Cinco bares para ouvir música ao vivo no Porto

Música feita à sua frente bate qualquer smartphone? Estes cinco bares para ouvir música ao vivo no Porto são para si

© Marco Duarte

Gosta de ouvir música feita num bar com os devidos instrumentos e músicos a tocar para si? Nós também, e procurámos os melhores locais onde ela acontece. Se percorre constantemente os sites de música e as agendas de espectáculos em busca de actuações ao vivo, eis o que também deve fazer: consultar esta lista de bares da Invicta que deve conhecer, ou aos quais deve regressar, para ouvir boa e variada música ao vivo.

Cinco bares para ouvir música ao vivo no Porto

Hot Five

Se é fã do ambiente acolhedor, pouco iluminado e intimista que associa aos clubes de jazz nova-iorquinos, este é para si. O Hot Five (nome completo: Hot Five Jazz & Blues Club) tem uma área considerável, com dois pisos, e se aprecia este tipo de clubes dificilmente vai encontrar um na Invicta que o faça sentir mais em casa. Fica na Batalha e realiza concertos todas as semanas de quarta-feira a sábado, em estilos que podem ir do jazz aos blues, funk à soul, incluindo alguns concertos tributo. Sinta-se em casa (ou na Grande Maçã, ou em Nova Orleões...). 

Batalha

Casa do Livro

Nesta casa faz-se mais do que beber vinho e outras bebidas, ou dançar ao som dos diferentes estilos dos DJs que por lá passam ao fim-de-semana. Na Casa do Livro também há música ao vivo, tendencialmente às terças-feiras. Por lá já passaram nomes como Nanghiti, Tresor&Bosxh, Luca Argel, Aline Paes e André Siqueira, mais a banda de Seu Jorge. Os nomes são divulgados semanalmente na página de Facebook, por isso esteja atento.

Galerias
Publicidade

Mirajazz

Se gosta de finais de tarde com boa vista e banda sonora a condizer então este sítio vai muito provavelmente encher-lhe as medidas. O nome já lança o mote para o que por aqui se passa: é um miradouro sobre o Douro onde se ouve jazz. Está aberto todos os dias, mas é ao sábado e domingo que a magia acontece — todos os fins-de-semana, o Mirajazz recebe bandas e presenteia os ouvidos de quem sobe a escadaria do lado da Ribeira. Também há tapas e uma extensa carta de vinhos para afinar o programa.

Miragaia

Rua

Na Travessa de Cedofeita não falta movimento nocturno, as conversas ao relento regadas a finos. Para quem preferir o calor do Rua tem como bónus boa música ao vivo. Até ao final de Março há concertos garantidos de quinta-feira a sábado: à quinta acontecem rodas de samba, à sexta e sábado os espectáculos vão variando entre o samba, música cubana, pop ou rock.

Cedofeita
Publicidade

Maus Hábitos

Além das exposições, workshops, festas e filmes, nos Maus Hábitos também há música ao vivo todas as semanas. Pode acontecer uma, duas ou mais vezes por semana. Lá acolhe-se uma infindade de estéticas sonoras — só tem que estar atento à agenda.

Santa Catarina

Também poderá gostar de...

Roteiro das casas de fado no Porto

Sim, o fado tende a ser mais associado a Lisboa e a Coimbra, mas a história desta cultura musical no Porto é também longa e ilustre. Não faltam na Invicta casas onde qualquer amador desta arte pode arriscar cantorias à frente de público, assim como espaços onde brilha uma constelação local de estrelas da voz e da guitarra. Se está pronto para a descoberta das casas de fado no Porto vá pelas nossas sugestões.   

Por Mariana Duarte

Sair à noite no Porto: oito paragens obrigatórias até amanhecer

A noite no Porto é um mundo pequeno mas intenso, concentrado num punhado de zonas de grande actividade onde é possível aliar espaços clássicos a muitas casas que vão aparecendo com ideias novas. Este guia conciso do que fazer na Invicta entre a saída e a reentrada em cena do sol tem tudo isso, da cerveja artesanal para embalar o fim do dia aos templos da dança onde as horas não contam. Vá por aqui.

Por Mariana Duarte
Publicidade

Comentários

0 comments