Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Ideias para aproveitar o bom tempo no Porto
Piscina das Marés de Álvaro Siza, em Leça da Palmeira
© Câmara Municipal de Matosinhos Piscina das Marés

Ideias para aproveitar o bom tempo no Porto

Quer tirar partido do Verão, mas não sabe muito bem como? Nesta lista damos-lhe 13 ideias para aproveitar o bom tempo no Porto.

Por Editores da Time Out Porto
Publicidade

Bem sabemos que o calor atrai a moleza, mas não precisa de ficar sentado no sofá à frente da ventoinha. Agora que o Verão chegou, fizemos uma lista com algumas ideias para aproveitar o bom tempo no Porto. E temos de tudo um pouco. Desde praias com parques infantis, piqueniques com direito a um pôr-do-sol fora de série, a tainadas ao ar livre e copos com os amigos. Ainda guardámos espaço para passeios em jardins e lambidelas em gelados. Aproveite esta época estival ao ar livre.

Recomendado: Os melhores restaurantes para jantar ao ar livre no Porto 

Ideias para aproveitar o bom tempo no Porto:

Parque Infantil do Homem do Leme
Parque Infantil do Homem do Leme
© DR.

1. Refresque-se na Praia do Homem do Leme

Miúdos Parques infantis Foz

A Foz está cheia de praias e estender a toalha na Praia do Homem do Leme pode ser uma boa ideia se quer refrescar-se sem sair do Porto. Como todas as praias desta zona, está artilhada com bandeira azul e com rochas que já fazem parte do cenário. Para os mais pequenos há um parque infantil em formato de barco, mesmo em frente à praia; e para os maiores, dois bares com tudo o que apetece no Verão: tremoços, finos, mojitos e por aí fora. 

Jardim das Virtudes
Jardim das Virtudes
© João Saramago

2. Faça um piquenique no Jardim das Virtudes

Atracções Parques e jardins Baixa

Nos dias mais quentes, o Jardim das Virtudes transforma-se numa espécie de esplanada ao ar livre. Leve consigo uma toalha e uma marmita recheada de petiscos. Depois, aproveite o espaço, principalmente o jardim e a vista incrível sobre o rio. Se ficar por lá até ao final do dia, admire o pôr-do-sol seráfico, que lhe vai valer montes de corações no Instagram.

Publicidade
Parque Canino da Quinta do Covelo
Parque Canino da Quinta do Covelo
© Filipa Brito / Câmara Municipal do Porto

3. Leve o seu animal de estimação a passear ao Parque Canino da Quinta do Covelo

Coisas para fazer Constituição

Com uma área aproximada de 3800 metros quadrados, este espaço de recreio na Quinta do Covelo tem duas zonas distintas – uma para cães de maior porte e outra para os de menor porte. Com muita sombra, proporcionada pela vasta vegetação desta zona verde, o parque tem bancos em betão, bebedouros (humanos e caninos) e dispensadores de sacos para a recolha e deposição dos dejectos dos cães. 

Museu Romântico
Museu Romântico
© DR

4. Dê um passeio pelos Caminhos do Romântico

Museus História Massarelos

A partir dos Jardins do Palácio de Cristal e em direcção ao Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, o percurso Porto do Romantismo faz-se através de um empedrado torto, levantado em alguns pontos pelas raízes das árvores. Paredes meias com o Solar do Vinho do Porto e o Museu Romântico, há um jardim com uma bonita vista sobre o Douro que merece a sua atenção.

Publicidade
Restaurante, Casa D'Oro, Cozinha Italiana
Restaurante, Casa D'Oro, Cozinha Italiana
©DR

5. Almoce na Casa D'Oro

Restaurantes Italiano Porto

Uma italiana de gema abriu um espaço dois-em-um na torre que em tempos foi usada como observatório da construção da Ponte da Arrábida. O andar de baixo, quase ao nível do rio, é um restaurante mais formal. O de cima serve algumas das melhores pizzas da cidade, que pode pedir às metades. Do terraço ou das janelas envidraçadas, o pôr-do-sol é sempre um espectáculo.

Base Porto
Base Porto
© João Saramago

6. Beba um mojito no Base

Bares Cafés/bares Clérigos

Junte os amigos e ponha a conversa em dia sentado na esplanada em madeira, cheia de sofás e mesas altas. Peça uma bebida, como um mojito (7€), e aproveite a companhia, quer dos amigos, quer das oliveiras que rodeiam o espaço, ou da Torre dos Clérigos que se impõe na paisagem. Tudo isto ao som de boa música – uma mistura de soul, jazz, r&b e bossa nova.

Publicidade
Miguel Bombarda
Miguel Bombarda
© João Saramago

7. Admire obras de arte na Rua de Miguel Bombarda

Coisas para fazer Cedofeita

Arte, design e lojas fora da caixa. A Rua de Miguel Bombarda é um bom sítio para passear, tendo em conta que é a zona mais artística da cidade. Por lá encontra arte urbana pelas paredes, lojas alternativas e muitas galerias. Aliás, porta-sim-porta-não, há um artista novo para conhecer dentro de uma galeria de arte. 

Piscina das Marés
Piscina das Marés
© Matosinhos Sport

8. Mergulhe na Piscina das Marés

Coisas para fazer Leça da Palmeira

A Piscina das Marés em Leça da Palmeira, projectada pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira, conta já com mais de 50 anos de história. Inaugurada em 1966, e qualificada como Monumento Nacional desde 2011, este espaço aglomera um conjunto de piscinas de água salgada, sob a brisa marítima que ali se sente. Pode consultar o preçário aqui

 

Publicidade
Lavoratta
Lavoratta
© The Foodies Club

9. Coma um gelado na Lavoratta

Restaurantes Geladarias Santa Catarina

A rua mais conhecida do Porto tem uma gelataria artesanal, onde também pode provar saladas, crepes e waffles doces e salgados, concebidos sob a consultoria do chef João Pupo Lameiras. Mas a grande estrela é uma fonte de chocolate Callebaut, com 55% cacau, para adicionar como topping a qualquer pedido. Pode lambuzar-se com isto tudo na esplanada interior coberta ou no deck interior descoberto, com um jardim vertical.

Jardim de Arca d'Água
Jardim de Arca d'Água
©João Samarago

10. Brinque com os miúdos no Jardim de Arca d'Água

Atracções Parques e jardins Constituição

O Jardim de Arca D'Água é um dos mais bonitos do Porto e um dos menos aproveitados. Tem um parque infantil para entreter os miúdos, um lago com patos, um café que é palco de partidas de sueca regulares, um coreto amoroso e uns cantinhos muito românticos mesmo a pedir umas selfies a dois. Portanto, é o local ideal para deixar os miúdos a brincar e aproveitar o momento. 

Publicidade
Praia Fluvial da Lomba
Praia Fluvial da Lomba
© DR

11. Apanhe sol na Praia Fluvial da Lomba

Atracções Praias Grande Porto

O extenso areal e a possibilidade de fazer campismo são dois dos grandes atractivos da Praia Fluvial da Lomba. Situada no concelho de Gondomar, conta com um conjunto de infra-estruturas de apoio considerável, que inclui parque de estacionamento, parque de merendas, churrasqueiras, café com esplanada e chuveiros exteriores. 

 

capela incomum
capela incomum
©João Saramago

12. Beba um copo na Capela Incomum

Bares Cedofeita

Crente ou não crente, é difícil passar ao lado do Capela Incomum, um wine bar que fica numa antiga capela do século XIX, com altar incluído e tudo. Se no Inverno o espaço interior é como uma sala de estar, no Verão a esplanada é aquilo que se quer, com um Porto tónico tinto na mão (4€). Seja como for, a ideia é ter um fim de tarde calmo a dois ou com um pequeno grupo de amigos, sobretudo a provar e a descobrir vinhos portugueses, com destaque para as regiões do Douro e do Minho. 

Publicidade
Pôr-do-sol - Douro Marina
Pôr-do-sol - Douro Marina
© Marco Duarte

13. Veja o pôr-do-sol na Douro Marina

Coisas para fazer Vila Nova de Gaia

Com capacidade para centenas de barcos, a Douro Marina é também um bom sítio para relaxar. Por lá encontra uma academia de vela, cafés e restaurantes. Mas o mais importante é a admirável vista para o rio, que fica ainda mais bela ao cair do dia. Leve a sua cara-metade e desfrute do momento. 

Mais para fazer no Porto:

Letraria - Craft Beer Garden
© Cláudia Paiva

As melhores esplanadas no Porto

Restaurantes Cafés

Nos dias de sol, não há nada melhor do que beber um copo enquanto se faz uma espécie de fotossíntese, até porque é importante não esquecer a vitamina D. Foi a pensar nessa necessidade vital que reunimos as melhores esplanadas no Porto: as que têm uma vista incrível, as que ficam a caminho de casa e até aquelas que juntam o melhor de dois mundos, a praia e os petiscos. Entre nesta lista, ligue aos amigos e combine o próximo encontro. O melhor da vida é isto, não diga que não. Se quiser fazer da varanda lá de casa uma esplanada, abra o computador e encomende cerveja artesanal ou uma boa garrafa de vinho

Recomendado: Os melhores bares de cerveja no Porto

Afurada
© João Saramago

Os melhores miradouros no Porto

Coisas para fazer

O Porto está cheio de paisagens deslumbrantes e de lugares onde ficar deslumbrado delas. Vá em passeio pela cidade e alimente o olhar, a alma e o seu feed do Instagram com esta lista dos melhores miradouros no Porto. É um plano infalível para aproveitar o bom tempo. Se depois disso quiser exercitar o corpinho, pode sempre apostar num dos melhores sítios para correr ou para andar de bicicleta no Porto. Quando o dia estiver a terminar, se estiver a precisar de recarregar energias, encomende o lanche ou o jantar a um dos restaurantes saudáveis da cidade. 

Recomendado: Os sítios mais instagramáveis do Porto

Publicidade
Jardim de Arca d'Água
Fotografia de João Samarago

Os melhores parques e jardins no Porto

Coisas para fazer Caminhadas e passeios

O Porto está particularmente bem servido neste departamento. Sim, não nos poupamos de elogios à cidade. Do Parque de Serralves ao Jardim das Virtudes, é difícil cansarmo-nos dos espaços verdes espalhados um pouco por todo o lado. Cada um tem a sua história, a sua identidade, e o seu melhor ângulo para a fotografia nas redes sociais. É fácil perceber porque é que estes são os melhores parques e jardins no Porto: são boas opções para passear ao fim-de-semana, fazer algum exercício fisico ou até para descansar no final de um dia longo de trabalho. 

Recomendado: Os melhores miradouros no Porto

Recomendado

    Também poderá gostar

      Best selling Time Out Offers
        Publicidade