A Time Out na sua caixa de entrada

Restaurante, Cascais, Beira Mar
©Joana FreitasBeira Mar

Dez sítios para comer peixe em Cascais

É terra de pescadores, e tem o melhor peixe do mundo. Na próxima escapadinha até à Linha, aproveite para tirar a barriga de misérias nestes sítios para comer peixe em Cascais.

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

A frescura do produto é o que mais importa na hora de comer peixe. Mas arte de o trabalhar, de forma a não danificar a matéria-prima, também é essencial para os verdadeiros apreciadores. Finalmente, um bom serviço também ajuda a que a refeição saiba ainda melhor. Cascais, terra de homens do mar, reúne estas três condições em diversos restaurantes. Vila onde o peixe é rei e senhor, com espécies pescadas ali mesmo ao largo, exemplo dos linguados, corvinas, polvos ou sargos, sem esquecer o marisco, importante é mesmo saber onde comer bom peixe em Cascais. Damos-lhe dez boas opções, para agradar a gregos e a troianos.

Recomendado: Paragens obrigatórias na Rua Amarela, em Cascais

Sete sítios para comer peixe em Cascais

  • Restaurantes
  • Frutos do mar

Está entre os restaurantes favoritos de muitos cascalenses – o chef José Avillez incluído –, por várias razões: a simpatia de quem recebe, a qualidade e frescura do peixe e marisco, a localização em frente ao mar. Uma ida à “Lourdes”, como é conhecida a casa de família, é imperativa, seja para picar umas bruxas, o marisco típico da zona, ou para comer uma das especialidades de peixe da casa.

  • Restaurantes
  • Português

No meio de vários restaurantes iguais no centro de Cascais destaca-se o Beira Mar, um templo da boa comida portuguesa, com a mesma gerência há mais de 40 anos. Aqui imperam as especialidades de peixe, sejam os bichos passados pela grelha ou assados no forno e sempre acompanhados com boas açordas ou arrozes. O que pedir? Linguado à delícia mar, pregado frito com açorda ou filetes de cherne ao caril. Os carnívoros ficam bem servidos com um comité de bifes excelentes.

Publicidade
  • Restaurantes
  • Frutos do mar

Para uma vila tão virada para o turismo como Cascais, a oferta de restaurantes no centro fica um pouco aquém das expectativas. Escapam-se, porém, alguns exemplares como o antigo, mas sempre consistente Luzmar, uma espécie de cervejaria-marisqueira mais requintada.

  • Restaurantes
  • Português

Situado num dos jardins mais emblemáticos do centro de Cascais, é um daqueles restaurantes à moda antiga, bom para almoços de negócios ou para reuniões de família – são sempre as mesmas que se reúnem ali em datas especiais. Tem um famoso linguado de Cascais, uma igual mente famosa cataplana de marisco e uma perdiz à Visconde de chorar por mais.

Publicidade
  • Restaurantes
  • Frutos do mar

A marca Monte Mar tem vindo a crescer ao longo dos anos, qual milagre da multiplicação (dos pães e) dos peixes. Mas o nosso preferido continua a ser o da Estrada do Guincho. De serviço irrepreensível à moda antiga, tem a melhor esplanada de Cascais, com as ondas a rebentar mesmo ao lado das mesas. A ementa é quilométrica, as sugestões do dia, idem, mas isso são só razões válidas para voltar lá sempre e provar coisas novas. Isto se conseguir resistir aos clássicos da casa: os filetes de pescada com arroz de berbigão, o creme de marisco e o linguado frito com açorda.

  • Restaurantes
  • Frutos do mar

Mais um restaurante da ‘estrada do Guincho’ a merecer uma visita. E não, não se trata de falta de imaginação na hora de sugerir onde comer, apenas de querer recomendar o melhor da vila. Dotado de uma garrafeira incrível, talvez uma das melhores da Grande Lisboa, é uma escolha segura para comer peixe e mariscos frescos, enquanto se desfruta de uma belíssima vista para o mar. A casa tem os próprios viveiros, que podem ser visitados.

Publicidade
  • Restaurantes
  • Frutos do mar

Faça chuva, faça sol, seja em que estação do ano for, com o mar manso ou revolto, a vista das Furnas do Guincho é sempre incrível e vale por si. E é do mar que vêm as maravilhas que se comem por lá, seja o marisco fresco ou cozinhado – a saborosa paella, por exemplo – ou o peixe, e aqui o segredo é mesmo ir pelo caminho mais simples e pedir peixe ao sal, uma especialidade da casa. Não contente, há outras opções imperdíveis, como a açorda de lagosta ou a cataplana de polvo, para comer na sala interior ou na esplanada, quando o tempo estiver para isso.

 

  • Restaurantes
  • Frutos do mar

Há quem conheça este restaurante como Casa dos Pescadores, o que diz bastante sobre o dito: o peixe vem directamente da lota e não podia ser mais fresco. Bom sítio para comer sardinhas nos meses de Verão, e todos os outros pescados na zona ao longo do ano, tem um simpático pátio abrigado para noites ventosas.

Publicidade
  • Restaurantes
  • Frutos do mar

Todas as cidades têm as suas cantinas. Lugares onde se come acima da média e que nem sempre entram nos roteiros mais turísticos. O Vela Azul, há anos e anos a dar cartas na arte de trabalhar o peixe, é um desses casos. Fica escondido numa urbanização, mas de GPS vai-se lá parar sem enganos. E vale a pena, sobretudo para comer peixe fresco, feito na grelha, por mãos que já trabalham a matéria-prima há 30 anos. A especialidade são os filetes de garoupa com arroz de tomate, com fama merecida, mas há também peixe grelhado, saladinhas frias e sobremesas caseiras de comer e chorar por mais.

  • Restaurantes

A qualidade do peixe e a localização em cima do mar, em pleno paredão, e ao lado da praia da Poça, em São João do Estoril, são talvez os maiores argumentos para lhe fazer uma visita. Pertencente ao avô do famoso surfista e campeão nacional em título, Vasco Ribeiro, o Snack Bar Surpresa, com uma ampla esplanada, é sempre um bom plano em dias de sol. Da enorme grelha, saem robalos e douradas escaladas, sargos e carapaus, bem como chocos, lulas ou sardinhas, quando é tempo delas. Independentemente da escolha, para acompanhar tem à disposição batatas e legumes cozidos, grelos salteados com azeite e alho, e salada. Não espere um serviço cuidado, nem um espaço instagramável. Espere peixe fresco, imperiais fresquíssimas e, quem sabe, um mergulho no mar mesmo ali em frente.

Outras sugestões

  • Restaurantes

No final dos anos 80 abriram os primeiros restaurantes italianos em Cascais. Sítios com ementas clássicas, a respeitar o receituário que Itália tinha feito viajar até outros países da Europa, com pizzas de massa fina, massas simples e os irresistíveis bifes cozinhados em molhos italianos. Mais tarde chegaram as variações: as pizzas napolitanas, com as massas de bordas grossas, cozinhadas em fornos de lenha que atingem altas temperaturas, e depois as massas frescas caseiras, uma das maiores paixões de quem é fanático pela cozinha do país em forma de bota. Saiba onde comer os melhores pratos italianos em Cascais.

  • Restaurantes

O que encontra nesta completa lista com as melhores esplanadas de Cascais pode ser agrupado em diferentes departamentos. Onde comer bem a ver o mar? Onde atacar uma sanduíche com os pés quase na areia da praia? Pizzas ao ar livre? Ou procura antes uma esplanada secreta? E se quiser um restaurante com esplanada para levar as crianças? A selecção é criteriosa, numa aventura que toca várias gastronomias, como a italiana, a japonesa e até a belga (por esta não devia estar à espera!), sem esquecer, claro, aquele trio imbatível que põe muito boa gente a caminho da vila: o peixe, o mar e o ar livre.

Publicidade
  • Restaurantes

Um dos primeiros restaurantes japoneses em Portugal foi precisamente em Cascais. Já lá vão umas décadas, é certo, e entre esse espaço e o boom de japoneses no país, houve um hiato temporal grande. Nos dias de hoje, felizmente a vila e arredores estão bem servidos em termos de cozinha japonesa. Dos mais tradicionais aos que servem fusão, dos que fazem algumas incursões por outras cozinhas - como a peruana ou a havaiana - aos que procuram a matéria-prima mais exclusiva, há de tudo em Cascais. Para um jantar-experiência, uma mesa cheia de amigos ou um almoço rápido, eis a nossa escolha de restaurantes de sushi em Cascais.

  • Restaurantes

O centro de Cascais não é um hub gastronómico, mas quase. Uma boa fatia dos bons restaurantes da vila – que há-de encontrar noutros artigos deste mesmo site – está localizado no coração do concelho. São eles, a título de exemplo, um dos melhores japoneses da zona, uma pizzeria de fazer lamber os dedos, bons espaços para sujar as mãos com marisco, outros para comer o peixe mais fresco da zona. Uma lista que reúne algumas novidades, mas também aqueles clássicos infalíveis que fazem parte da identidade cascalense. Faça scroll, abra o apetite através da leitura e, finalmente, escolha onde será a sua próxima refeição.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade