Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Parque das Camélias, em Vila Nova de Gaia, vai ser reabilitado
Parque da Quinta das Devesas / Parque das Camélias
© Câmara Municipal de Gaia Parque das Camélias / Parque da Quinta das Devesas

Parque das Camélias, em Vila Nova de Gaia, vai ser reabilitado

A Câmara de Gaia revelou que a revitalização do Parque das Camélias é um investimento em curso. Aqui encontram-se numerosas japoneiras, com espécies raras e centenárias.

Publicidade

Os jardins envolventes do solar do Conde das Devesas, na Quinta das Devesas, em Vila Nova de Gaia, são embelezados com numerosas japoneiras, incluindo espécies raras e centenárias, o que levou o município a desenvolver o Parque das Camélias, através do Parque Biológico.

Numa publicação recente, a Câmara Municipal de Gaia revelou que a sua revitalização é um "investimento em curso" e que abre a porta a um modelo de concessão da sua exploração. "O Parque das Camélias é um espaço municipal com enormes potencialidades turísticas, culturais e de lazer. A sua utilização impõe um domínio da gestão de equipamentos que o município não dispõe, abrindo a porta a um modelo de concessão da exploração, garantindo nas obrigações da concessão a total reabilitação do espaço edificado, actualmente em ruínas", refere o município.

Quinta das Devesas

 

Quinta das Devesas © Município de Gaia

 

 © Município de Gaia

 

© Município de Gaia

 

O parque está localizado na Quinta do Conde das Devesas, com entrada pela Rua Dona Leonor de Freitas, na freguesia de Santa Marinha, entre as Devesas e o Marco. A entrada é feita por um portão em ferro forjado, que ostenta a data de 1858. Aqui encontram-se árvores centenárias, esculturas, alamedas ladeadas de camélias, grutas, lagos, tanques, mirantes, o solar brasonado do Conde das Devesas e a capela da quinta, parcialmente em ruínas.

Entrada da Quinta das Devesas

 

Entrada da Quinta das Devesas © Município de Gaia

 

Tulipeiro da Quinta das Devesas

 

Tulipeiro da Quinta das Devesas © Município de Gaia

 

Ao entrar na Quinta das Devesas encontra um tulipeiro majestoso – quando o mediram, em 2013, tinha 34 metros. Mas as estrelas do parque são as camélias. Em 2012, a Câmara Municipal de Gaia encarregou o Parque Biológico de recuperar os jardins da antiga propriedade e transformá-los num parque público. Como encontraram várias japoneiras, inclusive uma espécie denominada "Conde das Devesas", transformaram o espaço num Parque das Camélias. Ao longo do parque, cada camélia está identificada com a variedade, espécie e a informação sobre o nome que lhe foi atribuído.

Parque das Camélias

 

Parque das Camélias © Município de Gaia

 

+ Gaia vai ter um jardim sensorial

Gaia vai ampliar Parque da Lavandeira e recuperar a antiga estufa

Leia aqui a nova edição digital e gratuita da Time Out Portugal

Share the story
Últimas notícias
    Publicidade