Notícias

O jazz invade o Porto entre Serralves e o Palácio de Cristal

São dois eventos distintos, mas com o jazz na ponta da língua. O Jazz no Parque traz à cidade consagrados como Peter Evans e o Porta Jazz ao Relento os músicos da Carimbo.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Jornalista
Jazz no Parque de Serralves
© DR / Serralves | Jazz no Parque de Serralves
Publicidade

A 34.ª edição do Serralves Jazz no Parque volta a encher a agenda dos festivais com notas um pouco diferentes do habitual. De 5 a 13 de Julho, entre o Auditório e o espaço Ténis do Parque Serralves, serão sete os concertos de um programa com curadoria do saxofonista Rodrigo Amado. Mas no segundo fim-de-semana de programação, Serralves poderá partilhar público com o Porta Jazz ao Relento, que acontece nos Jardins do Palácio de Cristal, entre os dias 10 e 13 deste mês.

É já na tarde deste sábado que arranca o Serralves Jazz no Parque, com o concerto Gonçalo Almeida States of Restraint, às 17.00, no Auditório Serralves. Pelas 18.30, a música é transportada para o Ténis do Parque de Serralves, com o projecto Old Mountain. E serão sempre estes os espaços e horários de cada um dos quatro dias de festival, agendados para os próximos dois fins-de-semana. Este domingo, o programa conta com o solo do pianista britânico Alexander Hawkins e com a dupla Eve Risser & Nainy Diabaté, que trazem voz e piano de França e do Mali.

No segundo sábado, sobe ao palco o contrabaixista francês Joëlle Léandre; seguindo-se o trio luso-brasileiro Move. E no último domingo, o programa encerra em grande com apenas um concerto, pelas 18.30, com o trompetista norte-americano Peter Evans, acompanhado por Petter Eldh (contrabaixo) e Jim Black (bateria).

Pelo meio, arranca o Porta Jazz ao Relento, nos Jardins do Palácio de Cristal, de 10 a 13 de Julho. Durante estes dias, no Lago dos Cavalinhos e sempre às 22.00, músicos da editora Carimbo, criada pela Associação Porta Jazz, vão mostrar o seu talento ao vivo e os seus mais recentes trabalhos, num evento de entrada livre. Por ordem, o programa conta com Fragoso Quinteto, que apresenta o álbum Canta Derrocada; o guitarrista AP leva Lado Umbilical debaixo do braço; o baterista Miguel Rodrigues leva Antídoto; e Gonçalo Marques e Demian Cabaud juntam-se para tocar Wabi-sabi.

Serralves Jazz no Parque. Sáb e Dom às 17.00 e 18.30. Bilhete: 12€/dia. Porta Jazz ao Relento. Qui a Dom às 22.00. Entrada livre

+ Diga 33… anos de curtas em Vila do Conde

+ Com uma nova cara, Cultura em Expansão traz 28 espectáculos a vários locais do Porto

Últimas notícias
    Publicidade