A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Caminhada no meio das árvores
© Jake Melara / Unsplash

Vem aí uma caminhada para descobrir as árvores monumentais de Lousada

Em Lousada há árvores que são verdadeiros monumentos. No dia 10 de Julho, vai poder conhecer alguns destes "gigantes verdes", através de uma caminhada guiada gratuita.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

As árvores ajudam-nos a viver e a respirar melhor. Dão-nos oxigénio, fixam carbono atmosférico, oferecem recursos como a madeira e frutos, mas também têm valores culturais e históricos. Em Lousada é possível encontrar árvores que são verdadeiros monumentos naturais em diversos habitats e locais. Nesse sentido, foi criado o projecto Gigantes Verdes, que valoriza o potencial ecológico destas árvores e envolve cidadãos e entidades públicas na sua inventariação.

No dia 10 de Julho, entre as 09.30 e as 12.30, vai poder visitar e conhecer alguns dos mais impressionantes "gigantes verdes" do concelho através de uma caminhada e visita interpretada. Vai ser uma "viagem no tempo, onde a história de Lousada se fundirá com a identidade dos seus monumentos vivos", lê-se na nota descritiva do evento. A actividade é gratuita, mediante inscrição prévia neste formulário até ao dia 3 de Julho. As visitas têm um limite máximo de 25 pessoas, para maiores de seis anos.

São consideradas "gigantes" as árvores de grande porte, com mais de 1,5 metros de perímetro de tronco medido a 1,3 metros do solo, e que têm a capacidade de albergar um grande número de organismos. À medida que crescem, vão acumulando estruturas que funcionam como abrigo para vários seres-vivos, seja nas cavidades, ramos mortos, feridas na casca, entre outros. São preciosos tesouros da biodiversidade.

Lousada está a instalar caixas para abrigar aves e morcegos

+ Lousada é um santuário para as andorinhas-das-barreiras

Lousada quer ser mais amiga das abelhas – por isso, deixou de cortar a relva

+ Vêm aí visitas guiadas gratuitas a espaços ao ar livre no Porto, Matosinhos, Maia e Gaia

Descubra a edição desta semana, digital e gratuita, da Time Out Portugal

Últimas notícias

    Publicidade