Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Está em teletrabalho? Alongue e faça estes exercícios de ginástica laboral

Está em teletrabalho? Alongue e faça estes exercícios de ginástica laboral

Pedimos ajuda a um fisioterapeuta do Holmes Place. As sugestões são para pôr em prática durante o teletrabalho

teletrabalho
Claudio Schwarz | Unsplash
Por Francisca Dias Real |
Publicidade

Trabalhar em casa não é tão maravilhoso como talvez idealizasse. Os filhos, o frigorífico à disposição, a vontade súbita de limpar o pó dos candeeiros, a vida lá fora que vê da janela, um sem-fim de distrações que o fazem perder tempo durante o horário de expediente. As pausas que vai fazendo ao longo do dia são fundamentais, têm é de ser canalizadas para aspectos que ajudem na produtividade e no próprio desempenho – é o caso da ginástica laboral. Tanto no escritório como em teletrabalho, deve manter o corpo activo para evitar o acumular de tensões e lesões musculares mais graves. 

A Time Out pediu ajuda a quem percebe da coisa para lhe podermos dar umas dicas que pode pôr em prática na sua área de trabalho aí em casa. Rita Franco, fisioterapeuta e personal trainer do Holmes Place, dá um empurrãozinho na tarefa e prescreve alguns exercícios de baixa intensidade e fáceis de executar – são sobretudo alongamentos e exercícios posturais e de mobilidade articular.

“Em termos de benefícios para o nosso corpo, vai contribuir para uma sensação de bem-estar, além de combater e prevenir doenças profissionais como o sedentarismo, stress, depressão e ansiedade”, explica Rita. “Melhora a flexibilidade, a coordenação, a resistência e a postura, e diminui inflamações, traumas, a tensão muscular desnecessária e o esforço na execução de tarefas diárias”. Já a nível psicológico, ajuda a melhorar a concentração no trabalho, desenvolve a consciência corporal e combate tensões emocionais.

Os exercícios devem ser feitos durante cerca de 15 minutos diariamente, ou pelo menos três vezes por semana. 

Recomendado: Três canais do YouTube para fazer exercício em casa

Faça estes exercícios de ginástica laboral

1
Holmes Place - ginástica Laboral
Holmes Place

1. Alongamento axial e flexão lateral do tronco

Alongamento axial Na posição de pé ou sentado na cadeira, entrelace os dedos das mãos e estenda os cotovelos, mantendo os ombros longe das orelhas. 

Flexão lateral do tronco – Na mesma posição que a anterior, incline o tronco lateralmente para a direita e depois para a esquerda.

2
Holmes Place - ginástica Laboral
Holmes Place

2. Alongamento do pulso

Alongamento em flexão – Na posição de pé ou sentado, junte as costas das mãos o mais possível, mantendo os cotovelos elevados.

Alongamento em extensão – Na posição de pé ou sentado, junte as palmas das mãos o mais possível, mantendo os cotovelos elevados.

Publicidade
3
Holmes Place - ginástica Laboral
Holmes Place

3. Alongamento do trapézio e ombro

Na posição de pé ou sentado na cadeira, puxe com uma mão a cabeça para a lateral, ao mesmo tempo que coloca a mão oposta na região lombar. Após 15 a 20 segundos, troque de lado. Tem também uma opção de mobilização articular, que é feita sem o auxílio das mãos. Faça só a inclinação lateral do pescoço para ambos os lados, 15 a 20 vezes.

 

 

4
Holmes Place - ginástica Laboral
Holmes Place

4. Alongamento de grande peitoral

Na posição de sentado, com a coluna apoiada no encosto da cadeira, coloque as mãos atrás da cabeça, entrelace os dedos e afaste os cotovelos o mais que conseguir. Sente os músculos a esticar? É isso.

 

Publicidade
5
Holmes Place - ginástica Laboral
Holmes Place

5. Mobilização articular - Flexão anterior do tronco

Sentado na cadeira, faça uma flexão anterior do tronco até apoiar as mãos no solo na expiração e retorne na inspiração. Existe ainda uma opção de alongamento que é feita flectindo o tronco à frente mantendo a posição.

6
Holmes Place - ginástica laboral
Holmes Place

6. Alongamento dos músculos posteriores da coxa e quadricípite

Alongamento dos músculos posteriores da coxa - Na posição de sentado na cadeira com uma perna estendida, flita o tronco e puxe a ponta do pé para trás. Mantenha a posição e troque de lado. 

Alongamento do quadricípite – Na posição de pé com uma mão apoiada no encosto da cadeira e a outra a puxar o pé da perna oposta até este tocar nos glúteos. Mantenha a posição e troque de lado.

Mais exercícios para fazer em casa

Recorre à câmara do telemóvel para monitorizar os treinos
DR
Notícias, Desporto e boa forma

Nova aplicação monitoriza exercício físico em tempo real

Se treinar em casa o deixa desanimado por não ter motivação, a aplicação móvel AGIT, criada pela startup da Universidade do Porto com o mesmo nome, pode ser uma boa ajuda. Através dela, pode monitorizar em tempo real o seu exercício físico e perceber como está a ser a sua performance. A aplicação, já disponível para Android, recorre à câmara do telemóvel e a uma tecnologia de reconhecimento do exercício físico para dar feedback em tempo real aos utilizadores. Em relação ao treino, é a própria app que disponibiliza um desafio de até quatro minutos por semana para os utilizadores executarem. Depois do exercício feito, é criada uma tabela de classificações com vários utilizadores, gerando-se uma espécie de competição saudável. "A ideia de criar a AGIT surgiu há pouco mais de um ano e partiu de Tomás Albuquerque e de Tiago Santos, antigo estudante de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP, que já se conheciam desde os tempos de escola e partilhavam uma paixão pela engenharia. Francisco Friande, que estuda Engenharia Informática e Computação na FEUP, depressa se juntou à equipa com os seus conhecimentos de programação", explica a Universidade do Porto no seu portal de notícias. "Contribuir para ajudar as pessoas a manter a sua saúde física e mental intactas" é um dos objectivos da startup. Se ainda não fez o seu treino hoje, aproveite para experimentar a aplicação. Mexa-se. + Três canais do YouTube para fazer exercício físico em casa + Do samba ao hip-hop, há aulas de dança para s

Upfit
© DR
Notícias, Desporto e boa forma

Universidade do Porto ajuda a fazer exercício físico à distância

Mesmo ficando em casa, devemos continuar a manter-nos activos e saudáveis. A pensar nisso, o Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) lançou um conjunto de aulas de grupo online para promover a actividade física. Independentemente da idade ou condição física, vai poder acompanhar a partir de casa estas aulas, que duram entre 15 a 20 minutos e são publicadas no Youtube, Facebook e Instagram do CDUP-UP. Segundo Hugo Rodrigues, coordenador de musculação e cardio fitness, os vídeos incluem “exercícios de simples execução” e “podem ser realizados em qualquer local pois não precisam de material suplementar”. A coordenadora das actividades aquáticas, Maria Sousa, acrescenta que “a actividade física é fundamental para o bem-estar de toda a população". Num período de maior resguardo social, os profissionais do desporto devem desempenhar “um papel activo a ajudar a comunidade”. Até ao momento, foram partilhados dez vídeos e estão agendadas mais quatro aulas colectivas para o resto da semana: ABS, Kids, Musculação, Yoga e Circuit Training (consulte os horários aqui). + Imprensa Nacional disponibiliza 15 livros para download gratuito + Veja concertos em directo a partir de casa Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade