduziu no país. Seguindo a política de descentralização cultural defendida pelo Museu Nacional da Imprensa, as mostras estarão à disposição em locais distintos do país.

Lápis Azul: A Censura do Estado Novo resulta da selecção de 16 imagens da Galeria Virtual da Censura feitas por reclusos do Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo, o mesmo local onde a exposição será visitável (o objectivo foi inserir a discussão da liberdade num local onde esta está condicionada) a partir de sábado 21, aí permanecendo até 21 de Maio.

25 de Abril/ 44 Capicua da Alegria terá lugar no Museu Nacional da Imprensa e será composta por jornais, revistas nacionais e estrangeiras, livros, discos, fotografias e cartazes centrados na euforia da revolução dos cravos, que cumpre 44 anos em 2018. Inaugura também no sábado 21, numa sessão que contará com general Pedro Pezarat Correia, um dos capitães de Abril. O início será às 16.30 e contará também com a leitura de poemas sobre o 25 de Abril.

Finalmente, no Fórum Cultural de Ermesinde, em Liberdade, Igualdade e Fraternidade, poder-se-ão encontrar 70 desenhos integrantes da mostra do XV PortoCartoon. Estarão em exposição a partir de quinta-feira 25 e assentam no que o Museu, em comunicado de imprensa, define como reflexões "sobre os tempos difíceis e controversos que o mundo atravessa". Os desenhos são da autoria de cartunistas da Bélgica, Inglaterra, Irão, Israel, México, Polónia, Portugal, Roménia, Sérvia e Turquia.

Além destas inaugurações, pode-se ainda espreitar Mudanças Gráficas na Imprensa, no Museu Nacional da Imprensa até 30 de Maio; e, até 12 do mesmo mês, Guerra, Censura e Humor, no Palácio de D.Manuel em Évora.

+ Há uma Festa do Livro Usado e Afins em Cedofeita

+ Porto vai ter um 'Pallco' para o ensino das artes performativas

Últimas notícias

    Publicidade