Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Porto icon-chevron-right Seis projectos que o ajudam a ter uma horta dentro de portas
Compras, Plantes, Noocity
©DR Noocity

Seis projectos que o ajudam a ter uma horta dentro de portas

Quer estar mais ligado à natureza? Espreite estes seis projectos que o ajudam a ter uma horta dentro de portas

Por Margarida Ribeiro
Publicidade

Lá porque vive no meio da cidade e não tem muito espaço no exterior, não significa que tenha de renunciar ao seu amor pela jardinagem. Que o digam estes seis projectos que o ajudam a ter uma horta dentro de portas. As possibilidades são praticamente infinitas, entre jardins suspensos e opções sustentáveis, é só optar pelo que melhor se adequa a si e ao seu espaço. Qualquer que seja a sua escolha, uma coisa é certa, todas estas possibilidades vão permitir que tenha vegetais ou ervas aromáticas frescos à mão sempre que cozinhar. 

Mas se também estiver à procura de plantas para decorar a casa, o melhor é mesmo ver o catálogo dos melhores sítios para comprar plantas em Lisboa e arredores. Boas compras! 

Recomendado: Como ter uma horta em casa: o bê-á-bá da agricultura urbana

Projectos que o ajudam a ter uma horta dentro de portas

Compras, Plantas, Noocity
Compras, Plantas, Noocity
©DR

Noocity

Se não quiser comprar já tudo de enfiada, como se de repente fosse um pro, o melhor é dar uma vista de olhos na Noocity. É uma marca, com sede no Porto, que vende um Kit Horta em Casa (a partir 196€): existe em três tamanhos e é o ideal para quem está a começar nestas andanças. Cada pacote inclui uma cama de cultivo, com um sistema de auto-rega eficiente, substrato 100% natural, argila expandida, fertilizante biológico e uma selecção de sementes da época, também biológicas, que pode incluir ervas aromáticas, legumes ou frutos.

Compras, Plantas, Minigarden
Compras, Plantas, Minigarden
©DR

Minigarden

Não tem espaço em casa, mas tem muitas paredes vazias? A solução talvez seja fazer umas compras na Minigarden. São especialistas em tornar qualquer canto ou parede no local perfeito para receber plantas decorativas ou uma pequena versão de uma horta. Há várias opções de canteiros verticais com espaço para diferentes números de plantas. Na loja online, encontra ainda sementes e as opções são muitas. Pode escolher, por exemplo, pimentos, alface, espinafres ou ervilhas, entre muitos outros legumes, vegetais, frutos e ervas aromáticas.

Publicidade
Compras, Plantas, Hortini
Compras, Plantas, Hortini
©DR

Hortini

Esta marca portuguesa criou caixas de subscrição trimestral que lhe levam à porta plantas hortícolas da época, sempre acompanhadas de um guia de plantação e manutenção, para criar uma horta em casa. Está tudo explicado no site da Hortini, mas fique já a saber que existem três tamanhos de caixas – com 12, 24 ou 36 plantas – que são entregues quatro vezes por ano, em Janeiro, Abril, Julho e Outubro. A oferta depende da época, mas entre as possibilidades há diferentes tipos de alface, brócolos, couve coração, tomates e curgetes.

Compras, Plantas, Sementes, Life in a Bag
Compras, Plantas, Sementes, Life in a Bag
©DR

Life in a Bag

Inspirar as pessoas a criar uma horta de ervas aromáticas e vegetais biológicos dentro de casa é a missão da Life in a Bag. Esta marca de Vila Nova de Famalicão conta com um grande catálogo de produtos fabricados com materiais sustentáveis e reutilizáveis, como sacos impermeáveis ou caixas de cortiça, que incluem sementes para plantar ou a planta já pronta (que depois só necessita de manutenção). Leigos, nada temam: vem tudo com as instruções necessárias. Possibilidades não faltam: a sua horta caseira pode ter, por exemplo, malagueta, manjericão, rúcula, rabanete, coentros ou morangos.

Publicidade
Compras, Plantas, Citrina Plants
Compras, Plantas, Citrina Plants
©DR

Citrina Plants

O mundo encantado das plantas cítricas existe, está online, chega a todo o país e chama-se Citrina Plants. Esta marca fundada em Portugal há mais de cinco décadas por Andrew e Lindsey Henley-Welch, especializa- -se na criação e comercialização de plantas em miniatura. Variedade não falta e quando chegam a si, já têm no mínimo três anos de idade. Pode comprar diferentes espécies de laranjas, limões e limas, oriundas dos quatro cantos do mundo. Além disso, na loja online também encontra acessórios, como vasos e produtos para a manutenção das plantas.

Compras, Plantas, Gardena
Compras, Plantas, Gardena
©DR

Gardena

É uma referência no que diz respeito à jardinagem e experiência não lhe falta (a marca nasceu na década de 1960). Entre os diferentes produtos do catálogo da Gardena vai encontrar objectos perfeitos para city gardening – até têm uns vídeos muito informativos sobre o que pode fazer no seu terraço/varanda. A principal sugestão é o jardim vertical Nature Up! Gardena, um kit para plantar pequenas plantas, flores e ervas aromáticas. Para um trabalho bem feitinho, tem ainda vários utensílios, como luvas e borrifadores.

Torne a sua casa mais verde

Plantae
Gabriell Vieira

Os melhores sítios para comprar plantas em Lisboa e arredores

Compras

Bonsais, cactos, árvores de fruto, arbustos, plantas rasteiras, trepadeiras, folhas grandes e miudinhas, tudo para compor as divisões lá de casa ou até mesmo para dar outra vida ao quintal – se for o caso. Estes sítios (alguns deles só com loja online) reúnem alguns dos mais raros exemplares da natureza aos mais simples e vulgares. Saiba, no entanto, que é preciso ter atenção à espécie para poder adaptá-la ao ambiente – coisas que um especialista lhe vai explicar certamente. Esta lista dos melhores sítios para comprar plantas em Lisboa (e arredores) é para os apaixonados pela botânica, é todo um novo harém de clorofila à espera de ganhar casa e que vale a pena visitar.

Superbotânica
Manuel Manso

Sete plantas para ter em casa e como cuidar delas

Compras

“Ter plantas é como jogar um jogo de níveis, vai-se aumentando a dificuldade à medida que vai cuidando delas”, quem o diz é Roberta Gontijo, dona da loja Superbotânica juntamente com Márcio Orsi. A arquitecta paisagista ajudou-nos a perceber que espécies se devem ter em casa e como cuidar delas, e aponta o caminho para uma grande tendência de decoração e design: o urban jungle. Há quem queira replicar o conceito em casa, mas não sabe bem como fazê-lo, até porque há espécies que não são aconselháveis para interiores. “Qualquer planta dá ambiente a uma casa, mas também é preciso ter em conta as condições para que ela sobreviva”, afirma Roberta, que aconselha a que comece com plantas de manutenção mais simples, e “ir subindo progressivamente de nível de dificuldade.” Descubra aqui sete espécies que pode ter em casa e os cuidados que deve ter com elas. 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade