Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Os melhores palcos da semana
'Carnaval' de Victor Hugo Pontes
© Bruno Simão 'Carnaval' de Victor Hugo Pontes

Os melhores palcos da semana

As salas fecharam, mas os ecrãs continuam ligados. Conheça as peças de teatro e dança que pode ver online nos próximos tempos.

Por Mariana Duarte
Publicidade

A pandemia fechou todos os espaços culturais. Na impossibilidade de apresentar espectáculos ao vivo, os artistas, salas e companhias estão a mobilizar-se online, com propostas diversas. A arte segue viva, através dos ecrãs. E agora, mais do que nunca, temos todo o tempo do mundo para ver espectáculos de teatro e de dança online, sem sair da cadeira, do sofá ou da cama – vá, não julgamos ninguém. Não será a mesma coisa que ir a um teatro, mas é o que temos por agora. E, na dúvida, é melhor aproveitar. Saiba o que pode ver em streaming nos próximos dias.

 

Teatro e dança nos ecrãs:

Tu Casa Es El Escenario

A rede euro-latinoamericana REDALAE criou o festival online Tu Casa Es El Escenario, com peças e debates sobre o presente e futuro das artes performativas em tempos de pandemia. Este evento reúne propostas de festivais que integram esta rede, de países como o México, Chile, Uruguai, Brasil, Espanha ou Portugal, aqui representado pelo FITEI. Pode acompanhar online até quinta 28

Carnaval / Punk Rock

Esta semana há duas peças de Victor Hugo Pontes para ver: Carnaval (até sexta 29), a primeira criação do coreógrafo para a Companhia Nacional de Bailado, e Punk Rock (quinta 28 a domingo 31), uma encenação para o texto original de Simon Stephens realizada no âmbito das provas finais dos alunos da Academia Contemporânea do Espectáculo.

Publicidade

O Duelo

As palavras têm a fisicalidade dos corpos neste espectáculo da companhia Útero, em que Miguel Moreira apresenta a sua versão de O Duelo, peça de Bernardo Santareno. O elenco conta com nomes como Francisco Camacho e Romeu Runa. Para ver ou rever na Sala Online do Teatro Nacional D. Maria II na sexta 29, às 21.00.

Exactamente Antunes

Escrita por Jacinto Lucas Pires e encenada por Nuno Carinhas e Cristina Carvalhal, esta produção do Teatro Nacional São João parte do romance Nome de Guerra (1925), de Almada Negreiros, e vai beber à comédia romântica, à tragédia grega, ao melodrama, à farsa musical e ao baile de máscaras. Para ver online a partir de sexta 29, às 21.00, até domingo.

Publicidade

Osmarina Pernambuco não consegue esquecer

Este espectáculo com texto, encenação e interpretação da actriz e dramaturga brasileira Keli Freitas, tem como ponto de partida os diários “de coisas comuns de todos os dias” da brasileira Osmarina Pernambuco. Em cena na Sala Online do D. Maria II no sábado 30, às 21.00.

BoCA Online

O coreógrafo e bailarino francês François Chaignaud apresenta uma performance inédita, e em directo, em que cruza arte e trabalho sexual. É preciso guardar lugar com antecedência via info@bocabienal.org. Pode acompanhar no YouTube no sábado 30, às 22.00.

Mais palco:

