A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Vacas fotogénicas na Serra da Cabreira
Fotografia: Ana Patrícia SilvaA Serra da Cabreira tem vacas muito fotogénicas

Serra da Cabreira vai ter novos trilhos e um baloiço

A serra onde nasce o rio Ave vai ter novos percursos pedestres e um baloiço. A Câmara de Vieira do Minho está a preparar o Roteiro da Serra da Cabreira.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

Quem sobe a Serra da Cabreira tem a companhia dos chocalhos do gado barrosão e do trote dos cavalos garranos. Pelas suas encostas e ribeiros, abrem-se caminhos bucólicos moldados pela mão da natureza e a mão humana, com uma grande diversidade de espécies de fauna e flora, lagoas e cascatas. No cume, a 1262 metros de altitude, surge uma paisagem deslumbrante sobre as aldeias serranas, as albufeiras e a Serra do Gerês.

Serra da Cabreira
Fotografia: Ana Patrícia SilvaParque eólico na Serra da Cabreira

Em breve, haverá novas formas de percorrer esta serra, preferencialmente a pé ou de BTT. A Câmara de Vieira do Minho está a ultimar o Roteiro da Serra da Cabreira, que inclui 11 pontos turísticos de elevado interesse patrimonial e natural. Entre eles destaca-se o parque florestal, a ponte da Misarela (conhecida como a "ponte do Diabo"), as Fragas de Pena-Má, os fojos do lobo (antigas armadilhas de caça), a nascente do rio Ave (que desagua em Vila do Conde), a praia fluvial de Campos e outras zonas de lazer.

O projecto inclui a construção de um baloiço panorâmico no Miradouro da Serradela e a instalação de painéis identificativos dos restantes locais, bem como a sua sinalização. O Roteiro da Serra da Cabreira foi articulado com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e será aberto ao público quando as restrições forem levantadas.

Praia Fluvial de Campos
© Câmara Municipal de Vieira do MinhoPraia Fluvial de Campos

Vieira do Minho encontra-se também a desenvolver três novos trilhos sinalizados que vêm reforçar a rede de percursos pedestres já existentes na Serra da Cabreira. O PR7 fará a ligação circular entre o Santuário de N.ª Sr.ª da Lapa e o Castro de Anissó. O PR8 vai mostrar os locais da história associada às ocorrências das II Invasões Francesas, com passagem nas pontes de Saltadouro e Misarela. Por último, o PR9 vai dar a conhecer o coração da Serra da Cabreira e a nascente do Rio Ave.

A nascente do rio Ave, na Serra da Cabreira
© Câmara Municipal de Vieira do MinhoA nascente do rio Ave, na Serra da Cabreira

+ Rede de Trilhos da Natureza vai nascer em Famalicão

+ Rede de percursos pedestres das Serras do Porto concluída na Primavera

Últimas notícias

    Publicidade