A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Música, Vocalista, Rui Reininho
©DRRui Reininho

Os melhores concertos no Porto este mês

A agenda da cidade volta a estar preenchida com concertos. Não perca estes, que vão acontecer em várias salas do Porto em Outubro.

Escrito por
Ana Patrícia Silva
Publicidade

Quando a pandemia chegou a Portugal e as salas e os espaços culturais fecharam, os músicos começaram a actuar em directo das suas casas para todo o mundo. Fizeram-nos companhia através de transmissões online, trazendo um pouco de alegria a dias menos bons. Agora que a pandemia já não confina a música, há bons concertos para ver ao vivo nas várias salas da cidade. Ao vivo e com todas as cores, há muito para ver e ouvir durante este mês, para todos os gostos, com artistas de rock, pop, hip-hop, jazz, fado, electrónica, música experimental e clássica.

Recomendado: As melhores lojas para comprar discos de vinil no Porto

Concertos no Porto em Outubro

  • Música
  • Jazz
  • preço 1 de 4
  • Boavista
O Outono em Jazz afirma-se como um festival apontado ao futuro, e nesta nona edição apresenta-se com um foco especial nos artistas nacionais que percorrem alguns dos caminhos mais exploratórios do jazz actual. É também um conjunto de oportunidades para ouvirmos as ideias e criações mais recentes de músicos que se têm destacado dentro e fora de fronteiras: como João Pais Filipe, em duo com o mago da electrónica Burnt Friedman (17 Outubro); André Carvalho, que apresenta o novo disco 'Lost in Translation' (16 Outubro); João Lencastre, com uma nova encarnação do Communion 3 ao lado de Drew Gress e Leo Genovese (22 Outubro); e o TGB de Sérgio Carolino, Mário Delgado e Alexandre Frazão, também com novo disco na calha (23 Outubro). Os grandes ensembles são representados pelos projectos pessoais, mas também colectivos, de Pedro Melo Alves (Omniae Large Ensemble, 20 Outubro) e Marco Barroso (L.U.M.E – Lisbon Underground Music Ensemble, 19 Outubro), sem esquecer a aposta nos novos valores protagonizada pela ESMAE Big Band. O festival fecha com a aclamada Banda Zil (23 Outubro), em celebração da melhor fusão feita no Brasil dos anos 80.
  • Música
  • Porto
A voz e o ritmo circular são elementos fundacionais deste colectivo vocal que explora a intersecção da música contemporânea com estados vocais hipnagógicos. Formada pelas artistas Catarina Miranda, Clélia Colonna e Ece Canli, esta pesquisa vocal é organizada em torno de um sistema de pulso circular, onde as três vozes se mantêm inter-relacionadas através de códigos visuais e gestos, partindo da matriz rítmica para dinâmicas de reacção e mutação. Serialismo, hipnose e práticas contemporâneas da voz são sintetizados pela máquina vocal feminina. Entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete no próprio local. As reservas podem ser feitas através do email orders@loversandlollypops.net
Publicidade
  • Música
  • Portuguesa
  • Bonfim
Concerto de apresentação de 'Drafty Moon', o novo trabalho do projecto Bloom de JP Simões, um disco de combate, de dissipação de sombras, de esclarecimento e desintoxicação. Com uma atitude mais assertiva, às vezes espiritualmente próxima do punk, é ecléctico na variedade de estilos que consegue conjurar, mas atravessado por uma constante tensão entre sombra e luz.
  • Música
  • Portuguesa
  • Baixa
Em 2019, Rui David lançou o seu álbum de estreia, 'Contraluz', um trabalho com temas originais e outros tantos inéditos cedidos por Carlos Tê, Jorge Palma, Manel Cruz, Miguel Araújo e Nuno Prata. O resultado foi-se construindo em estúdio com camadas de arranjos marcados pela estética de uma banda que incluía Peixe (Ornatos Violeta) Ruca Lacerda (Pluto, Mão Morta) Edu Silva (Manel Cruz, Pluto) e Francisco Fonseca (Supernada). Esse disco será aqui apresentado em trio, com Ruca Lacerda e Edu Silva.
Publicidade
  • Música
  • Porto
O Porto vai receber a próxima edição da Womex Worldwide Music Expo, a maior feira de música do mundo do sector, entre 27 e 31 de Outubro. O evento vai espalhar-se por várias salas e locais da cidade – Alfândega do Porto, Casa da Música, Cinema Passos Manuel, Coliseu Porto, Hard Club, Teatro Nacional São João, Teatro Rivoli, Teatro Sá da Bandeira e a Praça D. João. Na agenda há conferências, sessões de networking, apresentações, exibição de filmes e showcases de músicos como Lina_Raül Refree, Pongo, Scúru Fitchádu, Rincon Sapiencia, Rodrigo Cuevas, Lucas Santtana, Cimafunk e Vitorino.
  • Música
  • Baixa
Joana Guerra tem variadas formas de se exprimir – várias línguas, vários instrumentos, várias formas de tocar esses instrumentos –, sempre com uma liberdade vulcânica. Apresenta 'Chão Vermelho', um disco para toda a gente, mas em homenagem às mulheres. No limiar entre a beleza e a estranheza, tacteia o som na volúpia do violoncelo, no violino ardente, na percussão telúrica. Fundador da extinta editora Merzbau, que lançou nomes como B Fachada, Lobster ou Noiserv, Tiago Sousa acabou por seguir um percurso centrado no piano, convidando à introspecção e meditação. A sua alma musical é sensorial e bela. Criador e intérprete de peças impressionistas e existencialistas, é um artesão autodidacta de rédeas livres, guiado por um toque intuitivo, de inspiração filosófica. 
Publicidade
  • Música
  • Portuguesa
  • preço 1 de 4
  • Boavista
A banda lisboeta está de volta com Jardim da Parada, um disco que celebra dez anos de canções, inteiramente em língua portuguesa e com uma série de convidados especiais. A lista de colaborações conta com nomes como Rui Reininho, Capicua, José Luís Peixoto, Regina Guimarães, Alexandre Soares, Bruno Vieira Amaral, Nuno Costa Santos, Rodrigo Guedes de Carvalho, Nuno Costa Santos e Filipa Leal. Na produção, juntou-se à banda Rui Maia (X-Wife, Mirror People), Paulo Mouta Pereira e o carioca Kassin Kamal (produtor de Adriana Calcanhotto, Caetano Veloso, Los Hermanos).  
  • Música
  • Festivais de música
  • preço 2 de 4
  • Porto
Dedicado em exclusivo à música portuguesa, o IbériumCafés WALK & DANCE acontece entre os dias 28 e 31 de Outubro em Freamunde, em salas como a Casa da Cultura, Espaço A, Associação Socorros Mútuos e nos palcos montados na Praça 1.º de Maio e na Rua do Clube de Pesca e Caça de Freamunde. No cartaz estão nomes como os Sensible Soccers, X-Wife, PAUS, The Twist Connection, White Haus, Little Friend, Bia Maria, Paulo Cunha Martins, Mira Quebec, Pedro Tenreiro, Electric Man, Farofa e Bug, entre outros.  
Publicidade
  • Música
  • Fado
  • Galerias
O som da guitarra portuguesa irá ecoar sobre a sala D. Filipa do histórico Hotel Infante Sagres, com dois jantares-concerto. Marta Pereira da Costa, a primeira e única mulher a tocar profissionalmente este instrumento, vai conduzir uma viagem pelas sonoridades do fado e da música tradicional portuguesa, com a sensibilidade que a caracteriza. Durante o momento musical, poderá provar uma selecção de queijos e enchidos nacionais, com vinho do Porto Taylor's Chip Dry. No final do concerto será servido o jantar, com um menu especialmente desenhado para o momento, composto por uma entrada, um prato principal (peixe, carne ou vegetariano) e uma sobremesa. A acompanhar, uma selecção de vinhos escolhidos em sintonia com os pratos. Os jantares-concertos decorrem entre as 19.00 e as 22.00 dos dias 29 e 30 de Outubro. Cada um tem o custo de 55€ por pessoa, mediante reserva obrigatória através de telefone (22 013 3121) ou email (marta.pinto@infantesagres.com).
  • Música
  • Pop
  • Baixa
O cantor e compositor de Vila Nova de Gaia apresenta o novo álbum 'Boa Sorte', um passo em frente no som e imaginário de um artista dedicado à arte de fazer canções pop orelhudas e honestas. Sobe ao palco com a sua banda e os convidados Marlon (Os Azeitonas) e Pedro Pode (S. Pedro), que produziu o disco.  

Outras sugestões

  • Bares

Não há nada mais terapêutico do que uma boa noite de copos entre amigos, certo? Por este motivo, é imperativo saber onde encontrar os melhores bares no Porto, para começar bem a noite ou ficar noite dentro. Conhecer as bebidas da moda ou em que bar se pode sentar a ver a bola também é importante. A pensar nisso, preparámos-lhe esta lista com sugestões para um copo ao fim do dia, para admirar a cidade ou beber um cocktail. Todos mais do que prontos para o receber. Mas tenha juízo e beba com moderação.

  • Coisas para fazer

O céu está cinzento, o tempo está frio e a sua disposição está em baixo? Então agarre-se a este artigo com 25 refúgios no Porto para esquecer o frio e a chuva e tire partido do que a Invicta tem para lhe oferecer. Depois, só tem de se esconder nestes cafés, restaurantes e bares, com lareiras, vinho e bolos acabados de fazer. Só coisas boas para passar o tempo enquanto lê um livro, conversa com os amigos ou faz scrool no feed do Instagram e sonha com os dias soalheiros e quentes.

Publicidade
  • Coisas para fazer

Uma garagem onde se vai comprar um capacete e se acaba a cortar o cabelo, uma gelataria onde além de se comerem gelados também é possível praticar ioga, ou um café onde se lancha e faz festinhas a gatos. Estes são apenas três dos 13 espaços dois em um no Porto que vai encontrar nesta lista. Falamos-lhe de verdadeiros troca-tintas, mas sempre no melhor dos sentidos, já que lhe apresentam o melhor de dois mundos. E pelo que parece, a proliferação destes sítios multifacetados é uma tendência que veio para ficar.

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade