A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Parque das Camélias, em Vila Nova de Gaia, vai ser reabilitado

A Câmara de Gaia revelou que a revitalização do Parque das Camélias é um investimento em curso. Aqui encontram-se numerosas japoneiras, com espécies raras e centenárias.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

Os jardins envolventes do solar do Conde das Devesas, na Quinta das Devesas, em Vila Nova de Gaia, são embelezados com numerosas japoneiras, incluindo espécies raras e centenárias, o que levou o município a desenvolver o Parque das Camélias, através do Parque Biológico.

Numa publicação recente, a Câmara Municipal de Gaia revelou que a sua revitalização é um "investimento em curso" e que abre a porta a um modelo de concessão da sua exploração. "O Parque das Camélias é um espaço municipal com enormes potencialidades turísticas, culturais e de lazer. A sua utilização impõe um domínio da gestão de equipamentos que o município não dispõe, abrindo a porta a um modelo de concessão da exploração, garantindo nas obrigações da concessão a total reabilitação do espaço edificado, actualmente em ruínas", refere o município.

Quinta das Devesas
Quinta das Devesas © Município de Gaia
 © Município de Gaia
© Município de Gaia

O parque está localizado na Quinta do Conde das Devesas, com entrada pela Rua Dona Leonor de Freitas, na freguesia de Santa Marinha, entre as Devesas e o Marco. A entrada é feita por um portão em ferro forjado, que ostenta a data de 1858. Aqui encontram-se árvores centenárias, esculturas, alamedas ladeadas de camélias, grutas, lagos, tanques, mirantes, o solar brasonado do Conde das Devesas e a capela da quinta, parcialmente em ruínas.

Entrada da Quinta das Devesas
Entrada da Quinta das Devesas © Município de Gaia
Tulipeiro da Quinta das Devesas
Tulipeiro da Quinta das Devesas © Município de Gaia

Ao entrar na Quinta das Devesas encontra um tulipeiro majestoso – quando o mediram, em 2013, tinha 34 metros. Mas as estrelas do parque são as camélias. Em 2012, a Câmara Municipal de Gaia encarregou o Parque Biológico de recuperar os jardins da antiga propriedade e transformá-los num parque público. Como encontraram várias japoneiras, inclusive uma espécie denominada "Conde das Devesas", transformaram o espaço num Parque das Camélias. Ao longo do parque, cada camélia está identificada com a variedade, espécie e a informação sobre o nome que lhe foi atribuído.

Parque das Camélias
Parque das Camélias © Município de Gaia

+ Gaia vai ter um jardim sensorial

Gaia vai ampliar Parque da Lavandeira e recuperar a antiga estufa

Leia aqui a nova edição digital e gratuita da Time Out Portugal

Últimas notícias

    Publicidade