Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Teatro e dança para ver em casa

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Umbra
© Estelle Valente 'Umbra', peça do Bestiário

Teatro e dança para ver em casa

Os teatros fecharam, mas os ecrãs continuam ligados. Conheça as peças de teatro e dança que pode ver online nos próximos tempos.

Por Mariana Duarte e Miguel Branco
Publicidade

A pandemia fechou os teatros. À boleia da impossibilidade de apresentar espectáculos ao vivo, artistas, salas e companhias estão a mobilizar-se online, com propostas diversas. A arte segue viva, através dos ecrãs. Saiba o que pode ver em streaming nos próximos dias.

Umbra – Bestiário

O que se faz em tempo de pandemia e clausura? Vai-se à internet. Mais concretamente ao Vimeo da estrutura Bestiário, que nasceu oficialmente em 2018 pela mão de Afonso Viriato, Helena Caldeira, Miguel Ponte e Teresa Vaz. O que é que se faz quando se tem caixas de cartão à frente? Arrumam-se, claro. Pelo menos é isso que parece – parece, sim – acontecer em Umbra, espectáculo que estrearam na Escola de Mulheres em Fevereiro de 2019 com interpretação de Afonso Viriato, Joana Petiz e Teresa Vaz.

A Morte de Danton
A Morte de Danton
© João Tuna

A Morte de Danton – Teatro Nacional São João

Depois de ter lançado uma programação online na semana do Dia Mundial do Teatro, o São João regressa agora aos palcos virtuais para mais um punhado de actividades. Na sexta 3 (22.00) e no domingo 5 (16.00) é transmitido o espectáculo A Morte de Danton, de Georg Büchner, com encenação de Nuno Cardoso, director artístico da casa (estará disponível no site, no Vimeo e nas redes sociais oficiais). Para breve está também prevista a partilha de vídeos com leituras de textos dramatúrgicos e tutoriais do elenco “quase residente” do teatro.

Publicidade
Filipe Ferreira
Filipe Ferreira
© Filipe Ferreira

Ifigénia – D. Maria II

Enquanto não nos é permitido voltar a frequentar a Sala Garrett do D. Maria II, vamos lá virtualmente. Na próxima sexta-feira (21.00) é tempo de Ifigénia, uma das três tragédias gregas reescritas por Tiago Rodrigues depois de ler Eurípedes, Sófocles e Ésquilo. Esta, em particular, é um espectáculo imperdível para quem nunca viu. Ifigénia (através de uma bela interpretação de Ana Valente) será sempre a filha sacrificada, um desígnio divino incompreensível.

Vermelho
Vermelho
© DR

Vermelho – Teatro Aberto

Com encenação de João Lourenço, texto de John Logan e dramaturgia de Vera San Payo de Lemos, Vermelho debruça-se-se sobre a vida do pintor americano Mark Rothko, a quem é encomendado uma série de murais para o restaurante do Four Seasons Nova Iorque. Para o projecto, Rothko (António Fonseca) contrata o jovem assistente Ken (João Vicente). Mestre e discípulo, essa dinâmica. Para ver online até 8 de Abril.

Publicidade

Mirror Piece I & II – Serralves

Esta histórica performance de Joan Jonas, dos finais da década de 60, foi reactivada no Serralves em Festa do ano passado por bailarinos locais, como parte da exposição dedicada à artista americana que à data estava em exibição no museu. Até então, a única apresentação ao ar livre tinha sido em 1970. Agora pode vê-la, ou revê-la, online, quando bem lhe apetecer.

Yerma; Passos em Volta – Companhia João Garcia Miguel

Também a estrutura Companhia João Garcia Miguel, impedida de apresentar espectáculos no seu Teatro Ibérico, disponibiliza inúmeras criações dos seus já 18 anos de existência. Yerma foi distinguido como o Melhor Espectáculo de Teatro em 2014 e parte da poesia de Lorca. Passos em Volta, mais recente, é de 2019 e parte do livro homónimo de Herberto Helder.

Mais teatro:

Castro
© João Tuna

O Dia Mundial do Teatro é celebrado em isolamento

Notícias Teatro e artes performativas

Este ano, as celebrações do Dia Mundial do Teatro estão confinadas ao espaço virtual. Apesar de estar fisicamente encerrado, é justamente neste momento que o Teatro Nacional São João (TNSJ) quer celebrar connosco. De acordo com a nota de imprensa, a programação começa hoje às 18.00 com uma “visita guiada online muito particular”, feita com aqueles que “reabilitaram, dirigiram, ou pisaram o palco” deste monumento nacional. Segue-se depois, às 22.00, a apresentação da tragédia renascentista portuguesa Castro, que relata a história de amor entre Pedro e Inês de Castro, encenada por Nuno Cardoso. Há memórias dos espectadores do São João a serem partilhadas e pode fazer o download de quatro peças de Alfred Jarry, traduzidas por Luísa Costa Gomes, e ainda dos Manuais de Leitura, mais de 30 volumes correspondentes a 17 anos, com textos críticos sobre peças e os seus autores, entrevistas a encenadores e notas de ensaio. Para saber mais novidades, basta aceder ao site oficial do TNSJ. As transmissões vão decorrer no site Vimeo e nas redes sociais Facebook e Instagram. A partir de hoje e até 28 de Junho pode também assistir a alguns dos mais emblemáticos espectáculos do Teatro de Marionetas do Porto. A iniciativa “Temporada de Primavera em Casa” vai permitir ver ou rever peças variadas para um público jovem e adulto, como é o caso de Nada ou o Silêncio, que será exibida entre hoje e domingo. As peças estão disponíveis nas páginas do Facebook e Instagram. Pode também fazer uma visita gu

Chiquinho
© DR

Há peças de teatro para ver a partir de casa

Notícias Teatro e artes performativas

Por estes dias, a cultura mostra que é uma mais-valia para todos os que se encontram em casa. Já assistimos a concertos através do telemóvel, fizemos sessões de cinema no sofá e até a leitura foi estimulada. Agora, é a vez das companhias de teatro prestarem o seu contributo, através da apresentação de peças em streaming. Por exemplo, o Teatro Aberto tem agendados seis espectáculos de arquivo, que serão transmitidos na sua página oficial todos os dias às 21.00. A primeira peça estreia hoje (A Mentira, de Florian Zeller) e estará disponível até ao dia 25 de Março. Constam também da lista as peças A Verdade, Vermelho, Noite Viva, O Preço e Amor e Informação. O Teatro do Noroeste, do Centro Dramático de Viana, vai partilhar também diariamente peças para todas as idades até ao dia 9 de Abril. A iniciativa começou no início da semana com espectáculos como O Gato das Botas e Pinóquio. Para hoje está marcado O Autómato e no dia 25 de Março pode contar com João e o Pé de Feijão, encenado por Fernando Gomes. No Dia Mundial do Teatro, a 27 de Março, esperam-no três peças no mesmo dia. A agenda está disponível no Facebook. O Periferias – Festival de Artes Performativas, da Casa de Teatro de Sintra, vai partilhar online os espectáculos agendados para o fim-de-semana: Chiquinho e a actuação do grupo de dança UNO-Sonic. "Decidimos continuar a realizar os espectáculos sem público em sala, disponibilizando-os online, para que todos tenham acesso à cultura", explica Nuno Correia Pinto, preside

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade