Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os melhores sítios para comprar plantas em Lisboa e arredores
Plantae
Gabriell Vieira

Os melhores sítios para comprar plantas em Lisboa e arredores

Um mundo sem fim de jardinagem para ter na sala ou no jardim, sem medo de meter as mãos na terra e deixar crescer a folhagem.

Por Francisca Dias Real
Publicidade

Bonsais, cactos, árvores de fruto, arbustos, plantas rasteiras, trepadeiras, folhas grandes e miudinhas, tudo para compor as divisões lá de casa ou até mesmo para dar outra vida ao quintal – se for o caso. Estes sítios (alguns deles só com loja online) reúnem alguns dos mais raros exemplares da natureza aos mais simples e vulgares. Saiba, no entanto, que é preciso ter atenção à espécie para poder adaptá-la ao ambiente – coisas que um especialista lhe vai explicar certamente. Esta lista dos melhores sítios para comprar plantas em Lisboa (e arredores) é para os apaixonados pela botânica, é todo um novo harém de clorofila à espera de ganhar casa e que vale a pena visitar.   

Recomendado: Plantas para ter em casa e como cuidar delas

 

Sítios para comprar plantas

Plantalomas
Plantalomas
Carlos Teixeira

Plantalomas

Ana Machado começou a deitar olho às plantas na mesma altura que quase todos nós – durante o primeiro confinamento. “Senti que precisava de harmonizar a energia da casa”, conta-nos. Depois de comprar uma e outra e mais outra planta para este e aquele canto da casa, as plantas passaram a ser “uma espécie de terapia”. Ana acabou por querer mais do que ser uma mera cliente da selva urbana, acordando a sua veia de empreendedora. Criou então a loja online Plantalomas, em Fevereiro. No site pode encontrar as espécies divididas por plantas para feng shui, pet friendly, de purificação do ar, suculentas e ainda raminhos, que podem ser de alfazema ou eucalipto. Em compras superiores a 35€ não paga portes, e há também a possibilidade de entregas gratuitas em Cascais, Santa Iria da Azóia, Póvoa de Santa Iria e Vialonga, com os respectivos códigos disponíveis no site. 

Plantophoria
Plantophoria
Plantophoria

Plantophoria

Pergunta indiscreta: já teve um sentimento ou estado de entusiasmo e felicidade intensos causado por plantas? Se sim, pode continuar a ler este texto, porque confirma aquilo a que esta nova loja online se propõe. A Plantophoria é um pequeno negócio português, nascido durante o confinamento, que opera apenas online na venda de plantas e aconselhamento. Syngonium Mottled, Syngonium albo variegatum, Philodendron White Princess, Anthurium luxurians ou Alocasia reginula podem ser nomes estranhos e de difícil pronunciação para o comum mortal, mas não para a Plantophoria. Esta loja tem um leque vasto de espécies, muitas delas pouco vistas noutras lojas, vindas dos quatro cantos do mundo e que são entregues de norte a sul do país (em mão em Lisboa) e em toda a Europa, devidamente embaladas e com um guia de cuidados específico. A loja tem ainda uma particularidade: é possível inscrever-se numa lista de espera. Se há alguma planta que está esgotada, o cliente pode inscrever-se através de um formulário, sem ser necessário um pagamento adiantado – quando a planta pretendida estiver disponível, recebe informações. Além da Waiting List, há também uma Wish List onde pode ser pedido directamente à Plantophoria que parta em busca de uma planta específica. A loja encarrega-se de a procurar, comprar, de a replantar e acolher nas suas instalações num período inicial de adaptação – e só depois enviar para o cliente. Caso a loja anuncie no site ou no Instagram a chegada de uma nova planta é possível fazer uma pré-compra. 

Publicidade
Curae
Curae
Curae

Curae

Nesta casa, o acto de cuidar é a cola que une os seus três elementos fundadores: pessoas, plantas e animais. A Curae nasceu como uma plataforma que quer proporcionar às pessoas experiências de cuidado com a natureza que as rodeia, seja através da venda de plantas ou de serviços dirigidos aos animais de estimação. Cabem todos debaixo do tecto de Sofia Antunes, a chefe desta família. As plantas foram o ponto de partida e, apesar de as poder comprar individualmente, existe aqui o conceito de “família de plantas” – podem ser de duas, quatro, oito ou doze. A selecção das espécies teve em conta as mais fáceis de cuidar, precisamente para que o processo saia facilitado para os clientes. No site existe ainda uma secção dedicada aos presentes e nesse separador é possível conjugar packs de plantas com outros produtos, como sais de banho, flores para tratamentos faciais ou até um poema personalizado.

Janvier Plants
Janvier Plants
Janvier Plants

Janvier Plants

Compras Campolide

Noemie e Claire vieram de Paris e instalaram-se em Lisboa, com uma na manga: deixar os seus trabalhos e entrar no jogo das plantas. A razão é simples: as pessoas passam mais tempo em casa e “precisam de cuidar de algo, estar mais próximas da natureza”, explica Claire. A Janvier Plants tem plantas de interior e exterior, vindas de produtores ambientalmente responsáveis de França, Holanda e também Portugal. “O nosso objectivo passa por encher as pessoas de plantas com o menor impacto ambiental possível”, diz a responsável, acrescentando que usam também embalagens eco para diminuir a pegada. A dupla trabalha com ceramistas locais para criar vasos especiais e inclui na carta serviços de plant styling e plant staging, tendo uma secção no site onde ensinam todos os detalhes para saber cuidar de uma planta – da luz à quantidade de água. As plantas podem ser levantadas no showroom hALL Atelier, ou ser entregues na zona de Lisboa, sendo que a Janvier já está disponível em lojas como o Boutik Cafe, Flores da Pampa e Chasing Rabbits. 

Publicidade
Il Canto Verde
Il Canto Verde
Il Canto Verde

Il Canto Verde

Esta marca tem sotaque – Nicolò Barbon é italiano, mas mudou-se para Lisboa há um ano, onde fez nascer o Il Canto Verde. Foi com o confinamento que surgiu a ideia de criar um negócio que unisse a paixão pelas plantas e o design. “Queria trazer produtos inovadores com designs modernos, mas simples e acessíveis”, conta Nicolò, que usa métodos sustentáveis na produção das suas plantas. Aqui, não vai encontrar plantas banais: a jóia da coroa é a técnica da kokedama, que consiste numa esfera de musgo que funciona como uma única planta pendurada. Além disso, dedica-se também aos terrários auto-suficientes, a arranjos com plantas epífitas (que crescem apoiadas em madeiras, como as orquídeas ou bromélias), e ainda à assistência pós-venda, dando dicas e conselhos sobre cura e posição adequada da planta no local onde o cliente a pretende colocar. As compras são feitas através do Instagram do Il Canto Verde, havendo a possibilidade de entregas ao domicílio em Lisboa.

Estupha
Estupha
Estupha

Estupha

Compras Cascais

A história começa com quatro amigos – Gonçalo, Rodrigo, Tomás e Miguel – e passa-se “na pacata vila de Cascais”, dizem eles. E se no final do ano passado lhes perguntassem se queriam ter um horto a resposta seria, certamente, negativa. Mas 2021 trouxe novos desafios a estes jovens que acabaram por ficar com um antigo horto de Cascais e dar-lhe um autêntico banho de loja, foi assim que nasceu a Estupha, uma galeria tropical, longe dos carros e perto da natureza. E não, estes amigos, a quem se juntou Inês, como plant stylist, e Gonçalo Bordado, como enciclopédia ambulante sobre botânica, não querem que a Estupha seja mais um horto ou um viveiro, querem antes ser um espaço sustentável e auto-suficiente (têm um pomar, hortas, água e energia solar própria), estão a renovar todos os seus vasos por outros com material ecológico e sobretudo multidisciplinar. Sim, por lá a coisa não se fica pelas plantas e em breve terão uma academia com workshops, aulas de fotografia, cerâmica, arquitectura paisagística e jardinagem. Por lá encontra mais de 200 espécies de plantas, sobretudo tropicais e vindas da Holanda, e também vários acessórios complementares como peças em cerâmica. Além disso, há ainda um espaço de convívio, para beber café ou kombucha, onde pode ficar e fingir que está na selva. Gostam de se apelidar como “um espaço verde, para semear arte, cultivar plantas, para florescer, para crescer”. Para levar um exemplar para casa pode deslocar-se ao local ou encomendar através do site, que envia para todo o país.

Publicidade
Klumba Atelier
Klumba Atelier
Klumba Atelier

Klumba – Atelier floral

Compras São Sebastião

Sim, tem maioritariamente flores, mas o projecto Klumba é mais do que isso, garante Ilina Azizova, formada em gestão e com experiência vasta em organização de eventos. Foi em Dezembro de 2020 que decidiu dedicar-se à sua verdadeira paixão – as flores e a decoração – e criar o Klumba, que oferece serviços de arranjos florais, decoração para casamentos e eventos e arranjos para hotéis e empresas. A juntar ao arraial das flores, vieram as plantas. Além de as vender, ainda faz manutenção. É explorar o site para perceber melhor os serviços, e estar atento às novidades no Instagram

Plantae
Plantae
Gabriell Vieira

Plantae

Compras Campo de Ourique

Abriu no bairro de Campo de Ourique e, mais do que uma loja, quer ser um ateliê botânico, que vende e ensina os clientes, que dá assistência às plantas e ainda faz nascer novos rebentos, naquilo a que chamam de maternidade. Os sócios Bernardo Costa, Rita Rodrigues, Gonçalo Fernandes e Lisa Santos encontraram numa antiga mercearia uma casa para as verduras, com umas boas dezenas de metros quadrados divididos em três zonas distintas. A oficina criativa (ou maternidade) está à disposição dos clientes com terra, vasos e materiais, quer seja para gerar novas plantas ou replantar espécies. Mais ao fundo a loja vai acolher uma biblioteca botânica, com uma zona para tertúlias. Enfim, são pau para toda a obra – e toda a planta.

Publicidade
Plantome
Plantome
Gabriell Vieira

Plantome

Compras Sete Rios/Praça de Espanha

As plantas e o arvoredo rasteiro, bem ao estilo nórdico, denunciam este novo aposento de clorofila nas Laranjeiras. A Plantome tem plantas para todas as casas e jardins e complementa as vendas com peças de decoração, projectos de arquitectura paisagista e de plant styling. O negócio é de família e foi o marasmo causado pela pandemia que deu forças a Nuno e André Mota, pai e filho, para finalmente tirarem da gaveta um sonho antigo de ter uma loja de plantas. Na subcave da loja, mais escondida, há espaço para mais uma data de plantas e é aqui que André e Nuno criam ambientes caseiros que os clientes podem replicar em casa. É nessa área que expõem peças decorativas, quase todas de marcas e artesãos portugueses. Há peças da Bordallo Pinheiro e do Laboratório d'estórias, puffs em pura lã do Alentejo, tábuas e mesas de madeira de uma empresa de Paços de Ferreira e uma colecção de vasos de várias cores e tamanhos que pai e filho mandaram fazer numa olaria na Ericeira. Para ajudar à festa, há ainda livros técnicos de botânica. A Plantome também tem loja online, com direito a entregas em casa.

Superbotânica
Superbotânica
© Manuel Manso

Superbotânica

Compras Alcântara

Age sob o mote #cultiveasuaselva e quer transformar as casas dos lisboetas com cores, formas e texturas dos trópicos. Na Superbotânica, em Alcântara, encontra monsteras deliciosas ou begónias maculatas – as plantas da moda– e dicas de como cuidar delas. Existem colecções inusitadas de plantas tropicais, desde zamioculcas a alocasias, filodendros, palmáceas, calatéias e begónias, sendo a maioria proveniente da América do Sul, Austrália e África. Às plantas, juntam-se os acessórios – para além de vasos em plástico, com buracos no fundo para drenar a água, há em barro, metálicos ou em fibra e podem ser associados a pratos em madeira, também usados em suportes para elevar a planta, em vez de as pousar no chão. Não menos importante é a ficha técnica de cada planta, que Márcio e Roberta, os donos da loja, dão a cada cliente. Agora pode fazer as compras também na loja online

Publicidade
limbo
limbo
Fotografia: Duarte Drago

Limbo

Compras Estrela/Lapa/Santos

O espaço não é grande, mas é suficiente para albergar um incrível mundo pintado de verde. A Limbo é um projecto dos irmãos Tiago e Soraia Silva e de uma amiga, Joana Fernandes, e é por lá que pode encontrar cerca de 200 espécies de plantas já preparadas em vasos de barro fabril e outras cerâmicas de artistas. Vale a pena fazer uma visita a este harém de clorofila. Caso prefira, pode sempre pedir aconselhamento ou fazer encomendas através do Instagram

Oficina Verde
Oficina Verde
Oficina Verde/Facebook

Oficina Verde

Compras Chiado/Cais do Sodré

A Oficina Verde abriu no final de 2019 em São Bento e define-se como um cantinho de “jardinagem urbana”, ou não pairasse no ar a tendência de urban jungle em casa de todos nós. A marca quer satisfazer as necessidades daqueles que vivem num contexto urbano, mas que não querem abandonar o contacto com a natureza, seja tratando de tornar mais verde a respectiva casa, terraço, varanda ou jardim. Existem as plantas no seu estado final, mas quem gosta realmente de andar com as mãos na terra vai encontrar por lá tudo o que precisa para o fazer: a dita terra, sementes, ferramentas de jardim, luvas, fertilizantes e kits já prontos a plantar. Seja bem-vindo ao mundo encantado da jardinagem. Também há loja online.

Publicidade
Generosa
Generosa
Generosa

Generosa

O nome traduz a missão de Cristina, Joana, Rosário e Sofia, as quatro mulheres por detrás deste projecto bem verdinho – levar a generosidade, a felicidade e a beleza das plantas a casa de todos nós. "Acreditamos que as plantas encantam, que nos proporcionam subtilmente uma nova forma de bem-estar e um novo olhar para a vida", referem no seu site. Criaram no blogue e, posteriormente, na loja online uma comunidade de apaixonados pela natureza, que dão valor à simplicidade que é ter uma planta a alegrar o ambiente de uma divisão. Cada planta vem acompanhada de uma ficha técnica com a sua origem e respectivas necessidades de luz, ágiua e fertilização. E se não tem grande noção das espécies, a própria Generosa organiza as plantas por colecções para a sala, quarto, cozinha, casa de banho ou até escritório. Facilita o trabalho, não? Às plantas, e em parceria com artesãos e designers, juntaram os vasos e acessórios Generosa. 

urban jungle
urban jungle
urban jungle

Urban Jungle

"Porque as plantas fazem a nossa vida mais feliz e a nossa mente mais saudável" – é o mote da Urban Jungle, que nasceu da paixão por plantas e pelo design, uma parelha que forma as chamadas urban jungles (ou selvas urbanas). Na sua loja online pode encontar plantas de interior com e sem flor, cactos, plantas purificadoras, plantas para pouca luz ou de feng shui. Se não estiver munido da roupagem para as plantas, a Urban Jungle tem uma secção só de vasos. Têm também um serviço de paisagismo e de jardins verticais, seja para habitações ou para locais comerciais. No site, existe ainda uma Plantapedia, com artigos de dicas de como cuidar das plantas e alguns mitos e verdades que andam por aí. 

Publicidade
Bioma
Bioma
Bioma

Bioma

Para fazer da casa um retiro verde, tem sempre de ter em atenção o que compra e se isso é adequado para ter no interior da casa. A Bioma é uma marca portuguesa de plantas de interior e quer que todos os seus clientes acabem a compra o mais informados possível sobre a espécie que estão a levar para casa. Até porque cada casa é diferente e as necessidades das plantas, como a luminosidade, rega ou fertilização, também vão ser diferentes. Para quem tem bichos em casa, têm uma secção só de plantas pet friendly, para não correr riscos. 

Viplant
Viplant
José Ferrão/Viplant

Viplant

Coisas para fazer Oeiras

Por aqui consegue encontrar mais de uma centena de variedades de plantas, o difícil é mesmo escolher e perceber qual se adapta melhor ao espaço para qual a pretende. A Viplant tem um centro de jardinagem em Oeiras onde pode não só comprar como alugar plantas (imagine que vai organizar um evento, por exemplo), vasos, floreiras e artigos de jardinagem. Aqui há plantas de interior e de exterior, para agradar a todos, desde arbustos, herbáceas de flor, frutíferas, trepadeiras ou bolbos. A Viplant tem ainda uma planta da semana onde é aplicado um desconto especial. Pode deslocar-se aos centros com os devidos cuidados (Seg-Sex 09.30-18.30 e Sáb-Dom 10.00-19.00), ou fazer as encomenda através da loja online , sendo que as entregas chegam até Oeiras, Cascais, Sintra e Lisboa. 

Publicidade
Viveiros Vitor Lourenço
Viveiros Vitor Lourenço
©Viveiros Vitor Lourenço /Facebook

Viveiros Vítor Lourenço

Compras Cascais

Com mais de duas décadas de existência, os Viveiros Vítor Lourenço têm as suas vendas direccionadas para o mercado retalhista, mas não esquecem o chamado “público em geral” que quer uma plantinha lá para casa. Entre extensas estufas, há alocasias, beaucarneas, bonsais, bromélias, dracaenas ou crossandras, tudo nomes bonitos para aumentar a pegada verde numa qualquer divisão caseira. Desde a altura do confinamento que também é possível fazer compras na loja online.

Horto do Rossio
Horto do Rossio
Horto do Rossio

Horto do Rossio

Compras Grande Lisboa

O Horto do Rossio fica em Caneças e por lá está desde 1976, com grandes produções de floricultura em Vale dos Lobos. Neste horto é vasta a variedade de espécies, das flores às árvores de fruto, das plantas de interiores às de exteriores, para grandes jardins. Encontra-se aberto com horários limitados, mas se quiser pode fazer a encomenda por telefone (96 978 5002) ou email (hortorossio@gmail.com ou geral@hortodorossio.com), levantando-a no local ou esperando que os CTT lhe batam à porta. O catálogo do que está disponível está aqui.

Publicidade

Horto do Campo Grande

Compras Centros de jardinagem e estufas Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

Junto à Cidade Universitária, a sede do Horto do Campo Grande tem uns valentes 5000 m2 repletos de um mundo verde para levar para casa. Do cacto delicado à planta para ter no canto da sala, aqui pode encontrar todo o tipo de plantas e flores, naturais e artificiais, tanto para o jardim como para dentro de casa. Há por lá gente especializada que o pode ajudar a escolher tanto plantas ornamentais como flores frescas, e pode sempre ligar em videochamada (96 451 4304‬) que lhe mostram o que há disponível para fazer a sua encomenda, caso não exista o produto na loja online

Bonsai
Bonsai
©DR

Centro de Jardinagem Bonsais de Campolide

Compras Campolide

Sabe aquelas florzinhas de estufa, sensíveis que só elas é que precisam de todo o carinho e atenção? São os bonsais, se falarmos na categoria de plantas. Em Campolide há um Centro de Bonsais que reúne várias espécies raras, difíceis de encontrar em qualquer outro centro de jardinagem. Pode comprar a espécie que mais lhe agradar e que melhor fica lá em casa, sempre com o aconselhamento dos especialistas. Neste centro há serviços especiais para o seu bonsai (já depois de o comprar, claro) como é o caso de um hotel para estas plantas, um hospital e o serviço de transplante. Já acredita quando dizemos que precisam de cuidado redobrado?

Mais compras em Lisboa

Colvin
DR

Os melhores serviços de entrega de flores ao domicílio

Compras Floristas

Um ramo de flores bem arranjadinho é um presente que nunca sai de moda. Para ajudar a resolver o problema da falta de tempo para ir escolher o bouquet mais bonito, há serviços de entrega de flores ao domícilio prontinhos a ajudarem (abençoados motoboys). Há opções singelas, mais em conta, ramos com flores secas e outras de todas as cores e feitios que impressionam qualquer um, independentemente da efeméride. 

Oh Maria Flores
Gabriell Vieira

As melhores floristas em Lisboa

Compras Floristas

Das flores aos complementos, dos arranjos mais tradicionais aos avant-garde, das coroas às pulseiras de flores, descubra os recantos mais floridos de Lisboa e surpreenda alguém com um flores, mas também com outros presentes.

Publicidade
horta urbana
Fotografia: Curro Mali/ Unsplash

Como ter uma horta em casa: o bê-á-bá da agricultura urbana

Coisas para fazer

Já não é preciso sair da cidade para ter a sua própria horta. Basta aprender o bê-á-bá da arte de cultivar plantas em casa. Desde o espaço perfeito para as suas primeiras sementes ou plântulas aos materiais e ferramentas necessários, os especialistas ensinam-lhe como ter uma horta em casa, com um orçamento simpático e sem um terreno à sua disposição. Com um pouco de imaginação e bricolage, verá como é possível poupar dinheiro nas compras do supermercado e ter ao mesmo tempo um estilo de vida mais amigo do ambiente.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade