A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Reabilitação do rio Leça vai custar 19,7 milhões de euros

Escrito por
Bárbara Baltarejo
Publicidade

Com um percurso de quase 45 quilómetros, nasce em Santo Tirso, passa por Valongo e pela Maia e desagua em Matosinhos. A partir de Setembro, as margens do rio Leça vão conhecer uma nova realidade, com a construção de um corredor verde. A iniciativa é do município de Matosinhos e o investimento é de 19,7 milhões de euros (85% chegam do programa comunitário Norte 2020).

Treze hectares de novos espaços verdes, 820 novas árvores, quatro novas pontes, sete quilómetros de ciclovia e de percursos pedonais, e 500 mil habitantes beneficiados. Estes são os números que resumem o projecto que quer que o Leça volte “a ser uma zona excepcional para o lazer dos matosinhenses e das pessoas do Grande Porto”, explicou António Correia Pinto, Vereador do Ambiente de Matosinhos, em declarações à Time Out.

A mobilidade é um dos conceitos-chave do projecto, por isso todo o corredor vai estar em contacto com os transportes públicos e permitirá à população que se desloque em meios como a bicicleta, por exemplo. A circulação entre as margens também será assegurada com a construção de quatro novas pontes em estruturas metálicas, passando o percurso a contar com nove pontes no total.

A intervenção vai acontecer em três fases. A primeira, que arranca em Setembro e deverá estar concluída em 2021, vai renovar o percurso desde a Ponte da Pedra à Ponte de Moreira. Com as próximas fases, que deverão ser conhecidas em breve, reabilitar-se-á um total de 18 quilómetros. “O mais importante é que a população entenda que o Leça é um activo ambiental que lhes pertence, cuja conservação e renovação depende de todos e não apenas das entidades públicas que ali estão a intervir largos milhões de euros. Este investimento só faz sentido se, todos juntos, formos capazes de manter o Leça vivo e útil para a vida das populações da região”, concluiu o Vereador.

Depois do primeiro passo dado por Matosinhos, foi entretanto assinado um memorando de entendimento com a Maia, para que o processo também avance nas margens do concelho, e ainda criado um grupo de trabalho que une os quatro municípios por onde passa o rio, tendo em vista a efectiva despoluição do Leça.

+ Porto vai reduzir em 50% a pegada de carbono até 2030

+ Os melhores parques e jardins no Porto

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade