A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Universidade do Porto assinala ‘50 anos da Chegada do Homem à Lua’ com exposição

Escrito por
Maria Monteiro
Publicidade

Foi a 20 de Julho de 1969 que o astronauta norte-americano Neil Armstrong pisou solo lunar pela primeira vez. No âmbito das comemorações dos 50 anos do histórico acontecimento, a Universidade do Porto inaugurou, esta segunda-feira, a exposição “50 anos da Chegada do Homem à Lua”, patente na biblioteca da Faculdade de Ciências (FCUP) até ao final de Novembro do próximo ano. 

A ideia é transportar os visitantes aos anos 60 e recuar ao tempo em que a ida à lua era apenas ficção científica. Nesse sentido, foram reunidos livros, filmes, documentos e objectos espaciais, em boa parte pertencentes ao espólio pessoal de Rui Moura, um dos mentores da iniciativa. O docente da FCUP e investigador do Instituto de Ciências da Terra (ICT) foi, aliás, o primeiro português a receber formação da NASA para ir ao espaço.

Os materiais expostos, alguns “bastante raros”, derivam da rede de contactos estabelecida pelo investigador no meio aeroespacial. São eles “livros de ficção científica, literatura de divulgação científica, banda desenhada, relatórios técnicos e peças autênticas de hardware espacial”. Além disso, poderá encontrar objectos como “uma folha de um manual de sistema de fato espacial e a qual foi propriedade do próprio Neil Armstrong”.

Por último, será mostrado um conjunto de memorabilia alusiva à viagem, como selos, moedas, medalhas, cadernetas dos anos 60, mapa da lua de 1958, entre outros. A exposição tem entrada livre e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 19h30.

Além da exposição comemorativa, a Universidade do Porto organiza, em conjunto com o Planetário do Porto e o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, um ciclo de conferências cujas datas coincidem com as sete missões da Apollo, realizadas entre 1969 e 1972. O objectivo é “desafiar os participantes a reviver as várias missões tripuladas à lua” e as próximas sessões estão agendadas para 20 de Novembro, 11 de Abril, 9 de Fevereiro, 30 de Julho, 21 de Abril e 11 de Dezembro. A entrada é gratuita.

+ Ana Cristina Pires, a primeira mulher portuguesa a tornar-se cientista-astronauta

+ Sete ideias geniais dos cientistas e investigadores do Porto

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade