Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Três projectos em que os livros são as obras de arte

Três projectos em que os livros são as obras de arte

Os livros podem assumir formas magníficas nas mãos de artistas plásticos. Com isso em mente, fomos à procura de bons exemplares e revelamos-lhe agora três projectos em que os livros são as obras de arte

Coral Books
© Marco Duarte Coral Books
Por Sérgio Gomes da Costa |
Publicidade

Emmanuel Nassar, Julião Sarmento, Albuquerque Mendes, Antoni Tàpies, Rafa Forteza, Jaume Plensa, Sobral Centeno, Filipe Cortez, Carolina Pimenta e João Vieira Paiva são alguns dos artistas envolvidos nestes três projectos em que os livros são as obras de arte. As peças, que se caracterizam por uma qualidade e criatividade rara, aparecem sobre múltiplos formatos. Na Coral Books, por exemplo, foram de um livro em fole para os desenhos de Siza, a outro em rolo para os de Nikias, passando por um postal de Manuel Casimiro ou uma caixa-moldura para Bernardo Pinto de Almeida.

Recomendado: Galerias de arte que deve conhecer no Porto

Três projectos em que os livros são as obras de arte

1
Artist Book Gallery
© DR
Arte, Galerias

Artist Book Gallery

icon-location-pin Bonfim

Nuno Centeno deu recentemente nas vistas com a sua nova galeria, pela dimensão grandiosa do espaço, mas há lá outra novidade que tem sido menos referida: a Artist Book Gallery. Partilha as instalações com a Galeria Nuno Centeno mas pretende-se que seja um projecto autónomo, estando mesmo a ser preparado um website próprio. A ideia passa por encarar o conceito de livro na sua acepção mais lata e tomá-lo como um suporte artístico, ficando garantido que todas as obras serão únicas. Entre os autores deste acervo estão nomes como Emmanuel Nassar, Julião Sarmento, Albuquerque Mendes, Sobral Centeno, Filipe Cortez, Carolina Pimenta e João Vieira Paiva, numa diversidade de gerações e abordagens que irá sendo revelada com o calendário de exposições da galeria.

2
espacio/Jhannia Castro
© João Saramago
Arte

espacio/Jhannia Castro

icon-location-pin Cedofeita

Entre as novidades do Quarteirão de Miguel Bombarda está o espacio/Jhannia Castro. É um projecto extremamente criterioso nas escolhas, indo do design à fotografia, e que tem nos livros de arte um dos seus destaques. Está-se a falar de peças de editoras como Assouline, Artika e Tristán Barbarà, com edições bastante reduzidas e uma criatividade rara. São objectos que levam a ideia de livro a outro patamar, tanto pela qualidade dos materiais como pela escala e pelo cuidado gráfico, havendo alguns com obras originais dos artistas no seu interior. Entre os representados contam-se Antoni Tàpies, Rafa Forteza, Jaume Plensa, Fernando Botero e outros. O próprio espacio/ Jhannia Castro está a começar uma colecção dedicada aos fotógrafos que expõe.

Publicidade
3
Coral Books
© Marco Duarte

Coral Books

Existe desde 2016 e é uma editora que prova ser possível criar livros objecto em Portugal. Está sediada no Mercado Municipal de Matosinhos e já publicou obras de autores como Álvaro Siza, Manuel Casimiro, Nikias Skapinakis e Bernardo Pinto de Almeida. As edições têm oscilado entre os 50 e os 200 exemplares, havendo um cunho artesanal evidente no cuidado com os detalhes e a qualidade dos materiais. As soluções têm sido múltiplas, desde um livro em fole para os desenhos de Siza, a outro em rolo para os de Nikias, passando por um postal de Manuel Casimiro ou uma caixa-moldura para Bernardo Pinto de Almeida. Podem ser encontrados nas duas lojas da Porto Design Biennale, na Lello & Irmão e na livraria de Serralves.

Mais arte no Porto

Viola
©Casa Museu Teixeira Lopes
Arte, Obra-prima

16 obras de arte para ver no Porto

Provavelmente nunca reparou, mas há muitas obras de arte espalhadas pela cidade e, algumas delas, estão mesmo debaixo do seu nariz. A pensar na sua cultura geral e artística, reunimos 16 obras de arte para ver no Porto, de visita obrigatória. Da pintura à escultura, passando pela arte urbana, onde aparecem murais grafitados, até colecções únicas de soldadinhos de chumbo em museus, aqui tem um pouco de tudo. Para admirar sozinho ou acompanhado, com amigos ou em família, pegue nesta lista, dê um passeio pela cidade e aplauda os artistas da Invicta.

Museu de Farmácia do Porto
© João Saramago
Coisas para fazer, Exposições

Os melhores museus no Porto

A oferta cultural portuense é vasta, apesar de, por vezes, escapar ao radar dos mais distraídos. E no que diz respeito a museus, não podíamos estar melhor servidos, já que a quantidade e a qualidade falam por si só. Estão espalhados por todos os recantos da Invicta e há para todos os gostos e épocas, da escultura à imprensa, e do futebol à pintura, pelo que visitá-los devia ser instituído como uma disciplina obrigatória nas escolas do país ou como programa não-facultativo aos fins-de-semana. Para lhe facilitar a vida, preparámos-lhe o roteiro dos melhores museus do Porto, para (re)descobrir a História e as estórias que conservam.

Publicidade
Mural da Trindade criado por Mr. Dheo
© DR
Arte, Arte urbana

Roteiro da arte urbana no Porto

Com nomes de artistas reconhecidos além-fronteiras, como Mr. Dheo, Hazul, Vhils ou Daniel Eime, aqui tem um guia com a melhor arte urbana no Porto. Da Rua da Madeira, passando pela Rua Miguel Bombarda e acabando em Miragaia, nenhum ponto foi esquecido. Carregue a bateria do telemóvel e seja um turista na sua própria cidade.

Publicidade