Rivoli
© DR

Teatro Municipal do Porto retoma actividade em Setembro

Notícias Eventos e festivais

Todos os espectáculos que estavam agendados entre Março e Julho no Teatro Municipal do Porto serão integrados na temporada 2020/2021, que arranca em Setembro. Devido ao impacto provocado pela pandemia de Covid-19, o Teatro Municipal suspendeu a programação entre Março e Julho, mas vai assumir a totalidade dos compromissos com artistas e companhias, integrando todos os 22 eventos que não foram apresentados. A actividade será retomada em Setembro, caso as regras sanitárias impostas na ocasião assim o permitam. Nestes reagendamentos estão contemplados os projectos que seriam apresentados no âmbito do Festival Dias da Dança e as estreias de vários espectáculos nacionais, como Estro/Watts - Poesia da Idade do Rock, do Teatro Experimental do Porto em colaboração com o músico Paulo Furtado (7 e 8 de Novembro), Noite de Primavera, do Teatro Nova Europa (21 a 24 de Janeiro de 2021), e Lágrimas de Crocodilo, dos Jovens Artistas Associados do TMP, Guilherme de Sousa e Pedro Azevedo. Foram atribuídas novas datas às estreias em Portugal de Canzone per Ornella e Postcards from Vietnam (14 e 16 de Janeiro de 2021), do coreógrafo Raimund Hoghe, e de For four walls, RainForest e Sounddance, programa apresentado pelo CCN - Ballet de Lorraine, em comemoração do 100.º aniversário de Merce Cunningham (11 e 12 de Junho de 2021). Anne Teresa de Keersmaeker, coreógrafa e fundadora da companhia belga Rosas, regressará ao Rivoli em 2021, nos dias 12 e 13 de Março, bem como o marionetista francês Renau

Rivoli
© DR

Teatro Municipal do Porto cria programa de investigação para artistas da cidade

Notícias Teatro e artes performativas

Numa altura em que o silêncio é a única presença em palco e as instituições se vêem forçadas a suspender ensaios e apresentações das produções que estavam programadas, surge a oportunidade de “parar para (re)pensar os processos criativos e os modos de produção” e olhar a “prática artística actual de uma forma mais introspectiva”. É o que se propõe fazer o Teatro Municipal do Porto (TMP) através de Reclamar Tempo, o novo programa de pesquisa e investigação artística. O programa destina-se a artistas que vivem ou trabalham no Porto e que deverão desenvolver projectos relacionados com dança, teatro, performance, circo contemporâneo, cruzamentos disciplinares e escrita/reflexão em artes performativas. Serão escolhidos até 11 projectos, que receberão o valor individual de 3000 euros para a sua concretização.  Depois de conhecidas as propostas aprovadas, o trabalho dos artistas vai ser realizado em duas fases. A primeira decorre entre Junho e Outubro e é dedicada à pesquisa e investigação, sendo que o espaço de trabalho é deixado à consideração dos artistas. Já a segunda está prevista para o primeiro trimestre de 2021, período em que deverão realizar-se residências artísticas de duas semanas com orientação de dois mentores (um nacional e um internacional) e, finalmente, a partilha final da pesquisa em espaço a anunciar.  O resultado da pesquisa poderá ser mostrado em formatos como artist-talk, lecture-performance, ensaio aberto, texto, imagem, vídeo, entre outros. As candidaturas p

Publicidade
Há espectáculos até Junho
Pedro Sardinha

Até Junho, há teatro de marionetas para ver em casa

Notícias Teatro e artes performativas

'Temporada Primavera Em Casa' é o nome da iniciativa do Teatro de Marionetas do Porto que vai disponibilizar gratuitamente peças para levar a cultura a quem está dentro de portas. Os espectáculos são transmitidos de quarta-feira a domingo através de um link divulgado na página de Facebook e Instagram da instituição. "Para este tempo de recolhimento que todos vivemos, a equipa Marionetas do Porto propõe uma temporada de espectáculos que permite ao público descobrir ou revisitar peças emblemáticas dirigidas a todos, de forma a continuarmos juntos", lê-se na publicação em que foi anunciada a iniciativa. Nada ou o silêncio de Beckett e História da Praia Grande são as duas peças que já estiveram disponíveis, mas a iniciativa vai continuar até Julho. Agarre a manta e o computador, em tempo de pandemia o espectáculo continua. + Leia aqui a edição desta semana da Time In Portugal + Portugal #EntraEmCena para ajudar os artistas + Há 20 livros de Fernando Pessoa para download gratuito Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade