A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Compras, Plantes, Noocity
©DRNoocity

Seis projectos que o ajudam a ter uma horta dentro de portas

Quer estar mais ligado à natureza? Espreite estes seis projectos que o ajudam a ter uma horta dentro de portas.

Escrito por
Margarida Ribeiro
Publicidade

Lá porque vive no meio da cidade e não tem muito espaço no exterior, não significa que tenha de renunciar ao seu amor pela jardinagem. Que o digam estes seis projectos que o ajudam a ter uma horta dentro de portas. As possibilidades são praticamente infinitas, entre jardins suspensos e opções sustentáveis, é só optar pelo que melhor se adequa a si e ao seu espaço. Qualquer que seja a sua escolha, uma coisa é certa: todas estas possibilidades vão permitir que tenha vegetais ou ervas aromáticas frescas à mão sempre que cozinhar. 

Recomendado: Como ter uma horta em casa: o bê-á-bá da agricultura urbana

Projectos que o ajudam a ter uma horta dentro de portas:

Noocity
©DR

Noocity

Se não quiser comprar já tudo de enfiada, como se de repente fosse um profissional, o melhor é dar uma vista de olhos na Noocity. A marca, com sede no Porto, vende um Kit Horta em Casa (a partir 196€): existe em três tamanhos e é o ideal para quem está a começar nestas andanças. Cada pacote inclui uma cama de cultivo, com um sistema de auto-rega eficiente, substrato 100% natural, argila expandida, fertilizante biológico e uma selecção de sementes da época, também biológicas, que pode incluir ervas aromáticas, legumes ou frutos.

Minigarden
©DR

Minigarden

Não tem espaço em casa, mas tem muitas paredes vazias? A solução talvez seja fazer umas compras na Minigarden. São especialistas em tornar qualquer canto ou parede no local perfeito para receber plantas decorativas ou uma pequena versão de uma horta. Há várias opções de canteiros verticais com espaço para diferentes números de plantas. Na loja online, encontra ainda sementes, com várias opções. Pode escolher, por exemplo, pimentos, alface, espinafres ou ervilhas, entre muitos outros legumes, vegetais, frutos e ervas aromáticas.

Publicidade
Hortini
©DR

Hortini

Esta marca portuguesa criou caixas de subscrição trimestral que lhe levam à porta plantas hortícolas da época, sempre acompanhadas de um guia de plantação e manutenção, para criar uma horta em casa. Está tudo explicado no site da Hortini, mas fique já a saber que existem três tamanhos de caixas – com 12, 24 ou 36 plantas – que são entregues quatro vezes por ano, em Janeiro, Abril, Julho e Outubro. A oferta depende da época, mas entre as possibilidades há diferentes tipos de alface, brócolos, couve coração, tomates e curgetes.

Life in a Bag
©DR

Life in a Bag

Inspirar as pessoas a criar uma horta de ervas aromáticas e vegetais biológicos dentro de casa é a missão da Life in a Bag. Esta marca de Famalicão conta com um grande catálogo de produtos fabricados com materiais sustentáveis e reutilizáveis, como sacos impermeáveis ou caixas de cortiça, que incluem sementes para plantar ou a planta já pronta (que depois só necessita de manutenção). Leigos, nada temam: vem tudo com as instruções necessárias. Possibilidades não faltam a sua horta caseira pode ter, por exemplo, malagueta, manjericão, rúcula, rabanete, coentros ou morangos.

Publicidade
Citrina Plants
©DR

Citrina Plants

O mundo encantado das plantas cítricas existe, está online, chega a todo o país e chama-se Citrina Plants. Esta marca, fundada em Portugal há mais de cinco décadas por Andrew e Lindsey Henley-Welch, especializa-se na criação e comercialização de plantas em miniatura. Variedade não falta, e quando lhe chegam a casa já têm no mínimo três anos de idade. Pode comprar diferentes espécies de laranjas, limões e limas, oriundas dos quatro cantos do mundo. Além disso, na loja online também encontra acessórios, como vasos e produtos para a manutenção das plantas.

Gardena
©DR

Gardena

É uma referência no que diz respeito à jardinagem e experiência não lhe falta (a marca nasceu na década de 1960). Entre os diferentes produtos do catálogo da Gardena, vai encontrar objectos perfeitos para city gardening – até têm uns vídeos muito informativos sobre o que pode fazer no seu terraço/varanda. A principal sugestão é o jardim vertical Nature Up! Gardena, um kit para plantar pequenas plantas, flores e ervas aromáticas. Para um trabalho bem feitinho, tem ainda vários utensílios, como luvas e borrifadores.

Torne a sua casa mais verde:

  • Coisas para fazer

Para uso culinário, para purificarem o ar ou para darem um toque mais exótico à sua casa, aqui tem cinco sugestões de plantas e respectivas dicas de como cuidar delas. De várias espécies e para todos os gostos, não só enchem as divisões da sua casa de cor — da varanda à casa de banho, passando pelas estantes da sala de estar —, como também trazem para dentro de portas um pouco da natureza que há lá fora, e que lhe está vedada nos dias que correm. E o melhor de tudo é que não dão assim tanto trabalho. Não seja preguiçoso.

Recomendado: As melhores floristas no Porto

  • Compras
  • Floristas

Quer se viva num apartamento, no meio da cidade, ou numa casa, com um grande jardim, uma planta nova dá sempre mais luz e vida a qualquer espaço. Então, se estiver a precisar de cor em casa, vá fazer compras nestas lojas que vendem plantas no Porto. Se acha que não consegue manter uma planta viva, compre uma suculenta ou um cacto. Fazem-lhe companhia durante muito tempo e exigem pouco de si. Antes de se comprometer com uma planta, leia a nossa lista das melhores plantas para ter em casa. Mas se a sua ideia for criar uma horta em casa, a leitura recomendada é o bê-á-bá da agricultura urbana.

Recomendado: Nove floristas do Porto que entregam flores em casa

Publicidade
  • Coisas para fazer

Criar um verdadeiro jardim dentro de portas tornou-se o passatempo de muita gente durante o último ano. Isto levou a que muitos apaixonados por plantas se lançassem nas redes sociais para partilhar conhecimentos e dicas abençoados, que já chega de matar plantas verdinhas que comprámos só por serem bonitas. Estas três contas de Instagram sobre plantas que lhe apresentamos tornaram-se muito populares nos últimos tempos e deram-nos a conhecer expressões como o "alerta rolinho" (que deve usar em hashtag sempre que a sua planta tiver uma folha nova a nascer) ou as necessidades especiais que as famosas calatheas têm. Estes "influencers" de plantas chegam até si de diferentes partes do país para lhe ensinar tudo o que precisa de saber e mostrar as bonitas florestas que tem em casa. Acompanhe-os.

Recomendado: Os melhores sítios para comprar plantas em Lisboa e arredores

  • Coisas para fazer

“Ter plantas é como jogar um jogo de níveis, vai-se aumentando a dificuldade à medida que vai cuidando delas”, quem o diz é Roberta Gontijo, dona da loja Superbotânica, juntamente com Márcio Orsi. A arquitecta paisagista ajudou-nos a perceber que espécies se devem ter em casa e como cuidar delas, e aponta o caminho para uma grande tendência de decoração e design: o urban jungle. Há quem queira replicar o conceito em casa, mas não sabe bem como fazê-lo, até porque há espécies que não são aconselháveis para interiores. “Qualquer planta dá ambiente a uma casa, mas também é preciso ter em conta as condições para que ela sobreviva”, afirma Roberta, que aconselha a que comece com plantas de manutenção mais simples, e “ir subindo progressivamente de nível de dificuldade.” Descubra aqui sete espécies que pode ter em casa e os cuidados que deve ter com elas. 

Recomendado: As melhores lojas para comprar plantas no Porto

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade