Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

12 ideias para aproveitar o bom tempo no Porto
Quer tirar partido do Verão, mas não sabe muito bem como? Nesta lista damos-lhe 12 ideias para aproveitar o bom tempo no Porto
Bem sabemos que o calor atrai a moleza, mas isso não é desculpa para ficar sentado no sofá à frente da ventoinha. Agora que o Verão parece ter chegado (nunca fiando), fizemos-lhe uma lista com 12 ideias para aproveitar o bom tempo no Porto. E temos de tudo um pouco. Desde praias com parques infantis, piqueniques com direito a um pôr-do-sol fora de série, a tainadas ao ar livre e copos com os amigos. Ainda guardámos espaço para passeios em jardins e lambidelas em gelados. Aproveite bem esta época estival.
Recomendado: Os melhores restaurantes para jantar ao ar livre no Porto
12 ideias para aproveitar o bom tempo no Porto
1. Refresque-se na Praia do Homem do Leme
A Foz está cheia de praias e estender a toalha na Praia do Homem do Leme pode ser uma boa ideia se quer refrescar-se sem sair do Porto. Como todas as praias desta zona, está artilhada com bandeira azul e com rochas que já fazem parte do cenário. Para os mais pequenos há um parque infantil em formato de barco, mesmo em frente à praia; e para os maiores, dois bares com tudo o que apetece no Verão: tremoços, finos, mojitos e por aí fora.
2. Faça um piquenique no Jardim das Virtudes
Nos dias mais quentes o Jardim do Passeio das Virtudes transforma-se numa espécie de esplanada ao ar livre. Leve consigo uma toalha e uma marmita recheada de petiscos. Depois, aproveite o espaço, principalmente o jardim e a vista incrível sobre o rio. Se ficar por lá até ao final do dia, admire o pôr-do-sol seráfico que lhe vai valer montes de corações no Instagram.
3. Leve o seu animal de estimação a passear ao Parque da Cidade
Os seus 83 hectares e a frente de mar tornam-no especial. É o sítio certo para fazer jogging, mas também para um passeio com o seu melhor amigo de quatro patas. Se a fome apertar, tem o Soundwich mesmo à mão, ideal para refeições ligeiras, mas que também serve um menu completo pensado para os caninos.
4. Dê um passeio pelos Caminhos do Romântico
A partir dos Jardins do Palácio de Cristal e em direcção ao Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, o percurso Porto do Romantismo faz-se através de um empedrado torto, levantado em alguns pontos pelas raízes das árvores. Paredes meias com o Solar do Vinho do Porto e o Museu Romântico, há um jardim com uma bonita vista sobre o Douro que merece a sua atenção.
5. Beba um mojito no Base
Junte os amigos e ponha a conversa em dia sentado na esplanada em madeira, cheia de sofás e mesas altas. Peça uma bebida, como um mojito (6€) por exemplo, e aproveite a companhia, quer dos amigos, quer das oliveiras que rodeiam o espaço, ou da Torre dos Clérigos que se impõe na paisagem. Tudo isto ao som de boa música (uma mistura de soul, jazz, r&b e bossa nova).
6. Admire obras de arte na Rua de Miguel Bombarda
Arte, design e lojas fora da caixa... A Rua de Miguel Bombarda é um bom sítio para passear tendo em conta que é a zona mais artística da cidade. Por lá encontra arte urbana pelas paredes, lojas alternativas e muitas galerias artísticas. Aliás, porta-sim-porta-não há um artista novo para conhecer dentro de uma galeria de arte.
7. Coma um gelado na La Copa
Gosta de gelados? Então entrou no sítio certo. A La Copa tem mais de duas dezenas de sabores artesanais e dá sempre prioridade à fruta da época. Há ainda crepes, panquecas, gofres... Mas se já entrou na La Copa, comprou um gelado e foi à sua vida, saiba que está a perder um terraço interior que vale bem a pena. Chama-se Terrazza La Copa e está decorado com várias flores, como amores-perfeitos e alegrias, uma oliveira, uma trepadeira, uma fonte de água e bicicletas vintage.
8. Mergulhe na piscina do Palácio do Freixo
O Pestana Palácio do Freixo, remodelado em 2009, foi projectado por Nicolau Nasoni no século XVIII. À sua espera, nestes dias de bom tempo, está uma grande piscina aberta ao público, panorâmica e infinita, rodeada por um deck de madeira cheio de espreguiçadeiras. No local há ainda um jardim relvado e um bar de apoio. Aproveite para registar o momento com fotografias, não é todos os dias que se nada num Monumento Nacional.
9. Petisque na Casa de Pasto da Palmeira
A tradição ainda é o que era e a Casa de Pasto da Palmeira, na Cantareira, permanece uma boa escolha para petiscos ao fim da tarde. Os queques de alheira, os rolos de frango e o bolo de chocolate são clássicos, mas todos os meses há novidades criadas pelo chef João Pupo Lameiras. E não se esqueça que, nas mesas da frente da esplanada, a vista para o rio é melhor.
10. Brinque com os miúdos no Jardim de Arca d'Água
O Jardim de Arca D'Água é um dos mais bonitos do Porto e um dos menos aproveitados. Tem um parque infantil para entreter os miúdos, um lago com patos, um café que é palco de partidas de sueca regulares, um coreto amoroso e uns cantinhos muito românticos mesmo a pedir umas selfies a dois. Portanto, é o local ideal para deixar os miúdos a brincar e aproveitar o momento.
11. Beba um copo na Capela Incomum
Crente ou não crente, é difícil passar ao lado do Capela Incomum, um wine bar que fica numa antiga capela do século XIX, com altar incluído e tudo. Se no Inverno o espaço interior é como uma sala de estar, no Verão a esplanada é aquilo que se quer, com um Porto tónico tinto na mão (4€). Seja como for, a ideia é ter um fim de tarde calmo a dois ou com um pequeno grupo de amigos, sobretudo a provar e a descobrir vinhos portugueses, com destaque para as regiões do Douro e do Minho.
12. Veja o pôr do sol na Douro Marina
Com capacidade para centenas de barcos, a Douro Marina é também um bom sítio para relaxar. Por lá encontra uma academia de vela, cafés e restaurantes. Mas o mais importante é a admirável vista para o rio, que fica ainda mais bela ao cair do dia. Leve a sua cara-metade e desfrute do momento.
Mais para fazer no Porto
As melhores esplanadas no Porto
Quando o sol começa a fazer sentir-se, não há nada melhor do que tomar um copo enquanto se faz uma espécie de fotossíntese. Foi a pensar nessa necessidade vital que reunimos as melhores esplanadas no Porto: as que têm uma vista incrível, as que ficam a caminho de casa e até aquelas que juntam o melhor de dois mundos, a praia e os petiscos.
Coisas para fazer em família no Porto
Está saturado das semanas intermináveis de chuva e de fins-de-semana passados entre quatro paredes? Já não sabe o que fazer à energia dos mais novos lá de casa? Este sábado pode acordar cedo os miúdos — ou deixar-se acordar por eles — guardar os impermeáveis e sair à rua. Não, não chegou o Verão, mas a Primavera quer florescer e faz um breve intervalo na chuva. E como fim-de-semana é sinónimo de família e programas bem passados, damos-lhe algumas sugestões para o fazer fora de casa.
Os dez melhores sítios para ver o pôr-do-sol no Porto
Há lá coisa mais bela do que ver o Sol a desaparecer no horizonte? Convide a sua cara-metade para passear, os seus amigos para beber um copo, ou aproveite o seu final de tarde numa esplanada. Estes são os dez melhores sítios para ver o pôr-do-sol no Porto.