É o irmão mais novo do Libertà Kitchen, na Avenida da Liberdade, mas não é apenas uma réplica do original, oferecendo um novo conceito – um Pasta Bar – pela mãos da mesma equipa. Um espaço mais casual, onde tudo se resume a comida italiana boa, simples e autêntica, como resume o chef Silvio Armanni.
O Libertà é um projecto de Alykhan Popat, um empresário de ascendência luso-queniana, responsável por outros projectos gastronómicos em Lisboa. Já Silvio Armanni, natural de Bérgamo, passou quase oito anos na Ásia, entre Xangai, Tóquio e Hong-Kong, em três restaurantes com estrela Michelin, o último dos quais o Octavium (Hong Kong).
Tal como escreveu o crítico da Time Out, Alfredo Lacerda, o Libertà é um “sítio com um pé em Itália, mas com vontade de viajar”. Também neste novo Libertà a herança italiana é respeitada – com a carta a integrar clássicos como o fettucine All’Amatriciana, a foccacia Farcita, a lasagna ou um tiramisú bem leve –, mas também a piscar o olho à modernidade com pratos como o Maltagliati Al Pesto (vegetariano), uma polenta frita servida no cone ou um gnocchi Alla Norma.
E se no espaço original a vista para a cozinha fazia parte da experiência, também no mercado isso acontece, já que junta o melhor de dois mundo: balcão e esplanada.