A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Gonçalo Pena
© DR / Fundação de Serralves Exposição de Gonçalo Pena

Serralves recebe exposição de desenhos de Gonçalo Pena

Pode visitar esta exposição, com curadoria de João Maria Gusmão, até 10 de Outubro.

Por Margarida Ribeiro
Publicidade

Barber Shop é o nome da exposição, construída através de um conjunto de desenhos recentes de Gonçalo Pena, que pode visitar na Galeria do Museu de Serralves, até 10 de Outubro. A mostra conta com cerca de 500 desenhos, a lápis de cor, grafite e tinta-da-china, e é comissariada por João Maria Gusmão.

No site de Serralves, o curador descreve este trabalho como "desenhos sobre as más e bem parecenças, externas e internas, da nossa humilde Lusitânia freguesia e vizinhança". "Se o visitante se der ao trabalho, um ou outro desenho têm o que se leia, até porque o artista gosta de se comentar a si próprio e fá-lo com jeito e graça. Noutros, mal se reconhece o que ali está representado, é quase abstracta a estética da obra", explica.

Paralelamente à inauguração da exposição, foi lançado um livro homónimo, editado pelo curador João Maria Gusmão. Trata-se do terceiro volume dedicado ao artista, com ensaios e ficções criados por Gabriel Abrantes, Alexandre Estrela e Pedro Paiva, e introdução do director do Museu de Serralves, Philippe Vergne.

Gonçalo Pena nasceu em 1967 e ao longo da sua carreira tem vindo a criar uma vasta colecção de desenhos com referências em torno da figura humana, e a outras temáticas como a religião, história, mitologia, filosofia, política e assuntos sociais.

+ Bioblitz regressa a Serralves com programação online e presencial

+ Palácio da Bolsa recebe exposição da Colecção de Serralves

Descubra a edição desta semana, digital e gratuita, da Time Out Portugal

Últimas notícias

    Publicidade