Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right O Cortejo do Traje de Papel é já este domingo na Foz

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Cortejo do Traje de Papel1/7
© Marco Duarte
Cortejo do Traje de Papel2/7
© Marco Duarte
Cortejo do Traje de Papel3/7
© Marco Duarte
Cortejo do Traje de Papel4/7
© Marco Duarte
Cortejo do Traje de Papel5/7
© Marco Duarte
Cortejo do Traje de Papel6/7
© Marco Duarte
Cortejo do Traje de Papel7/7
© Marco Duarte

O Cortejo do Traje de Papel é já este domingo na Foz

Na Foz vestem-se trajes de papel para uma romaria que termina no mar. Fique a conhecer a história do Cortejo do Traje de Papel, agendado para este domingo, dia 25

Por Patrícia Santos
Publicidade

Todos os anos, por altura das Festas de São Bartolomeu, a Foz do Douro enche-se de centenas de pessoas vestidas com trajes de papel para um cortejo – no próximo dia 25, às 10.00 –, que termina com um "banho santo".

A tradição tem centenas de anos, apesar de não se saber exactamente quando começou. Um estudo recente indica que remonta a 1856, altura em que banheiros e banhistas começaram a atirar papéis uns aos outros. Este hábito foi evoluindo, até que Joaquim Picarote e um amigo, há mais de 70 anos, resolveram adaptá-lo ao formato de cortejo, conta Nuno Ortigão, presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde.

O mergulho no mar tem como objectivo purificar, diz. "Os banhos sempre estiveram associados a curas. Aliás, a água faz bem às articulações e aos pulmões. Dizia-se que os sete banhos purificavam a alma e afastavam o Diabo, tão associado a São Bartolomeu". Mas há sempre quem não os tome, refere, até "porque os fatos estão cada vez mais bonitos e as pessoas querem guardá-los". Alguns dos que sobrevivem, acabam expostos.

Como é habitual, este domingo o mergulho será dado na Praia do Ourigo, onde termina o desfile que junta centenas de figurantes. A encenação, que este ano celebra o centenário do nascimento da escritora portuense Sophia de Mello Breyner Andresen, vai partir da Cantareira.

Mais para se entreter em Agosto

Expensive Soul
©DR

Os melhores concertos no Porto em Agosto

Música Música ao vivo

Há muita música para ouvir na cidade durante as próximas semanas. De artistas nacionais ou internacionais, que vêm apresentar novos álbuns ou relembrar as várias facetas que marcaram as suas carreiras, temos sugestões para todos os gostos e para todos os ouvidos. O difícil vai ser escolher e arranjar tempo para tudo. Ainda por cima, este mês há dois festivais que não pode perder. Se ficou com vontade de abanar o corpinho (com mais ou menos energia), guarde esta lista com os melhores concertos no Porto em Agosto e preencha a sua vida com uma banda sonora de alto nível.

Sharks, Uma Missão de Brian Skerry
© Brian Skerry

Coisas para fazer no Porto em Agosto

Coisas para fazer

Desfrutar de um pôr-do-sol musical ou vínico, passar os olhos pelas salas de exposições da cidade ou até dar um pezinho de dança numa das festas que a Invicta tem este mês são só algumas das sugestões que lhe damos. Mas há mais. Também pode embarcar numa viagem aos tempos medievais em Santa Maria da Feira ou sensibilizar a família para os problemas ambientais. Neste querido mês não faltam coisas para fazer no Porto em Agosto (e nas cidades à volta). Assim sendo, se pensava que só se vivia de praia neste mês, estava enganado.

Publicidade
Caleb Calloway
©DR

As melhores noites no Porto em Agosto

Noite Clubes

Gosta de música e de abanar o corpinho quando cai a noite na cidade? Então esta lista, com as melhores noites no Porto em Agosto, foi feita à sua medida. Espaços como o Zero Box Lodge, Gare e Plano B servem de palco às melhores festas deste mês, nas quais vai poder vibrar com sons como electrónica, techno e funk brasileiro. Agora que já sabe como e onde passar as suas noites, só tem que reunir o seu grupo de amigos, escolher a que festa quer ir e divertir-se até o sol raiar.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade