A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Plantae
Gabriell Vieira

Os melhores sítios para comprar plantas em Lisboa e arredores

Um mundo sem fim de jardinagem para ter na sala ou no jardim, sem medo de meter as mãos na terra e deixar crescer a folhagem.

Escrito por
Mauro Gonçalves
e
Francisca Dias Real
Publicidade

Bonsais, cactos, árvores de fruto, arbustos, plantas rasteiras, trepadeiras, folhas grandes e miudinhas, tudo para compor as divisões lá de casa ou até mesmo para dar outra vida ao quintal – se for o caso. Estes sítios (alguns deles só com loja online) reúnem alguns dos mais raros exemplares da natureza, mas também os mais simples. Saiba, no entanto, que é preciso ter atenção à espécie para poder adaptá-la ao ambiente – coisas que um especialista lhe vai explicar certamente. Esta lista dos melhores sítios para comprar plantas em Lisboa (e arredores) é para os apaixonados pela botânica, é todo um novo harém de clorofila à espera de ir morar lá para casa.   

Recomendado: Saiba quais são as melhores floristas em Lisboa

Sítios para comprar plantas

  • Compras
  • Decoração
  • Lisboa

Comoçou por ser um espaço partilhado por plantas, mobiliário e decoração, mas o tempo tratou de dar mais e mais espaço a estes espécimes verdes. A Azores Botanic de Francisca Maltez é agora a única inquilina daquela que é a fachada mais bonita da Avenida Álvares Cabral. Além da venda de plantas – com um foco especial nas espécies autóctones açoreanas –, o espaço funciona também como atelier de arquitectura paisagista. Se quiser fazer uma visita, convém ligar antes para marcar.

Bioma
Bioma

Bioma

Para fazer da casa um retiro verde, tem sempre de ter em atenção o que compra e se isso é adequado para ter no interior da casa. A Bioma é uma marca portuguesa de plantas de interior e quer que todos os seus clientes acabem a compra o mais informados possível sobre a espécie que estão a levar para casa. Até porque cada casa é diferente e as necessidades das plantas, como a luminosidade, rega ou fertilização, também vão ser diferentes. Para quem tem bichos em casa, têm uma secção só de plantas pet friendly, para não correr riscos. 

Publicidade
  • Compras
  • Decoração
  • Alcântara

Nesta casa, o acto de cuidar é a cola que une os elementos da santíssima trindade: pessoas, plantas e animais. A Curae nasceu como plataforma online e com a nobre missão de proporcionar às pessoas experiências de cuidado com a natureza que as rodeia, seja através da venda de plantas ou de serviços dirigidos aos animais de estimação. Entretanto, o projecto de Sofia Antunes ganhou um espaço próprio, ali para os lados de Alcântara. É lá que, além de belos espécimes botânicos, encontra uma agenda de atividades que já deu os primeiros passos, da ocupação de tempos livres para crianças aos workshops de macramé para adultos. A isso juntou o brunch, sempre na companhia dos mais viçosos espécimes botânicos. Com um horário reduzido, o espaço funciona essencialmente como atelier. Nos restantes dias, as visitas fazem-se por marcação.

  • Compras
  • Cascais

A história começa com quatro amigos – Gonçalo, Rodrigo, Tomás e Miguel. O ano de 2021 trouxe novos desafios a estes jovens que acabaram por ficar com um antigo horto de Cascais e dar-lhe um autêntico banho de loja. Foi assim que nasceu a Estupha, uma galeria tropical, longe dos carros e perto da natureza. Por lá encontra mais de 200 espécies de plantas, sobretudo tropicais e vindas da Holanda, e também vários acessórios complementares como peças em cerâmica. Além disso, há ainda um espaço de convívio, para beber café ou kombucha, onde pode ficar e fingir que está na selva. Gostam de se apelidar como “um espaço verde, para semear arte, cultivar plantas, para florescer, para crescer”. Para levar um exemplar para casa pode deslocar-se ao local ou encomendar através do site, que envia para todo o país.

Publicidade
Generosa
Generosa

Generosa

O nome traduz a missão de Cristina, Joana, Rosário e Sofia, as quatro mulheres por detrás deste projecto bem verdinho – levar a generosidade, a felicidade e a beleza das plantas a casa de todos nós. Criaram no blogue e, posteriormente, na loja online uma comunidade de apaixonados pela natureza, que dão valor à simplicidade que é ter uma planta a alegrar o ambiente de uma divisão. Cada planta vem acompanhada de uma ficha técnica com a sua origem e respectivas necessidades de luz, água e fertilização. E se não tem grande noção das espécies, a própria Generosa organiza as plantas por colecções para a sala, quarto, cozinha, casa de banho ou até escritório. Facilita o trabalho, não? Às plantas, e em parceria com artesãos e designers, juntaram os vasos e acessórios Generosa. 

Horto do Campo Grande
  • Compras
  • Centros de jardinagem e estufas
  • Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

Junto à Cidade Universitária, a sede do Horto do Campo Grande (HCG) tem uns meros 5000 metros quadrados repletos de um mundo verde para levar para casa. Do cacto delicado à planta que vai fazer um brilharete na sala, aqui pode encontrar todo o tipo de plantas e flores, naturais e artificiais, tanto para o jardim como para dentro de casa. Há por lá gente especializada que o pode ajudar a escolher tanto plantas ornamentais como flores frescas. Se quiser mergulhar no complexo mundo dos bonsais, saiba que o HCG tem um espaço exclusivamente dedicado a estas plantas em miniatura. Fica em Campolide e abre de segunda-feira a sábado, das 10.00 às 19.00.

Publicidade
Il Canto Verde
Il Canto Verde

Il Canto Verde

Esta marca tem sotaque – Nicolò Barbon é italiano, mas mudou-se para Lisboa, onde fez nascer o Il Canto Verde. Foi com o confinamento que surgiu a ideia de criar um negócio que unisse a paixão pelas plantas e o design. “Queria trazer produtos inovadores com designs modernos, mas simples e acessíveis”, conta Nicolò, que usa métodos sustentáveis na produção das suas plantas. Aqui, não vai encontrar plantas banais: a jóia da coroa é a técnica da kokedama, que consiste numa esfera de musgo que funciona como uma única planta pendurada. Além disso, dedica-se também aos terrários auto-suficientes, a arranjos com plantas epífitas (que crescem apoiadas em madeiras, como as orquídeas ou bromélias), e ainda à assistência pós-venda, dando dicas e conselhos sobre cura e posição adequada da planta no local onde o cliente a pretende colocar. As compras são feitas através do Instagram do Il Canto Verde, havendo a possibilidade de entregas ao domicílio em Lisboa.

  • Compras
  • Campolide

Noemie e Claire vieram de Paris e instalaram-se em Lisboa, com uma na manga: deixar os seus trabalhos e entrar no jogo das plantas. A razão é simples: as pessoas passam mais tempo em casa e “precisam de cuidar de algo, estar mais próximas da natureza”, explica Claire. A Janvier Plants tem plantas de interior e exterior, vindas de produtores ambientalmente responsáveis de França, Holanda e também Portugal. “O nosso objectivo passa por encher as pessoas de plantas com o menor impacto ambiental possível”, diz a responsável, acrescentando que usam também embalagens eco para diminuir a pegada. A dupla trabalha com ceramistas locais para criar vasos especiais e inclui na carta serviços de plant styling e plant staging, tendo uma secção no site onde ensinam todos os detalhes para saber cuidar de uma planta – da luz à quantidade de água. As plantas podem ser levantadas no showroom hALL Atelier, ou ser entregues na zona de Lisboa, sendo que a Janvier já está disponível em lojas como o Boutik Cafe, Flores da Pampa e Chasing Rabbits. 

Publicidade
  • Compras
  • Estrela/Lapa/Santos

O espaço não é grande, mas é suficiente para albergar um incrível mundo pintado de verde. A Limbo é um projecto dos irmãos Tiago e Soraia Silva e de uma amiga, Joana Fernandes, e é por lá que pode encontrar cerca de 200 espécies de plantas já preparadas em vasos de barro fabril e outras cerâmicas de artistas. Às segundas, dia em que fecham o estaminé, Soraia desloca-se a viveiros para escolher as plantas que vão para a Limbo, uma por uma. Enfim, um novo harém de clorofila à espera de ganhar casa que vale a pena visitar.

  • Compras
  • Campo de Ourique

Esta é uma loja de e sobre plantas. Marta Contreras encontrou a morada ideal em Campo de Ourique, reaproveitou parte dos expositores de uma antiga loja de roupa e deu tudo no do it yourself. O resultado está à vista – as plantas são o cartão de visita (e também a nota de saída), mas pelo meio há muita coisa que não precisa de terra e vaso e lhes diz respeito. A ilustração é a primeira a dar nas vistas. A cerâmica vem logo a seguir. A Phloemii já tem uma linha própria de olaria com peças produzidas na localidade alentejana de São Pedro do Corval. Mas há mais – O Cactuu e Otchipotchi completam a montra.

Publicidade
  • Compras
  • Decoração
  • Campo de Ourique

Mais do que uma loja, a Plantae é um atelier botânico, que vende e ensina os clientes, que dá assistência às plantas e ainda faz nascer novos rebentos. A zona mais ampla do espaço, logo à entrada, tem muita luz e é onde está a maior parte das plantas e vasos em exposição. Há uma maternidade e uma oficina criativa à disposição dos clientes com terra, vasos e materiais, quer seja para gerar novos rebentos ou para replantar espécies. É uma questão de ficar de olho na agenda de workshops, que podem ir dos cuidados básicos a ter com algumas espécies à pintura de vasos de cerâmica.

  • Compras
  • Sete Rios/Praça de Espanha

As plantas e o arvoredo rasteiro, bem ao estilo nórdico, denunciam este harém de clorofila nas Laranjeiras. A Plantome tem plantas para todas as casas e jardins e complementa as vendas com peças de decoração, projectos de arquitectura paisagista e de plant styling. O negócio é de família e foi o marasmo causado pela pandemia que deu forças a Nuno e André Mota, pai e filho, para finalmente tirarem da gaveta um sonho antigo de ter uma loja de plantas. Na subcave da loja, mais escondida, há espaço para mais uma data de plantas e é aqui que André e Nuno criam ambientes caseiros que os clientes podem replicar em casa. É nessa área que expõem peças decorativas, quase todas de marcas e artesãos portugueses. Há peças da Bordallo Pinheiro e do Laboratório d'estórias, puffs em pura lã do Alentejo, tábuas e mesas de madeira de uma empresa de Paços de Ferreira e uma colecção de vasos de várias cores e tamanhos que pai e filho mandaram fazer numa olaria na Ericeira. Para ajudar à festa, há ainda livros técnicos de botânica. A Plantome também tem loja online, com direito a entregas em casa.

Publicidade
  • Compras
  • Alcântara

Não é uma florista nem um viveiro de plantas: é a Superbotânica. E promete transformar a vida citadina através das cores, formas e texturas dos trópicos. Na Superbotânica, em Alcântara, tanto encontra monsteras deliciosas ou begónias maculatas, as plantas da moda, como dicas para cuidar delas. À sua espera, tem uma colecção inusitada de plantas tropicais, desde zamioculcas a alocasias, filodendros a palmáceas, calatéias a begónias, dos 5€ aos 100€ e mais além. A maioria é da América do Sul, Oceania, Austrália e África. Às plantas, juntam-se os acessórios. Para além de vasos em plástico, com buracos no fundo para drenar a água, há em barro, metálicos ou em fibra e podem ser associados a pratos em madeira, também usados em suportes para elevar a planta, em vez de as pousar no chão. Se preferir suspendê-las, pode optar por um suporte em macramê.

Urban Jungle
DR

Urban Jungle

Urban Jungle nasceu da paixão por plantas e pelo design. Na loja online pode encontar plantas de interior com e sem flor, cactos, plantas purificadoras, plantas para pouca luz ou de feng shui. Se não estiver munido da roupagem para as plantas, a Urban Jungle tem uma secção só de vasos. Têm também um serviço de paisagismo e de jardins verticais, seja para habitações ou para locais comerciais. No site, existe ainda uma Plantapedia, com artigos de dicas de como cuidar das plantas e alguns mitos e verdades que andam por aí. Se quiser muito fazer uma visita, vá até Mafra. A loja fica no número 96 da Rua José Elias Garcia (Seg-Sáb 10.30-13.00 e 14.30-19.00)

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Oeiras

Por aqui consegue encontrar mais de uma centena de variedades de plantas, o difícil é mesmo escolher e perceber qual se adapta melhor ao espaço para qual a pretende. A Viplant tem um centro de jardinagem em Oeiras onde pode não só comprar como alugar plantas (imagine que vai organizar um evento, por exemplo), vasos, floreiras e artigos de jardinagem. Aqui há plantas de interior e de exterior, para agradar a todos, desde arbustos, herbáceas de flor, frutíferas, trepadeiras ou bolbos. Pode sempre espreitar o garden center de Oeiras (Seg-Dom 09.00-19.00), ou fazer a encomenda através da loja online, sendo que as entregas chegam até Cascais, Sintra e Lisboa. 

  • Compras
  • Cascais

Com mais de duas décadas de existência, os Viveiros Vítor Lourenço têm as suas vendas direccionadas para o mercado retalhista, mas não esquecem o chamado “público em geral” que quer uma plantinha lá para casa. Entre extensas estufas, há alocasias, beaucarneas, bonsais, bromélias, dracaenas ou crossandras, tudo nomes bonitos para aumentar a pegada verde numa qualquer divisão caseira. Também pode sempre contar com a loja online.

Mais compras em Lisboa

  • Compras

São lojas com universos próprios, com espaço para moda, decoração, livros, acessórios e até comida. E ninguém se chateia, todos ganham em ver os diferentes produtos reunidos em torno de um único conceito. Se procura uma peça especial, é muito provável que a encontre numa destas concept stores lisboetas, afinal a curadoria é a alma destes negócios e propor objectos que não se encontram ao virar da esquina é a sua especialidade. Resumindo, é uma espécie de elite dentro do roteiro de compras da cidade. Fique a conhecer as melhores concept stores de Lisboa.

  • Compras
  • Moda

Poucas peças são tão democráticas e transversais a géneros, idades e estilos como um par de ténis. Dão para ir trabalhar, para ir jantar fora, para sair à noite e até para dar nas vistas numa festa (e o melhor de tudo é que servem para palmilhar Lisboa e as suas sete colinas) – e não só para fazer desporto, como noutros tempos. Mas têm de ser especiais e, em Lisboa, há um punhado de lojas que se especializaram na matéria. Dos modelos mais raros das marcas que todos conhecemos a etiquetas que só os entendidos sonham ter, sem esquecer as marcas portuguesas, estas são as melhores lojas para comprar ténis em Lisboa.

Publicidade
  • Compras

É o coração de Lisboa e, apesar das subidas e descidas estarem entre os maiores inimigos de quem passeia cheio de sacos nas mãos, o Chiado continua a ser o grande centro comercial ao ar livre da cidade. Paredes meias com casas centenárias, há marcas todas moderninhas, peças de designers, cadeias internacionais e boutiques cheias de charme. Dos sapatos às carteiras, da roupa aos óculos, passando pela decoração, esta é a nossa escolha das melhores lojas no Chiado. Trocado por miúdos, sítios onde é muito tentador abrir a carteira e passar o cartão.

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade