A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Vhils cria mural no Hospital de São João
© Manuel Pizarro/DRO mural de Vhils mostra rostos reais de profissionais de saúde do Hospital de São João

Vhils homenageia profissionais de saúde com mural no Hospital de São João, no Porto

Escrito por
Maria Monteiro
Publicidade

Não é a primeira vez que Alexandre Farto, mais conhecido por Vhils, descasca e escava paredes para cravar nelas os retratos de figuras que quer homenagear. Mas o mural que começou a fazer, na semana passada, numa parede exterior do Hospital de São João, tem uma carga simbólica particular. Nele estão registados os rostos de médicos, enfermeiros, auxiliares e outros profissionais de saúde que têm encabeçado o combate à pandemia.

Depois de, em Abril, se ter realizado uma edição virtual e solidária do Festival Iminente – evento dedicado à música e arte urbana criado por Vhils em 2016 –, com o objectivo de angariar fundos para o Hospital de Santa Maria e o Hospital de São João, os dois centros de referência no tratamento da Covid-19, surge esta colaboração entre Vhils e o centro hospitalar do Porto.

Vhils, reputado nome da arte urbana nacional e internacional, deverá terminar o trabalho ao longo desta semana. A memória dos heróis deste tempo fica inscrita, como habitual, em grande escala e sensibilidade. Manuel Pizarro, eurodeputado socialista e vereador do PS na Câmara Municipal do Porto que, durante a pandemia, regressou ao serviço de medicina interna do Hospital de São João, já capturou a obra mais recente de Vhils.

Leia aqui a nova edição digital e gratuita da Time In Portugal

+ Roteiro de arte urbana no Porto

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a newsletter e receba as notícias no email.

Últimas notícias

    Publicidade