Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Espaços dois em um no Porto

Atenção, continuamos a tentar dar-lhe a informação mais actualizada. Mas os tempos são instáveis, por isso confirme sempre antes de sair de casa.

Circus Network
© DR Circus Network

Espaços dois em um no Porto

Nestes espaços do Porto, pode entrar para fazer uma coisa, mas acaba a fazer outra bem diferente. São uns troca-tintas, no melhor dos sentidos.

Por Editores da Time Out Porto
Publicidade

Uma garagem onde se vai comprar um capacete e se acaba a cortar o cabelo, uma gelataria onde além de se comerem gelados também é possível praticar ioga, ou um café onde se lancha e faz festinhas a gatos. Estes são apenas três dos espaços dois em um no Porto que vai encontrar nesta lista. Falamos-lhe de verdadeiros troca-tintas, mas sempre no melhor dos sentidos, já que lhe apresentam o melhor de dois mundos. E, pelo que parece, a proliferação destes sítios multifacetados é uma tendência que veio para ficar.

Recomendado: As melhores lojas que abriram no Porto em 2020

Espaços dois em um no Porto:

Workshops Pop Up
Workshops Pop Up
© DR

1. Workshops Pop Up

Compras Baixa

Onde se vai comprar cerâmica e se acaba a aprender a fazer ramen

Era uma antiga oficina de ferragens – o chão em calçada portuguesa, com um carril, mantém as memórias desse tempo – mas hoje é uma loja com muitas lojas e um espaço para aprender a fazer coisas boas. Há dezenas de marcas a vender roupa, acessórios, produtos gourmet, têxteis e cerâmica. Ao fundo, a cozinha recebe experiências gastronómicas e workshops.

Espiga
Espiga
© DR

2. Espiga

Coisas para fazer Cedofeita

Onde se vai beber um copo e se acaba a viajar

É um lugar para estar, sem pressas, a contemplar as paredes no interior, o verdejante pátio no exterior ou a viajar para fora sem sair da cadeira. O Espiga é uma galeria, um bar e um restaurante, que integra uma loja de artesanato e uma livraria de viagens. Aqui servem-se copos e petiscos, almoços e jantares, e um menu de brunch ao fim-de-semana. Organizam-se workshops, exposições, lançamentos de livros, debates e conversas sobre viagens. É um espaço em constante mudança, aberto ao mundo e ao pensamento livre.

Publicidade
O Porto dos Gatos
O Porto dos Gatos
© Marco Duarte

3. O Porto dos Gatos

Restaurantes Vegetariano Bonfim

Onde se vai lanchar e se acaba a fazer festas a gatinhos

Entramos para comer bons bolinhos, mas acabamos a fazer festas a gatinhos. E, quem sabe, a arranjar um amigo para a vida. Os gatos vêm de uma associação de animais e aguardam novas famílias para adopção responsável. Entre um lanche e um almoço, há muito para comer neste cat café amigo de todos os animais – tudo o que servem é de origem vegetal. Na sala dos felinos, os visitantes só entram para conviver com os patudos, não podem levar comida. Pode comer na sala de entrada ou na esplanada, onde os bichanos procuram o sol para se refastelar e ronronar charme. 

Circus Network
Circus Network
© DR

4. Circus Network

Coisas para fazer Cedofeita

Onde entramos para ver obras de arte e nos inspiramos para fazer a nossa própria obra de arte

Enquanto galeria, loja, cowork e agência criativa, a Circus Network tem sido um dos pilares da arte urbana e da ilustração no Porto. Vendem todo o tipo de obras de arte – desde telas originais a prints e pequenas esculturas – material para graffiti, roupa, livros e discos, mas também organizam exposições, workshops, residências artísticas e pinturas de murais – o primeiro mural legalizado de arte urbana do Porto, em Miguel Bombarda, foi promovido pela Circus. Mostrar todo o potencial desta forma de expressão artística é a sua missão.

Publicidade
Garagem Central
Garagem Central
© Marco Duarte

5. Garagem Central

Compras Bonfim

Onde se vai comprar um capacete e se acaba a cortar o cabelo

Este edifício foi construído em 1930 e esteve sempre ligado aos motores, tendo albergado oficinas e estações de serviço. Hoje funciona como oficina para restauros, reparações e revisões, mas também vendem equipamentos para a segurança e o estilo, com roupa e acessórios de marcas inspiradas na cultura do motociclismo. Pode apreciar uma colecção de motas portuguesas, bombas de gasolina e reclames luminosos vintage. Mas não é tudo: há também espaço para um estúdio de tatuagens, um salão de cabeleireiro e uma cafetaria.

Bardo Creative Ground
Bardo Creative Ground
© Bardo Creative Ground

6. Bardo Creative Ground

Compras Papelarias Cedofeita

Onde se vai ler uma revista e se acaba a ver peças de design

O Bardo Creative Ground é uma loja de revistas e peças de design, uma agência de comunicação e um estúdio. Mas é também mais do que a soma das suas partes – é um espaço de criação. Foi criado por Carolina Barbot, fotógrafa e fundadora da loja de revistas Wise nas Galerias Lumiére (agora encerrada), Cátia Fernandes e Isadora Faustino, que passaram pela área editorial antes de abrir a agência de comunicação OH ME OH MY studio. As revistas são criteriosamente seleccionadas com foco no design de interiores e arquitectura, mas aqui também encontrará edições dedicadas à música, negócios, lifestyle e gastronomia. À entrada fica o showroom, com algumas peças de design em exposição, preferencialmente portuguesas e sustentáveis.

Publicidade
Senhora Presidenta
Senhora Presidenta
© João Saramago

7. Senhora Presidenta

Arte Bonfim

Onde se vai ver uma exposição e se acaba a comprar um tapete

É uma galeria de arte mas também a sede da Gur, uma marca de tapetes. Pode-se, por isso, ver exposições de arte organizadas por uma equipa jovem e empenhada, assim como comprar um destes tapetes, criados por autores conceituados. O espaço tem ainda uma boa selecção de publicações e objectos para venda, como cerâmicas, posters, sacos e postais.

La Portuguese Porto Market
La Portuguese Porto Market
© João Saramago

8. La Portuguese Porto Market

Coisas para fazer Santa Catarina

Onde se vai às compras e se acaba a ver um espectáculo de fado

O que de melhor se faz no país é o que encontra no La Portuguese Porto Market, que reúne alguns dos produtos mais típicos de cada distrito – vinhos, artesanato, mel e azeites são apenas exemplos –, de Viana do Castelo a Faro, e tem ainda espaço para a típica tasca, onde se bebe vinho na malga e há tábuas de queijos e enchidos, bolinhos de bacalhau, bifanas e empadas para matar a fome. Além da componente comercial, assegurada por artesãos e marcas autenticamente portuguesas, dirigidas por empresários nacionais ou oriundos de países lusófonos, o mercado explora também a vertente cultural através de eventos gratuitos de fado, concertina, folclore ou cantares alentejanos. Esteja atento à programação.

Publicidade
Ton-Up Garage
Ton-Up Garage
© João Saramago

9. Ton-Up Garage

Compras Baixa

Onde se vai ver uma mota e se acaba a comer um wrap

Quem entra aqui encontra algumas das motas mais bonitas que viu na vida. Uma parte tem o carimbo da casa, com modelos transformados pelos donos do espaço, a outra é da famosa Brough Superior Motorcycles, uma marca inglesa habituada a fabricar obras de arte sobre rodas. Mas como estas coisas puxam por uma boa conversa, há um bar onde se pode saborear os tais wraps ou uns cogumelos salteados, por exemplo.

Booking.com

10. Selina Porto

Hotéis Albergues Cedofeita

Onde se vai passar a noite e se acaba a ver um show de drag queens

Em 2018, a cadeia de alojamento Selina chegou à Invicta, onde abriu o seu primeiro hotel em solo europeu. Os menus de pequeno-almoço servidos na cafetaria, a food truck com tacos à portuguesa e a programação cultural própria, que inclui concertos, mercados, aulas de ioga, noites de quiz, jantares temáticos, workshops, drag shows e exposições, por exemplo, são alguns dos motivos para ir conhecer o Selina Porto. Esteja atento à programação para que nada lhe escape.

Publicidade
Jubilant Relax
Jubilant Relax
© João Saramago

11. Jubilant Relax

Arte Bonfim

Onde se vai fazer uma tatuagem e se acaba a provar bebidas típicas do Brasil

Uma esplanada, um estúdio de tatuagem, um café e uma loja compõem este espaço multifacetado no Bonfim, onde a arte reina nas suas mais variadas expressões.

A loja da CRU vende sobretudo marcas nacionais
A loja da CRU vende sobretudo marcas nacionais
©DR

12. CRU Cowork

Compras Cedofeita

Onde se vai comprar design português e se acaba a encontrar um bom sítio para trabalhar

A CRU é um hub criativo, localizado no quarteirão artístico do Porto, que combina em 400m2 uma loja de autores, uma galeria, oficinas e um espaço de coworking. Na loja vendem peças de alguns dos melhores criadores do momento. Apaixonados pelas artes, o processo de selecção de tudo o que enche as prateleiras é cuidado. Por lá vai encontrar vestuário, acessórios, calçado, joalharia, ilustração, plantas, e artigos de decoração de marcas independentes, sobretudo com design português, de autores como Carolina Curado, Fernanda Pereira, Marita Moreno, Fiu - Jardins Suspensos, Näz, We The Knot, Jinja, Daniela Duarte, Nham Nham, Filipa Viana, etc. Mas é também um cowork que arrenda espaços de trabalho, maioritariamente direccionados para actividades criativas. 

Publicidade
Synergy Cowork
Synergy Cowork
©Marco Duarte

13. Synergy

Compras Bonfim

Onde se vai comer um gelado e se acaba a fazer ioga

Se há um espaço de escolha múltipla é este. À entrada está a gelataria Eggas, conhecida pela sua oferta variada e totalmente artesanal. Descendo um piso, tem-se o espaço de cowork com vários modelos de ocupação. E se assim continuarmos, encontramos uma sala e um jardim onde decorrem as sessões de ioga todas as quintas e sextas-feiras às 18.00 e às 19.00.

Temporada Cowork
Temporada Cowork
©Marco Duarte

14. Temporada

Coisas para fazer Centros culturais Grande Porto

Onde se vai trabalhar e se acaba num almoço

A relação entre o tempo e o dinheiro tem sido muito difundida, mas neste caso o assunto torna-se literal. Isto porque neste espaço de cowork paga-se à hora. Mas há um isco: uma cafetaria com comida boa. Para tudo isto se interligar na perfeição, o valor do tempo aqui passado pode ser descontado na conta da comida. Economia circular, portanto.

Publicidade
17.56 Museu e Enoteca
17.56 Museu e Enoteca
©DR

15. 17.56 Museu & Enoteca

Museus Grande Porto

Onde se vai ver um museu e se acaba a fumar charutos

Este espaço assemelha-se muito a um canivete suíço de luxo, com quase tantas possibilidades como o objecto preferido dos escuteiros. A estética é sofisticada, assinada por Paulo Lobo, e guarda um museu dedicado à história da Real Companhia Velha, uma área com três vertentes culinárias, uma queijaria bem recheada, uma sala de charutos, uma florista e ainda uma loja.

La Maison
La Maison
© Marco Duarte

16. La Maison

Coisas para fazer Porto

Onde se vai encher a dispensa de produtos franceses e se acaba a apreciar obras de arte

Uma loja gourmet clássica, duas salas de exposição, uma garrafeira e uma esplanada compõem este multifunções com sotaque francês, que não deve deixar de visitar.

Publicidade
Land Porto
Land Porto
© Marco Duarte

17. Land Porto

Coisas para fazer Cedofeita

Onde se vai trabalhar e se acaba a aprender

O Land Porto dispõe de 12 postos de trabalho e tem uma característica invulgar no contexto dos espaços de coworking, que é a de não haver horários, podendo ser usada 24 horas por dia e sete dias por semana. Outra vertente em que aposta é a dos workshops, tanto de gastronomia como de ilustração, fotografia e tipografia, por exemplo. 

The Feeting Room
The Feeting Room
©DR

18. The Feeting Room

Compras Estilo de vida Taipas

Onde se vai às compras e se acaba a tomar café

The Feeting Room é um projecto colaborativo no Largo dos Lóios que reúne marcas, designers e artistas plásticos. Aposta essencialmente no calçado, mas também em acessórios de moda, joalharia e peças de roupa. Quando se cansar de andar às compras, dê um salto ao The Coffee Room, o café dentro da concept store que serve café artesanal e boas sobremesas.

Publicidade
BMcar
BMcar
©Marco Duarte

19. BMcar

Compras Constituição

Onde se vai fazer a revisão do carro e se acaba a ver uma exposição

Não é habitual ir à oficina ver uma exposição de arte, mas neste caso é isso que acontece. A BMcar tem obras de arte em todo o seu recinto, com exposições renovadas regularmente. Fotografia, escultura e arte urbana fazem actualmente parte do programa, havendo até um carro pintado de uma ponta à outra.

Outros espaços que merecem a sua atenção:

Coração de Alecrim
© João Saramago

As 16 melhores lojas no Porto

Compras

OH VAI-ME À LOJA! Atenção: ninguém o quer insultar, apenas sugerir que conheça a fundo as 16 melhores lojas no Porto. É que numa cidade como esta, tão ecléctica, há lojas para todos os gostos, idades e carteiras. Há espaços onde pode recordar algumas das marcas mais históricas da cidade, como também há outras mais modernas com peças de artistas conhecidos da nossa praça. Por aqui vai encontrar desde decoração para a casa, vestuário (vintage ou não), calçado, joalharia, sabonetes e até bicicletas. E como a vida precisa de banda sonora, também há lojas para aqueles fãs de música que acham que o som do vinil é o mais incrível.

Arte, Galeria, Ó Galeria
©Cláudia Paiva

Galerias de arte que deve conhecer no Porto

Arte Galerias

Que o Porto é uma cidade cheia de arte já nós sabemos. Ora, o que o leitor pode não saber é onde encontrar essa mesma arte. Entre sem medos numa das várias galerias que existem no Porto, muitas delas concentradas na Rua Miguel Bombarda, dê uma vista de olhos, e, se quiser levar um pedacinho de arte para casa, aproveite. Ter uma secção artística no lar não é tão difícil — ou dispendioso — como possa parecer. Se não acredita, espreite as galerias que destacamos nesta lista.

Publicidade
Museu da Farmácia do Porto
Fotografia de João Saramago

Os melhores museus no Porto

Coisas para fazer Exposições

A oferta cultural portuense é vasta, apesar de, por vezes, escapar ao radar dos mais distraídos. Não nos faltam livrarias, nem galerias de arte e, no que aos museus diz respeito, também não podíamos estar melhor servidos, já que a quantidade e a qualidade falam por si só. Estão espalhados por todos os recantos da Invicta e há para todos os gostos e épocas, da escultura à imprensa, e do futebol à pintura, pelo que visitá-los devia ser instituído como uma disciplina obrigatória nas escolas do país ou como programa não-facultativo aos fins-de-semana. Para lhe facilitar a vida, preparámos-lhe o roteiro dos melhores museus no Porto, para (re)descobrir a História e as estórias que conservam.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade