Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right 16 espaços dois em um no Porto

16 espaços dois em um no Porto

Aqui tem 16 espaços dois em um no Porto, nos quais se entra para fazer uma coisa e se acaba a fazer outra bem diferente. São uns troca-tintas, no melhor dos sentidos

Jubilant Relax
© João Saramago Jubilant Relax
Por Sérgio Gomes da Costa e Patrícia Santos |
Publicidade

Uma garagem onde se vai comprar um capacete e se acaba a cortar o cabelo, uma gelataria onde além de se comerem gelados também é possível praticar ioga, ou um café onde se lancha e faz festinhas a gatos. Estes são apenas três dos 13 espaços dois em um no Porto que vai encontrar nesta lista. Falamos-lhe de verdadeiros troca-tintas, mas sempre no melhor dos sentidos, já que lhe apresentam o melhor de dois mundos. E pelo que parece, a proliferação destes sítios multifacetados é uma tendência que veio para ficar.

Recomendado: As melhores lojas alternativas no Porto

16 espaços dois em um no Porto

1
Jubilant Relax
© João Saramago
Arte

Jubilant Relax

Bonfim

Onde se vai fazer uma tatuagem e se acaba a provar bebidas típicas do Brasil

Uma esplanada, um estúdio de tatuagem, um café e uma loja compõem este espaço multifacetado no Bonfim, onde a arte reina nas suas mais variadas expressões.

2
Garagem Central
©Marco Duarte
Compras

Garagem Central

Bonfim

Onde se vai comprar um capacete e se acaba a cortar o cabelo

Calma, não há qualquer ligação entre as medidas dos capacetes e os feitios dos cortes de cabelo. Este é um espaço dedicado às duas rodas, onde se vendem os capacetes da Nau e as motas da Moto Morini. Se lhe der jeito, pode ainda cortar o cabelo com a equipa do Ilídio Design Cabeleireiros by Carlos Gago, todas as quintas à tarde, assim como arriscar uma tatuagem no Caio Nardi Tattoo, diariamente.

Publicidade
3
Synergy Cowork
©Marco Duarte
Compras

Synergy

Bonfim

Onde se vai comer um gelado e se acaba a fazer ioga

Se há um espaço de escolha múltipla é este. À entrada está a gelataria Eggas, conhecida pela sua oferta variada e totalmente artesanal. Descendo um piso, tem-se o espaço de cowork com vários modelos de ocupação. E se assim continuarmos, encontramos uma sala e um jardim onde decorrem as sessões de ioga todas as quintas e sextas-feiras às 18.00 e às 19.00.

4
Ton-Up Garage
© João Saramago
Compras

Ton-Up Garage

Baixa

Onde se vai ver uma mota e se acaba a comer um wrap

Quem entra aqui encontra algumas das motas mais bonitas que viu na vida. Uma parte tem o carimbo da casa, com modelos transformados pelos donos do espaço, a outra é da famosa Brough Superior Motorcycles, uma marca inglesa habituada a fabricar obras de arte sobre rodas. Mas como estas coisas puxam por uma boa conversa, há um bar onde se pode saborear os tais wraps ou uns cogumelos salteados, por exemplo.

Publicidade
5
O Porto dos Gatos
©Marco Duarte
Restaurantes, Vegetariano

O Porto dos Gatos

Bonfim

Onde se vai lanchar e se acaba a fazer festas a gatinhos

Este é o sítio onde os apreciadores de felinos podem conviver com a sua espécie favorita, assim como ter uma boa refeição vegan. Refira-se, no entanto, que tudo isto acontece em salas diferentes, tanto por questões higiénicas, como para sossego dos gatos. Gostando muito de algum deles, pode apresentar candidatura para a sua adopção.

6
Booking.com
Hotéis, Albergues

Selina Porto

Cedofeita

Onde se vai passar a noite e se acaba a ver um show de drag queens

Em 2018, a cadeia de alojamento Selina chegou à Invicta, onde abriu o seu primeiro hotel em solo europeu. Os menus de pequeno-almoço servidos na cafetaria, a food truck com tacos à portuguesa e a programação cultural própria, que inclui concertos, mercados, aulas de ioga, noites de quiz, jantares temáticos, workshops, drag shows e exposições, por exemplo, são alguns dos motivos para ir conhecer o Selina Porto. Esteja atento à programação para que nada lhe escape.

Publicidade
7
BMcar
©Marco Duarte
Compras

BMcar

Constituição

Onde se vai fazer a revisão do carro e se acaba a ver uma exposição

Não é habitual ir à oficina ver uma exposição de arte, mas neste caso é isso que acontece. A BMcar tem obras de arte em todo o seu recinto, com exposições renovadas regularmente. Fotografia, escultura e arte urbana fazem actualmente parte do programa, havendo até um carro pintado de uma ponta à outra.

8
17.56 Museu e Enoteca
©DR
Museus

17.56 Museu & Enoteca

Grande Porto

Onde se vai ver um museu e se acaba a fumar charutos

Este espaço assemelha-se muito a um canivete suíço de luxo, com quase tantas possibilidades como o objecto preferido dos escuteiros. A estética é sofisticada, assinada por Paulo Lobo, e guarda um museu dedicado à história da Real Companhia Velha, uma área com três vertentes culinárias, uma queijaria bem recheada, uma sala de charutos, uma florista e ainda uma loja.

Publicidade
9
La Maison
© Marco Duarte
Coisas para fazer

La Maison

Porto

Onde se vai encher a dispensa de produtos franceses e se acaba a apreciar obras de arte

Uma loja gourmet clássica, duas salas de exposição, uma garrafeira e uma esplanada compõem este multifunções com sotaque francês, que não deve deixar de visitar.

10
Temporada Cowork
©Marco Duarte
Coisas para fazer, Centros culturais

Temporada

Grande Porto

Onde se vai trabalhar e se acaba num almoço

A relação entre o tempo e o dinheiro tem sido muito difundida, mas neste caso o assunto torna-se literal. Isto porque neste espaço de cowork paga-se à hora. Mas há um isco: uma cafetaria com comida boa. Para tudo isto se interligar na perfeição, o valor do tempo aqui passado pode ser descontado na conta da comida. Economia circular, portanto.

Publicidade
11
Ver exposições, comprar tapetes e descobrir objectos criativos
© João Saramago
Arte

Senhora Presidenta

Bonfim

Onde se vai ver uma exposição e se acaba a comprar um tapete

É uma galeria de arte mas também a sede da Gur, uma marca de tapetes. Pode-se, por isso, ver exposições de arte organizadas por uma equipa jovem e empenhada, assim como comprar um destes tapetes, criados por autores conceituados. O espaço tem ainda uma boa selecção de publicações e objectos para venda, como cerâmicas, posters, sacos e postais.

12
La Portuguese Porto Market
© João Saramago
Coisas para fazer

La Portuguese Porto Market

Santa Catarina

Onde se vai às compras e se acaba a ver um espectáculo de fado

O que de melhor se faz no país é o que encontra no La Portuguese Porto Market, que reúne alguns dos produtos mais típicos de cada distrito – vinhos, artesanato, mel e azeites são apenas exemplos –, de Viana do Castelo a Faro, e tem ainda espaço para a típica tasca, onde se bebe vinho na malga e há tábuas de queijos e enchidos, bolinhos de bacalhau, bifanas e empadas para matar a fome. Além da componente comercial, assegurada por artesãos e marcas autenticamente portuguesas, dirigidas por empresários nacionais ou oriundos de países lusófonos, o mercado explora também a vertente cultural através de eventos gratuitos de fado, concertina, folclore ou cantares alentejanos. Esteja atento à programação.

Publicidade
13
Bar of Soap
© João Saramago
Bares

Bar of Soap

Baixa

Onde se vai lavar a roupa e se acaba a beber um copo

O americano Jesse Akers e o brasileiro Cláudio Oliveira são os responsáveis por este espaço, que reúne no Porto, pela primeira vez sob o mesmo tecto, um bar e uma lavandaria. A junção não é óbvia e, quem passa pelo número 1095 da Rua de Santa Catarina, dificilmente imagina que o local tem muito mais do que a possibilidade de tratar da roupa para oferecer. Aqui também pode petiscar - frutos secos e empanadas argentinas são opções -, entre cocktails e cervejas; sentar-se num dos confortáveis sofás ou no terraço a pôr a leitura em dia (se já leu as obras todas que tem em casa, trocar uma pelas que estão na minibiblioteca do Bar of Soap é uma possibilidade); e lançar umas setas, por exemplo.

14
Espiga
© DR
Arte, Galerias

Espiga

Onde se vai beber um copo e se acaba a viajar

É um quatro-em-um (galeria, bar, jardim e livraria de viagens) onde pode ver exposições, participar em debates ou em workshops, conhecer novos lugares sem sair do Porto, através do evento "Viagens ao Mundo (sem sair do sofá)". Também há apetitosos pratos para provar, como o bacalhau à Espiga e a lasanha vegetariana. 

Publicidade
15
Land Porto
© Marco Duarte
Coisas para fazer

Land Porto

Cedofeita

Onde se vai trabalhar e se acaba a aprender

O Land Porto dispõe de 12 postos de trabalho e tem uma característica invulgar no contexto dos espaços de coworking, que é a de não haver horários, podendo ser usada 24 horas por dia e sete dias por semana. Outra vertente em que aposta é a dos workshops, tanto de gastronomia como de ilustração, fotografia e tipografia, por exemplo. 

16
The Feeting Room
©DR
Compras, Estilo de vida

The Feeting Room

Taipas

Onde se vai às compras e se acaba a tomar café

The Feeting Room é um projecto colaborativo no Largo dos Lóios que reúne marcas, designers e artistas plásticos. Aposta essencialmente no calçado, mas também em acessórios de moda, joalharia e peças de roupa. Quando se cansar de andar às compras, dê um salto ao The Coffee Room, o café dentro da concept store que serve café artesanal e boas sobremesas.

Outros espaços que merecem a sua atenção

Coração de Alecrim
© João Saramago
Compras

As 16 melhores lojas no Porto

OH VAI-ME À LOJA! Atenção: ninguém o quer insultar, apenas sugerir que conheça a fundo as 16 melhores lojas no Porto. É que numa cidade como esta, tão ecléctica, há lojas para todos os gostos, idades e carteiras. Há espaços onde pode recordar algumas das marcas mais históricas da cidade, como também há outras mais modernas com peças de artistas conhecidos da nossa praça. Por aqui vai encontrar desde decoração para a casa, vestuário (vintage ou não), calçado, joalharia, sabonetes e até bicicletas. E como a vida precisa de banda sonora, também há lojas para aqueles fãs de música que acham que o som do vinil é o mais incrível.

ó galeria
©Cláudia Paiva
Arte, Galerias

Galerias de arte que deve conhecer no Porto

Que o Porto é uma cidade cheia de arte já nós sabemos. Ora, o que o leitor pode não saber é onde encontrar essa mesma arte. Entre sem medos numa das várias galerias que existem no Porto, muitas delas concentradas na Rua Miguel Bombarda, dê uma vista de olhos, e, se quiser levar um pedacinho de arte para casa, aproveite. Ter uma secção artística no lar não é tão difícil — ou dispendioso — como possa parecer. Se não acredita, espreite as galerias que destacamos nesta lista.

Publicidade
Museu de Farmácia do Porto
© João Saramago
Coisas para fazer, Exposições

Os melhores museus no Porto

A oferta cultural portuense é vasta, apesar de, por vezes, escapar ao radar dos mais distraídos. Não nos faltam livrarias, nem galerias de arte e, no que aos museus diz respeito, também não podíamos estar melhor servidos, já que a quantidade e a qualidade falam por si só. Estão espalhados por todos os recantos da Invicta e há para todos os gostos e épocas, da escultura à imprensa, e do futebol à pintura, pelo que visitá-los devia ser instituído como uma disciplina obrigatória nas escolas do país ou como programa não-facultativo aos fins-de-semana. Para lhe facilitar a vida, preparámos-lhe o roteiro dos melhores museus no Porto, para (re)descobrir a História e as estórias que conservam.

Publicidade