A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Novo baloiço em Valongo quer alertar para a poluição do aterro

Com vista para o aterro de Sobrado, o baloiço quer chamar a atenção para os problemas ambientais que estão a afectar esta vila em Valongo.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

No último ano, os baloiços panorâmicos multiplicaram-se como cogumelos, um pouco por todo o país. Com belas vistas para serras, rios, lagoas ou para o mar, proporcionam paisagens dignas de postais. Um dos mais recentes baloiços foi erguido num local privilegiado para contemplar um aterro de resíduos. Pode parecer algo insólito, mas há um motivo maior para isto – é uma forma de fazer activismo ambiental.

Num dos pontos mais altos de Sobrado, a associação Jornada Principal criou o Baloiço do Vale da Cobra para "promover o contacto com a natureza, valorizar a magnitude das paisagens de Sobrado e em simultâneo mostrar a obscenidade do aterro". Para lá chegar, pode seguir as coordenadas (41.2208410, -8.4823197), percorrendo um trilho que está sinalizado com placas. Lá em cima pode ver o aterro, mas também as bonitas paisagens de Sobrado, Campo e Lordelo.

Baloiço do Vale da Cobra
© DRBaloiço do Vale da Cobra

O aterro de Sobrado tem sido há vários anos contestado pela população e pela autarquia de Valongo. A associação Jornada Principal lançou uma petição pública que pede o seu encerramento, "em prol da qualidade de vida de todos os cidadãos, e em defesa do meio ambiente".

+ Adeus, eucaliptos. Valongo vai plantar 2960 sobreiros

+ O novo Baloiço de Canelas está no coração de Gaia

Descubra a edição desta semana, digital e gratuita, da Time Out Portugal

Participe no Time Out Index e conte-nos o que sente pela sua cidade

Últimas notícias

    Publicidade