12 ideias para aproveitar o bom tempo no Porto

Quer tirar partido do Verão, mas não sabe muito bem como? Nesta lista damos-lhe 12 ideias para aproveitar o bom tempo no Porto
© DR Debaixo de água ou numa caminhada, não faltam ideias para aproveitar o bom tempo
Publicidade

Bem sabemos que o calor atrai a moleza, mas isso não é desculpa para ficar sentado no sofá à frente da ventoinha. Agora que o Verão parece ter chegado (nunca fiando), fizemos-lhe uma lista com 12 ideias para aproveitar o bom tempo no Porto. E temos de tudo um pouco. Desde praias com parques infantis, piqueniques com direito a um pôr-do-sol fora de série, a tainadas ao ar livre e copos com os amigos. Ainda guardámos espaço para passeios em jardins e lambidelas em gelados. Aproveite bem esta época estival.

Recomendado: Os melhores restaurantes para jantar ao ar livre no Porto 

12 ideias para aproveitar o bom tempo no Porto

1
Parque Infantil do Homem do Leme
© DR.
Miúdos, Parques infantis

Refresque-se na Praia do Homem do Leme

icon-location-pin Foz

A Foz está cheia de praias e estender a toalha na Praia do Homem do Leme pode ser uma boa ideia se quer refrescar-se sem sair do Porto. Como todas as praias desta zona, está artilhada com bandeira azul e com rochas que já fazem parte do cenário. Para os mais pequenos há um parque infantil em formato de barco, mesmo em frente à praia; e para os maiores, dois bares com tudo o que apetece no Verão: tremoços, finos, mojitos e por aí fora. 

2
Jardim das Virtudes
©João Saramago
Atracções, Parques e jardins

Faça um piquenique no Jardim das Virtudes

icon-location-pin Baixa

Nos dias mais quentes o Jardim do Passeio das Virtudes transforma-se numa espécie de esplanada ao ar livre. Leve consigo uma toalha e uma marmita recheada de petiscos. Depois, aproveite o espaço, principalmente o jardim e a vista incrível sobre o rio. Se ficar por lá até ao final do dia, admire o pôr-do-sol seráfico que lhe vai valer montes de corações no Instagram.

Publicidade
3
parque da cidade
©João Saramago
Atracções, Parques e jardins

Leve o seu animal de estimação a passear ao Parque da Cidade

icon-location-pin Foz

Os seus 83 hectares e a frente de mar tornam-no especial. É o sítio certo para fazer jogging, mas também para um passeio com o seu melhor amigo de quatro patas. Se a fome apertar, tem o Soundwich mesmo à mão, ideal para refeições ligeiras, mas que também serve um menu completo pensado para os caninos.

4
Museu Romântico
© DR
Museus, História

Dê um passeio pelos Caminhos do Romântico

icon-location-pin Massarelos

A partir dos Jardins do Palácio de Cristal e em direcção ao Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, o percurso Porto do Romantismo faz-se através de um empedrado torto, levantado em alguns pontos pelas raízes das árvores. Paredes meias com o Solar do Vinho do Porto e o Museu Romântico, há um jardim com uma bonita vista sobre o Douro que merece a sua atenção.

Publicidade
5
Base Porto
© João Saramago
Bares, Cafés/bares

Beba um mojito no Base

icon-location-pin Clérigos

Junte os amigos e ponha a conversa em dia sentado na esplanada em madeira, cheia de sofás e mesas altas. Peça uma bebida, como um mojito (6€) por exemplo, e aproveite a companhia, quer dos amigos, quer das oliveiras que rodeiam o espaço, ou da Torre dos Clérigos que se impõe na paisagem. Tudo isto ao som de boa música (uma mistura de soul, jazz, r&b e bossa nova).

6
Miguel Bombarda
© João Saramago
Coisas para fazer

Admire obras de arte na Rua de Miguel Bombarda

icon-location-pin Cedofeita

Arte, design e lojas fora da caixa... A Rua de Miguel Bombarda é um bom sítio para passear tendo em conta que é a zona mais artística da cidade. Por lá encontra arte urbana pelas paredes, lojas alternativas e muitas galerias artísticas. Aliás, porta-sim-porta-não há um artista novo para conhecer dentro de uma galeria de arte. 

Publicidade
7
La Copa
©João Samarago
Restaurantes, Geladarias

Coma um gelado na La Copa

icon-location-pin Santa Catarina

Gosta de gelados? Então entrou no sítio certo. A La Copa tem mais de duas dezenas de sabores artesanais e dá sempre prioridade à fruta da época. Há ainda crepes, panquecas, gofres... Mas se já entrou na La Copa, comprou um gelado e foi à sua vida, saiba que está a perder um terraço interior que vale bem a pena. Chama-se Terrazza La Copa e está decorado com várias flores, como amores-perfeitos e alegrias, uma oliveira, uma trepadeira, uma fonte de água e bicicletas vintage.

8
Piscina Pestana Palácio do Freixo
© DR
Hotéis

Mergulhe na piscina do Palácio do Freixo

icon-location-pin Campanhã

O Pestana Palácio do Freixo, remodelado em 2009, foi projectado por Nicolau Nasoni no século XVIII. À sua espera, nestes dias de bom tempo, está uma grande piscina aberta ao público, panorâmica e infinita, rodeada por um deck de madeira cheio de espreguiçadeiras. No local há ainda um jardim relvado e um bar de apoio. Aproveite para registar o momento com fotografias, não é todos os dias que se nada num Monumento Nacional.

Publicidade
9
Casa de Pasto da Palmeira
© João Saramago
Restaurantes, Petiscos

Petisque na Casa de Pasto da Palmeira

icon-location-pin Foz

A tradição ainda é o que era e a Casa de Pasto da Palmeira, na Cantareira, permanece uma boa escolha para petiscos ao fim da tarde. Os queques de alheira, os rolos de frango e o bolo de chocolate são clássicos, mas todos os meses há novidades criadas pelo chef João Pupo Lameiras. E não se esqueça que, nas mesas da frente da esplanada, a vista para o rio é melhor.

10
Jardim de Arca d'Água
©João Samarago
Atracções, Parques e jardins

Brinque com os miúdos no Jardim de Arca d'Água

icon-location-pin Constituição

O Jardim de Arca D'Água é um dos mais bonitos do Porto e um dos menos aproveitados. Tem um parque infantil para entreter os miúdos, um lago com patos, um café que é palco de partidas de sueca regulares, um coreto amoroso e uns cantinhos muito românticos mesmo a pedir umas selfies a dois. Portanto, é o local ideal para deixar os miúdos a brincar e aproveitar o momento. 

Publicidade
11
capela incomum
©João Saramago
Bares

Beba um copo na Capela Incomum

icon-location-pin Cedofeita

Crente ou não crente, é difícil passar ao lado do Capela Incomum, um wine bar que fica numa antiga capela do século XIX, com altar incluído e tudo. Se no Inverno o espaço interior é como uma sala de estar, no Verão a esplanada é aquilo que se quer, com um Porto tónico tinto na mão (4€). Seja como for, a ideia é ter um fim de tarde calmo a dois ou com um pequeno grupo de amigos, sobretudo a provar e a descobrir vinhos portugueses, com destaque para as regiões do Douro e do Minho. 

12
Pôr-do-sol - Douro Marina
© Marco Duarte
Coisas para fazer

Veja o pôr do sol na Douro Marina

icon-location-pin Vila Nova de Gaia

Com capacidade para centenas de barcos, a Douro Marina é também um bom sítio para relaxar. Por lá encontra uma academia de vela, cafés e restaurantes. Mas o mais importante é a admirável vista para o rio, que fica ainda mais bela ao cair do dia. Leve a sua cara-metade e desfrute do momento. 

Mais para fazer no Porto

Terrace Lounge 360º
© Marco Duarte
Restaurantes, Cafés

As melhores esplanadas no Porto

Quando o sol começa a fazer sentir-se, não há nada melhor do que tomar um copo enquanto se faz uma espécie de fotossíntese. Foi a pensar nessa necessidade vital que reunimos as melhores esplanadas no Porto: as que têm uma vista incrível, as que ficam a caminho de casa e até aquelas que juntam o melhor de dois mundos, a praia e os petiscos.

Quinta do Covelo
© Cláudia Paiva
Miúdos

Coisas para fazer em família no Porto

Está saturado das semanas intermináveis de chuva e de fins-de-semana passados entre quatro paredes? Já não sabe o que fazer à energia dos mais novos lá de casa? Este sábado pode acordar cedo os miúdos — ou deixar-se acordar por eles — guardar os impermeáveis e sair à rua. Não, não chegou o Verão, mas a Primavera quer florescer e faz um breve intervalo na chuva. E como fim-de-semana é sinónimo de família e programas bem passados, damos-lhe algumas sugestões para o fazer fora de casa. 

Publicidade
Pôr-do-sol - Douro Marina
© Marco Duarte
Coisas para fazer

Os dez melhores sítios para ver o pôr-do-sol no Porto

Há lá coisa mais bela do que ver o Sol a desaparecer no horizonte? Convide a sua cara-metade para passear, os seus amigos para beber um copo, ou aproveite o seu final de tarde numa esplanada. Estes são os dez melhores sítios para ver o pôr-do-sol no Porto.

Publicidade
Esta página foi migrada de forma automatizada para o nosso novo visual. Informe-nos caso algo aparente estar errado através do endereço feedback@timeout.com