A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Agrafo Studio
© DRAgrafo Studio

As melhores lojas que abriram no Porto em 2020

Num ano complicado como 2020, continuaram a nascer novos e bons espaços no Porto. Conheça as novas lojas que abriram na cidade este ano.

Escrito por
Francisca Dias Real
e
Ana Patrícia Silva
Publicidade

Mesmo no meio de uma tempestade, surgiram boas novidades no Porto. Reunimos as melhores lojas que abriram nos últimos meses, para que não perca o fio à meada na hora de renovar a artilharia lá de casa. Há lojas que dão nova vida ao comércio local e outras que vão buscar inspiração ao outro lado do mundo ou a outras épocas. Mesmo para aqueles que se preocupam com a sustentabilidade, há sítios à espera de visita. As lojas abriram e nós registámos. Agora é só abrir os cordões à bolsa e decidir que caminho vai tomar.

Recomendado: As melhores lojas no Porto

As melhores lojas que abriram no Porto em 2020:

  • Restaurantes
  • Matosinhos

Sustentabilidade, produção nacional, venda a granel e alimentação saudável são os quatro pilares que sustentam a Maricota, a mercearia do Mercado Municipal de Matosinhos. Pelas prateleiras da Maricota vai encontrar compotas, mel, bolachas, licores, fruta desidratada e em pó, chás, chocolates, frutos secos, azeites, especiarias, cereais, massas, farinhas e muitas outras coisas. Também têm detergente a granel e incentivam os clientes a levarem apenas as quantidades que necessitam, evitando, assim, o desperdício, bem como a trazerem de casa as próprias embalagens reutilizáveis. Em alternativa, têm sacos de papel ou de algodão, produzidos em Portugal.

  • Compras
  • Joalharia
  • Baixa

Fundada em 2019, a Arte Nova Jewellery é o resultado de uma colaboração entre Maria Dias e Carlos Barbosa – terceira geração de uma família que se dedica à produção de ouro e prata, em Gondomar. Abriram a primeira loja em nome próprio, no centro do Porto, em 2021. O espaço foi decorado em tons de verde e castanho chocolate, com papel de parede que simula vegetação, e foram instaladas três árvores no interior da loja. São características que reflectem temáticas muitas vezes utilizadas nas colecções e peças da marca, nomeadamente a natureza, que resulta na aplicação de elementos como flores, borboletas e abelhas, entre outros animais. 

Publicidade
  • Compras
  • Cosmética
  • Flores

A poucos metros da Rua das Flores, no Largo de São Domingos, está a primeira boutique portuguesa da Caudalie – marca francesa conhecida pelos seus produtos cosméticos, para o rosto e corpo, feitos com extractos de uvas e vinha –, que funciona não só como loja, mas também como Day Spa, disponibilizando uma série de tratamentos, no piso inferior. É possível fazer marcação directamente na loja e online, ou comprar vouchers para oferecer ou usar mais tarde. 

  • Arte
  • Desenho e ilustração
  • Porto

Durante o Verão de 2021, Ana Freitas e Rodrigo Rosas, dois artistas, decidiram apostar no seu próprio projecto e abriram o Colectivo Besta. Utilizam o espaço como ateliê, mas também como loja de arte e um cowork. À venda encontra uma grande variedade de peças, incluindo autocolantes, postais, tote bags, telas e prints de mais de uma dezena de artistas portugueses, a maior parte portuenses. Trabalhos onde são aplicadas técnicas e artes como a ilustração (a especialidade de Rodrigo), a pintura (o foco de Ana), o grafismo, a cerâmica e a serigrafia.

 

Publicidade
  • Arte
  • Cedofeita

O Quarteirão das Artes é muito procurado por fundadores de projectos artísticos e multidisciplinares e o Clink não é excepção. É um laboratório criativo que pretende ligar pessoas e promover eventos artísticos, focando-se na arquitectura e design. Divide-se entre cowork, ateliê e área de exposições, incluindo ainda uma loja pop-up (com entrada pelo Centro Comercial Bombarda). Lá dentro estão em destaque as criações de dez criadores e marcas portugueses, nomeadamente, Hugo Vaz, André Teoman Studio, Dam, Madre, Murmur, Galula, Vicara, UVA e Sugo. 

  • Compras
  • Decoração
  • Baixa

A Costa Nova tem vindo a afirmar-se no mercado nacional e internacional, estando presente um pouco por todo o mundo, em lojas de decoração, hotéis e restaurantes. A marca, sediada na zona industrial de Vagos, em Aveiro, dedica-se à produção de colecções de mesa, forno e acessórios em grés fino. Depois de abrir lojas em Aveiro e em Lisboa, chegou ao Porto em Dezembro de 2021, com a abertura de uma loja no Edifício Emporium, na Rua Sá da Bandeira. Com uma área de cerca de 224 metros quadrados, o espaço reúne todas as colecções da marca e inclui um showroom profissional dedicado à hotelaria.

Publicidade
  • Compras
  • Cedofeita

Galeria, loja e ateliê: é assim que se divide o espaço da Rosa Malva, no Quarteirão das Artes, uma marca portuense criada por Mané Pupo. A ceramista retrata histórias do quotidiano em  figuras, feiras à mão, em grés. Existem dezenas de pequenas estatuetas à venda (disponíveis em diferentes cores), espalhadas pelas prateleiras, que representam diferentes momentos, por exemplo, a colecção Ternura é composta por imagens de famílias ou crianças a partilhar afectos. A artista também criou colecções temáticas para as festas, nomeadamente, Páscoa e Natal e, além de tudo isto, está disponível para fazer personalizações, para famílias ou ocasiões especiais. 

  • Compras
  • Massarelos

A Stay Wise instalou-se, a poucos metros do Palácio de Cristal, no final de 2021, e é lá que Cátia Fernandes, Isadora Faustino e Carolina Barbot reúnem as diferentes publicações internacionais escolhidas a dedo, nas áreas de moda, viagens, decoração, plantas, comida e lifestyle, que não encontra facilmente na cidade. Entre os títulos encontra a "AnOther", "Plantopedia", "The Kinfolk Garden" ou "Kinfolk Travel", mas também livros como "Never Too Small", de Joel Beath ou "Icons", de Virgil Abloh. A loja partilha o espaço com a Bardo – Creative Ground, agência de conteúdos fundada pelo trio. 

Publicidade
  • Compras
  • Cedofeita

São muitos os negócios criativos que chamam casa ao Centro Comercial Bombarda, entre eles está o Violetas Creative Studio, o projecto da arquitecta chilena Sofia Belledone, que se dedica à decoração e à arte floral. Não se trata de uma florista convencional, o que significa que desta loja, saem bonitos arranjos e peças de decoração feitos com flores naturais, desidratadas e preservadas. Além disto lá também pode comprar diferentes objectos de decoração feitos por artesãos portugueses. 

  • Compras
  • Música e entretenimento
  • Baixa

O fim do confinamento tem trazido algumas novidades ao Porto. Uma delas chama-se Scrape Needle e é uma boa surpresa para os melómanos e os amantes de vinil. A nova loja de discos abriu na Rua Antero de Quental, no dia 17 de Abril de 2021, com muito espaço para ouvir e descobrir música nova. É especializada em discos de vinil – sobretudo novos, mas também conta com alguns usados. Entre os géneros musicais mais representados estão o doom metal, stoner rock, avant-garde experimental, pós-rock, black shoegaze e folk rock gótico, entre outros. Pode fazer compras na loja online, mas o melhor mesmo é fazer uma visita presencial – na compra de discos, o café é oferta da casa. Depois de fazer as suas escolhas, pode aproveitar para relaxar e ouvir música numa das mesas da loja ou no jardim privado.

Mais lojas no Porto:

  • Compras
  • Decoração

Agora que passamos cada vez mais tempo fechados entre as quatro paredes de nossa casa, é importante que o ambiente que nos rodeia nos deixe felizes. Também é normal que se comece a fartar de tudo o que tem, mas nós arranjámos uma solução para renovar o seu lar, sem sair do sofá. Descubra nesta lista as dez lojas online de decoração e mobiliário do Porto e arredores que tem de conhecer. Enquanto passeia pela Internet, também pode encomendar o jantar num dos restaurantes do Porto com entregas ao domicílio e escolher uma garrafa de vinho para acompanhar

Recomendado: 15 lojas online do Porto que tem de conhecer

  • Compras
  • Lojas de segunda mão

Arranjámos a solução perfeita para todos os amantes de peças com história que agora não podem sair de casa. Estas lojas vintage vendem online e têm catálogos recheados de roupa, calçado e acessórios, de diferentes estilos e épocas, desde os anos 1920 aos 90. O difícil é escolher em quais gastar o seu dinheiro. 

Muitas pessoas fazem compras nas lojas em segunda mão para diminuir a pegada ecológica. Se for o seu caso, aproveite e fique também a conhecer marcas sustentáveis e os projectos e movimentos no Porto que ajudam o planeta

Recomendado: 13 lojas online do Porto que tem de conhecer

Publicidade
  • Compras
  • Livrarias

O Porto é um paraíso para os amantes de livros. Nesta altura, em que passamos mais tempo enclausurados, os livros são uma boa companhia. Com um bom livro, é mais fácil escapar à realidade que agora que nos prende entre quatro paredes. O prazer de ler – de desaparecer e de mergulhar num mundo melhor – é uma solidão bem acompanhada. Fique em casa, mas não fique sem livros. Apoie as livrarias independentes do Porto. Siga esta lista para saber onde pode continuar a encomendar as suas leituras.

Recomendado: As melhores livrarias no Porto

 

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade