Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right As melhores lojas que abriram no Porto em 2020
Agrafo Studio
© DR Agrafo Studio

As melhores lojas que abriram no Porto em 2020

Num ano complicado como 2020, continuaram a nascer novos e bons espaços no Porto. Conheça as novas lojas que abriram na cidade este ano.

Por Francisca Dias Real e Ana Patrícia Silva
Publicidade

Mesmo no meio de uma tempestade, surgiram boas novidades no Porto. Reunimos as melhores lojas que abriram nos últimos meses, para que não perca o fio à meada na hora de renovar a artilharia lá de casa. Há lojas que dão nova vida ao comércio local e outras que vão buscar inspiração ao outro lado do mundo ou a outras épocas. Mesmo para aqueles que se preocupam com a sustentabilidade, há sítios à espera de visita. As lojas abriram e nós registámos. Agora é só abrir os cordões à bolsa e decidir que caminho vai tomar.

Recomendado: As melhores lojas no Porto

As melhores lojas que abriram no Porto em 2020:

Bardo Creative Ground
Bardo Creative Ground
© Bardo Creative Ground

Bardo Creative Ground

Compras Papelarias Cedofeita

O Bardo Creative Ground é uma loja de revistas e peças de design, uma agência de comunicação e um estúdio. Mas é também mais do que a soma das suas partes – é um espaço de criação. Foi criado por Carolina Barbot, fotógrafa e fundadora da loja de revistas Wise nas Galerias Lumiére (agora encerrada), Cátia Fernandes e Isadora Faustino, que passaram pela área editorial antes de abrir a agência de comunicação OH ME OH MY studio. As revistas são criteriosamente seleccionadas com foco no design de interiores e arquitectura, mas aqui também encontrará edições dedicadas à música, negócios, lifestyle e gastronomia. À entrada fica o showroom, com algumas peças de design em exposição, preferencialmente portuguesas e sustentáveis.

Ó! Cerâmica
Ó! Cerâmica
© Ó! Cerâmica

Ó! Cerâmica

Coisas para fazer Exposições Cedofeita

A Ó! Galeria, galeria de ilustração fundada em 2009 por Ema Ribeiro, conseguiu finalmente tirar da gaveta um projecto dedicado à arte de trabalhar a argila: a Ó! Cerâmica. O novo espaço, que se encontra também no quarteirão das artes de Miguel Bombarda, desdobra-se em loja, galeria e estúdio criativo e pretende comercializar e divulgar o trabalho dos ceramistas nacionais e internacionais. Tal como acontece na Ó! Galeria, haverá um calendário regular de exposições individuais e colectivas dedicadas à cerâmica. Além disso, estão previstas residências artísticas, palestras e workshops para iniciantes ou ceramistas com diferentes níveis de experiência.  

Publicidade
Otília Flowers
Otília Flowers
© DR

Otília Flowers

Compras Cedofeita

Inês Magalhães e Ana Falé são as responsáveis pela Otília Flowers. A fachada verde é imponente, mas o interior não lhe fica atrás: rústico e com muita luz, com uma grande bancada central sempre a mudar e bem enfeitada de jarros, jarrões e, claro, flores, tudo complementado por peças de decoração em madeira e outras de cerâmica. Há uma forte ligação à terra e, portanto, ao que é sazonal, tanto de flores frescas como arranjos de secas. Há entregas pelo Porto, mas as encomendas podem chegar a todo o país.

Manel Jardineiro
Manel Jardineiro
© DR

Lagar do Mel / Manel Jardineiro

Compras Alimentos especializados Cedofeita

São duas lojas que partilham o mesmo espaço no Centro Comercial Bombarda. No Lagar do Mel vai encontrar vários tipos de mel, de Norte a Sul do país. Desde o mel de urze, castanheiro, mil-flores, eucalipto, rosmaninho, laranjeira, alfarrobeira, medronheiro, tomilho ou de girassol, cada um diferente em cor e sabor, mas com as mesmas propriedades regeneradoras, anti-inflamatórias e antioxidantes. Também vendem produtos complementares, como bombons, biscoitos, conservas, licores e enchidos. Manel Jardineiro é especialista em kokedamas, uma técnica ancestral de jardinagem ornamental japonesa, desenvolvida como o bonsai, em que as raízes da planta são envoltas numa bola. Pode encontrá-lo neste espaço, que funciona como loja, oficina e estufa.

Publicidade
LOJA
LOJA
© Marco Duarte

LOJA Concept Store

Compras Porto

Com dois andares recheados de objectos de decoração, mobiliário, estacionário e livros, esta LOJA – é assim mesmo que se chama – aposta as fichas todas no design. Segundo Susana Beirão, a responsável pelo espaço, as bases do conceito são o minimalismo e a sustentabilidade. Isto significa que aqui vai encontrar produtos com linhas simples, alguns deles únicos e em segunda mão.

Agrafo Studio
Agrafo Studio
© DR

Agrafo Studio

Compras Decoração Cedofeita

A Agrafo Studio é a nova concept store do Quarteirão das Artes e por lá convivem cerâmica, flores e café de especialidade. Mas não só: nas traseiras da loja também se instalou um estúdio, onde se desenvolvem projectos nas áreas de arquitectura e design de interiores. Fica no lugar da antiga Oficina Baganha, num edifício do arquitecto Marques da Silva, e dá destaque às flores. A maioria chega da Holanda, mas também há portuguesas (algumas vindas dos jardins dos pais dos proprietários, em Gaia). Para escolher, não faltam opções: das plantas aos ramos personalizados, passando pelo bouquet da semana (15-25€) ou pelo pack de mini-bouquet e café de filtro, a 5€. Na loja há ainda peças de cerâmica, esculturas e têxteis, como almofadas e tapetes.

Publicidade
Gato Vadio Livraria
Gato Vadio Livraria
© DR

Gato Vadio

Compras Livrarias Cedofeita

O Gato Vadio nasceu em 2007 como uma livraria, com estantes recheadas de livros de poesia, política, anarquismo, edições de autor e de nicho. Nasceu também como um espaço de resistência, de cultura e de intervenção social. Em 2019, foi uma das muitas vítimas de despejo num Porto gentrificado. Mas este Gato tem muitas vidas e em 2020 voltou a abrir as portas à cidade, agora na Rua da Maternidade.

Livraria Térmita
Livraria Térmita
Fotografia de Alexander Bogorodskiy

Térmita

Compras Livrarias Baixa

A Térmita está instalada num espaço que funcionava como armazém de madeiras, contíguo ao Café Candelabro. É uma livraria generalista, onde os livros novos e usados habitam as mesmas estantes. Entre livros e música de variados formatos, privilegiam editoras pouco representadas e caseiras, como a Amateur, Dois Dias Edições e Coração o Ditador. O espaço está também a ser utilizado para uma programação cultural variada que abrange as artes plásticas, a música, a literatura e outras formas de expressão.

Publicidade
Tia Orlanda Artesanato
Tia Orlanda Artesanato
© DR

Tia Orlanda Artesanato

Compras Campanhã

Foi com a ideia de trazer a africanidade para o Porto que, há oito anos, Orlanda Barbosa abriu as portas do restaurante Tia Orlanda, onde recria as cores e sabores de Moçambique, o seu país natal. Em Janeiro de 2020, abriu uma loja de artesanato em Campanhã. Por aqui encontra as tradicionais capulanas, estatuetas em madeira, quadros feitos em batique e alguns artigos de marca própria. Também tem uma zona de cafetaria onde serve café, bolos caseiros e refeições.

Brands For Good
Brands For Good
© DR

Brands For Good

Compras Cedofeita

Seis mulheres, cinco marcas, uma loja. A Brands For Good dá casa à Zouri, B Simple, Maria Maleta, Elleanor e Maaris, e juntas formam uma concept store 100% made in Portugal no Centro Comercial Bombarda. A loja junta roupa, calçado e acessórios, tudo produzido com os olhos postos na sustentabilidade, passando até pelo upcycling de antigas colecções para fomentar a economia circular.

Publicidade
Araucana
Araucana
© DR

Araucana

Compras Taipas

A sustentabilidade já deixou de ser uma novidade para se tornar numa necessidade, e lojas como a Araucana são prova disso. O foco está nas peças intemporais, produzidas de forma sustentável e sob leis de comércio justo – não é pedir muito, pois não? O projecto de Alexandra Alves assume-se como slow fashion e inclui um estúdio de upcycling, onde se dá vida nova a peças velhas. Por lá encontra marcas como a Thaikila, Pé de Chumbo, Wheat and Rose, Muta, Sensify, Carolina Ronderos ou Payal Khandwala, que expõem neste espaço algumas das suas criações, todas feitas com materiais naturais.

Sir Tile Socks
Sir Tile Socks
© DR

Sir Tile Socks

Compras Cedofeita

Esta loja-showroom, que abriu na Rua de Miguel Bombarda em Janeiro de 2020, é o primeiro espaço físico desta marca portuense. As meias da Sir Tile são uma colorida homenagem ao património dos tradicionais azulejos portugueses. São produzidas em Portugal, em fio fino 100% algodão de fibra longa, macio e resistente, para proporcionar um melhor conforto e garantir a durabilidade. 

Publicidade
Embaixada Júnior
Embaixada Júnior
© DR

Embaixada Júnior

Compras Brinquedos e jogos Baixa

É a irmã mais nova e fica mesmo ao lado da Embaixada do Porto, loja de fotografia e música analógica que também funciona como café, bar e espaço de exposições. Aqui encontrará brinquedos, figuras e objectos de coleccionismo, como os bonecos da Pop!, peças da Lego, figuras da Playmobil e balões de aniversário. 

Music and Riots
Music and Riots
Fotografia de Andreia Alves

Music and Riots

Música Cedofeita

No meio de uma pandemia, o Porto ganhou uma nova loja de discos. Abriu no dia 14 de Setembro no Centro Comercial Bombarda, numa altura em que as lojas independentes de discos são cada vez mais necessárias. Pelas mãos da Music and Riots, uma publicação de música independente, este espaço funciona como loja, mas também como escritório da revista. Por aqui encontram-se discos que seguem a mesma curadoria, a alma independente e o espírito DIY da publicação. O vinil é a estrela da casa, mas também vendem outros formatos como cassetes e CDs, com atenção a editoras como a Sargent House, XL Recordings, Sub Pop, Sacred Bones e 4AD.

Publicidade
Almada.
Almada.
© João Saramago

Almada.

Coisas para fazer Baixa

O Almada., mais recente espaço de coworking do Porto, divide-se em dois pisos que, no interior, acolhem não só o cowork, mas uma concept store e um bistrô e, no exterior, duas esplanadas e dois jardins.

The Feeting Room
The Feeting Room
© DR

The Feeting Room

Compras Moda Foz

Foi em Junho que a The Feeting Room abriu a terceira loja no país. Instalou-se agora na Foz em frente ao terminal da linha 1 do eléctrico, no Passeio Alegre, com calçado, vestuário, joalharia, cerâmica e acessórios. A sala exclusivamente dedicada aos mais pequenos, onde vai encontrar marcas como Wolf & Rita, Pied Rougia e Carapau, é uma das novidades do novo espaço. Mas não é a única: o Negra Café agora tem ali mais um espaço onde será possível ir ao brunch ou beber um cocktail. Entre as mais de 30 marcas desta House of Labels, como é apelidada, pode ainda encontrar as portuguesas Lemon Jelly, Sanjo, +351, Guaja, Carolina Curado, Fiu e Anna Westerlund.

Publicidade
+351
+351
© DR

+351

Compras Moda Taipas

Inspirada no oceano Atlântico e criada pela surfista e designer Ana Penha e Costa, a +351 – para os mais distraídos o indicativo telefónico de Portugal – içou finalmente a bandeira no Norte do país, depois de já ter três lojas em Lisboa, onde nasceu. A loja fica em plena Baixa, no Largo dos Lóios, e mantém-se fiel a si mesma: com peças produzidas em Portugal, em pequenas quantidades e com matéria-prima reutilizada. Os materiais são feitos de fibras naturais com texturas salientes, e as peças são todas tingidas com pigmentos, processo bem visível que dá um aspecto mais artesanal à coisa. Com prints associados ao oceano e o logótipo a dar o ar da sua graça, as peças são simples e quase todas unissexo – há t-shirts, sweats, calças e casacos, os básicos necessários em que deve apostar. Tudo em cores como preto, branco, azul marinho, cinza e amarelo.

Benamôr
Benamôr
Benamôr

Benamôr

Compras Baixa

Depois de arrecadar três lojas de ruas em Lisboa e duas em centros comerciais (Amoreiras e Colombo), a famosa marca portuguesa de cosmética Benamôr sobe finalmente ao norte do país para abrir a sua primeira loja. Fica na Rua das Flores e o ambiente remete imediatamente para o imaginário das antigas farmácias, em tons de verde e com os armários  em vermelho, envidraçados, que guardam as várias gamas da marca – sem esquecer o balcão central em mármore com os habituais lavatórios para experimentar os produtos. A família Benamôr foi crescendo ao longo dos anos, sendo a gama Nata, inspirada na pastelaria portuguesa e nos doces tradicionais, o membro mais novo. As restantes referências douram as prateleiras, impecavelmente arrumadas, organizadas por gamas, da Alantoíne à Jacarandá, do Gordíssimo à Rose Amélie, estendendo os produtos ao gel de banho, óleos, bálsamos, manteigas de corpo ou até água micelar. 

Publicidade
Fora Sunglasses
Fora Sunglasses
© DR

Fora Sunglasses

Compras Óculos Flores

Bem perto da estação de São Bento, a Fora levou o melhor da produção nacional de óculos de sol ao Norte, com a sua primeira loja no Porto. À semelhança dos outros espaços em Lisboa, também este prima pelo minimalismo, ou não fossem as estrelas da casa os óculos que douram as prateleiras. Esses e todos aqueles que pode personalizar e mandar fazer na hora, tal como na loja na Rua da Prata, em Lisboa, escolhendo entre as armações dos modelos da marca e dezenas de lentes disponíveis. Também tem serviço de óptica.  

Mais lojas no Porto:

Mon Père Outlet
© João Saramago

As melhores lojas vintage no Porto

Compras Lojas vintage

É difícil passar ao lado do boom que assolou a cidade com lojas que vendem peças de outros tempos e cheias de história. Para se orientar entre tanta e tão boa oferta, escolhemos as melhores lojas vintage no Porto, uma vez que para compras em segunda mão a Invicta já é uma referência. Além disto, a moda é cíclica portanto vai, com certeza, estar sempre dentro das tendências. Calças de cintura subida dos anos 80, camisolas de malha com padrões fora da caixa, casacos de ganga ao estilo do Levi's Trucker Jacket ou acessórios marcantes, como cintos ou óculos de sol. Estas são algumas das peças que pode encontrar. Divirta-se. 

Patch Porto
©João Saramago

As melhores lojas alternativas no Porto

Compras

Farto de fazer compras sempre nos mesmos sítios? Cansado de encontrar artigos que são mais do mesmo? Fuja das multidões e vá respirar outros ares. Quer precise de renovar o armário, de adicionar páginas à sua livraria ou lhe apeteça investir em arte – estas lojas têm de tudo. O importante é ir com tempo e de espírito aberto para conhecer novas ideias e novos projectos. Se a tarde de compras o deixar cansado, recupere baterias com um pôr-do-sol numa das melhores vistas da cidade, hidrate-se (de preferência com sumos naturais) e, claro, sente-se à mesa de um bom restaurante. 

Publicidade
Flores
© DR

As melhores floristas no Porto

Compras Floristas

Não duram eternamente, mas fazem feliz quem as recebe (a não ser que seja alérgico). Um ramo de flores é, provavelmente, o presente mais versátil de que há memória e cai bem em praticamente todas as ocasiões. Sejam amarelas, brancas ou vermelhas; tulipas, rosas ou malmequeres, nesta lista vai encontrar estas flores e muitas mais à venda nas melhores floristas no Porto, onde vai encontrar opções para todos os gostos, que vão do estilo mais clássico ao mais moderno e arrojado. O que também pode acompanhar bem um ramo, é uma caixa dos melhores chocolates da cidade ou uma peça de uma joalharia ou ourivesaria. 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade