Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Teatro e dança para ver online esta semana

Teatro e dança para ver online esta semana

As salas fecharam, mas os ecrãs continuam ligados. Conheça as peças de teatro e dança que pode ver online nos próximos tempos.

'Antígona' de Mónica Garnel
© Filipe Ferreira 'Antígona' por Mónica Garnel
Publicidade

A pandemia fechou todos os espaços culturais. Na impossibilidade de apresentar espectáculos ao vivo, os artistas, salas e companhias estão a mobilizar-se online, com propostas diversas. A arte segue viva, através dos ecrãs. E agora, mais do que nunca, temos todo o tempo do mundo para ver espectáculos de teatro e de dança online, sem sair da cadeira, do sofá ou da cama – vá, não julgamos ninguém. Não será a mesma coisa que ir a um teatro, mas é o que temos por agora. E, na dúvida, é melhor aproveitar. Saiba o que pode ver em streaming nos próximos dias.

Recomendado: Balleteatro apresenta programa online para todas as idades

 

Teatro e dança para ver online esta semana

Night Creature
© DR

Night Creature

A Alvin Ailey American Dance Theater, emblemática companhia de Nova Iorque fundada em 1958 pelo coreógrafo afro-americano Alvin Ailey, está a abrir o seu espólio e a disponibilizar performances, muitas vezes acompanhadas por conversas e vídeos dos bastidores. Entre quinta 23 e domingo 26 fica online no site e no Facebook da companhia Night Creature, uma criação de Ailey de 1974, marcada pelo balanço do jazz de Duke Ellington.

Fuga Sem Fim
© Susana Neves

Fuga Sem Fim

A estrutura Nome Próprio, dirigida pelo coreógrafo Victor Hugo Pontes, começou a lançar online alguns dos seus espectáculos. Depois de Uníssono, esta semana é a vez de Fuga Sem Fim, uma reflexão sobre o conceito de fuga e o acto criativo, disponível até domingo 26.

Publicidade
Macbeth
© João Tuna

Macbeth

O Teatro Nacional São João prossegue a revisitação online das suas produções com Macbeth, tragédia enigmática e perigosa de William Shakespeare aqui encenada por Nuno Carinhas. Conta com um elenco de luxo: João Reis, Emília Silvestre, Joana Carvalho, João Cardoso, Sara Barros Leitão, entre outros. Para ver no Vimeo ou no Facebook desde sexta 24 às 22.00 até domingo 26 às 00.00.

Antígona
© Filipe Ferreira

Antígona

Mais um capítulo das “sextas trágicas” na Sala Online do Teatro Nacional D. Maria II, desta feita com a tragédia de Sófocles pela mão de Mónica Garnel. "Interessa-me tratar este clássico na sua actualidade, por um lado, e na sua humanidade, por outro”, disse a actriz e encenadora aquando da estreia do espectáculo. A transmissão acontece na sexta 24, às 21.00, no Vimeo.

Publicidade
O Preço
© DR

Teatro Aberto

A companhia lisboeta, que foi uma das primeiras a fazer um programa online para a quarentena, vai assinalar o 25 de Abril com o registo de um concerto com canções de Fernando Lopes-Graça, disponível até ao dia seguinte. No que toca ao teatro, até dia 24 fica online o espectáculo O Preço, original de Arthur Miller, e a partir de 27 é exibido Amor e Informação, de Caryl Churchill. A companhia já está a delinear uma nova grelha de programação para Maio.

O programa online do Balleteatro decorre até 15 de Maio
© Luís Ferraz

BT Dentro de Portas

Também o Balleteatro iniciou um programa online, concebido para adultos e crianças. Ao longo da semana há leituras, filmes, mostra de fotografias e vídeos de bastidores. Esta sexta, às 17.00, pode ver a curta-metragem Dido e Eneias, de Filipe Martins, e na terça, às 15.00, siga a sugestão de leitura do escritor Valter Hugo Mãe.

Publicidade
Tiger Country
© Robert Workman

Tiger Country

Parte da iniciativa #HampsteadTheatreAtHome, o teatro londrino lança, esta semana, o streaming de duas das suas produções: Tiger Country (até domingo 26), de Nina Raine, sobre um grupo de médicos e enfermeiros de um hospital de Londres no pico do Inverno (no elenco está Indira Varma, de Game of Thrones), e #AIWW: The Arrest of Ai Weiwei, peça de Howard Brenton baseada na detenção e no interrogatório de 80 dias do artista e activista Ai Weiwei pelo governo chinês (segunda 27 a 3 de Maio).

La Mélancolie des Dragons
© José Caldeira

La Mélancolie des Dragons

Nesta peça de Philippe Quesne, que passou pelo Rivoli em 2018 e agora está disponível online, um grupo de hard rockers fica encalhado no meio da neve dentro de um Citroën AX. Com o que têm à mão, e dando asas à imaginação e fintando a melancolia, criam um pequeno parque de diversões. Inspiração para estes novos tempos.

Publicidade
© DR
© DR

The Beast Will Rise

Impedido de estrear aquela que seria a sua nova criação, The Beast of Blue Yonder, o artista e dramaturgo inglês Philip Ridley pôs a sua equipa a fazer outro projecto: uma série de 14 monólogos, gravados em casa pelos intérpretes e lançados aos domingos online pelas 19.00.

Mais teatro e dança:

O programa online do Balleteatro decorre até 15 de Maio
© Luís Ferraz
Notícias, Teatro e artes performativas

Balleteatro apresenta programa online para todas as idades

Habituado a ensaiar entre quatro paredes para depois se apresentar à cidade, o Balleteatro adapta-se aos tempos de confinamento através do BT Dentro de Portas. A programação online e gratuita, pensada para miúdos e graúdos, decorre até 15 de Maio no Facebook deste centro de artes performativas e escola profissional de teatro e dança. Ao longo de duas semanas, o Balleteatro disponibiliza filmes e documentários, exposições de fotografia e vídeo, horas do conto infantil e sugestões de leitura. Além de artistas e professores da escola, a iniciativa conta com alguns convidados. O BT Dentro de Portas, que arrancou na sexta 17, propõe, para os próximos dias, sugestões de leitura do artista e professor universitário João Sousa Cardoso (terça 21, às 15.00) e do escritor Valter Hugo Mãe (terça 28, às 15.00). Na sexta 24, às 17.00, tem lugar Dido e Eneias, curta-metragem de Filipe Martins em que “duas figuras do imaginário mitológico são transportadas para uma existência mundana”. Já no sábado 25, às 11.00, Marta Nunes dirige-se aos mais pequenos com a leitura de Infância, de João Paulo Seara Cardoso. O Dia Mundial da Dança, assinalado a 29 de Abril, tem, naturalmente, destaque no alinhamento com uma selecção de filmes ao longo do dia: às 15.00, Olívia, de Filipe Martins, recupera o “solo para uma intérprete e uma marioneta”, com coreografia de Isabel Barros e música de Carlos Guedes. De seguida, às 17.00, passa o making-of de Na Minha Parede Escarlate Retratos, espectáculo de Isabel Ba

Há espectáculos até Junho
Pedro Sardinha
Notícias, Teatro e artes performativas

Até Junho, há teatro de marionetas para ver em casa

'Temporada Primavera Em Casa' é o nome da iniciativa do Teatro de Marionetas do Porto que vai disponibilizar gratuitamente peças para levar a cultura a quem está dentro de portas. Os espectáculos são transmitidos de quarta-feira a domingo através de um link divulgado na página de Facebook e Instagram da instituição. "Para este tempo de recolhimento que todos vivemos, a equipa Marionetas do Porto propõe uma temporada de espectáculos que permite ao público descobrir ou revisitar peças emblemáticas dirigidas a todos, de forma a continuarmos juntos", lê-se na publicação em que foi anunciada a iniciativa. Nada ou o silêncio de Beckett e História da Praia Grande são as duas peças que já estiveram disponíveis, mas a iniciativa vai continuar até Julho. Agarre a manta e o computador, em tempo de pandemia o espectáculo continua. + Leia aqui a edição desta semana da Time In Portugal + Portugal #EntraEmCena para ajudar os artistas + Há 20 livros de Fernando Pessoa para download gratuito Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Publicidade
Rivoli
© DR
Notícias, Eventos e festivais

Teatro Municipal do Porto retoma actividade em Setembro

Todos os espectáculos que estavam agendados entre Março e Julho no Teatro Municipal do Porto serão integrados na temporada 2020/2021, que arranca em Setembro. Devido ao impacto provocado pela pandemia de Covid-19, o Teatro Municipal suspendeu a programação entre Março e Julho, mas vai assumir a totalidade dos compromissos com artistas e companhias, integrando todos os 22 eventos que não foram apresentados. A actividade será retomada em Setembro, caso as regras sanitárias impostas na ocasião assim o permitam. Nestes reagendamentos estão contemplados os projectos que seriam apresentados no âmbito do Festival Dias da Dança e as estreias de vários espectáculos nacionais, como Estro/Watts - Poesia da Idade do Rock, do Teatro Experimental do Porto em colaboração com o músico Paulo Furtado (7 e 8 de Novembro), Noite de Primavera, do Teatro Nova Europa (21 a 24 de Janeiro de 2021), e Lágrimas de Crocodilo, dos Jovens Artistas Associados do TMP, Guilherme de Sousa e Pedro Azevedo. Foram atribuídas novas datas às estreias em Portugal de Canzone per Ornella e Postcards from Vietnam (14 e 16 de Janeiro de 2021), do coreógrafo Raimund Hoghe, e de For four walls, RainForest e Sounddance, programa apresentado pelo CCN - Ballet de Lorraine, em comemoração do 100.º aniversário de Merce Cunningham (11 e 12 de Junho de 2021). Anne Teresa de Keersmaeker, coreógrafa e fundadora da companhia belga Rosas, regressará ao Rivoli em 2021, nos dias 12 e 13 de Março, bem como o marionetista francês Renau

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade