Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os melhores sítios para comprar plantas em Lisboa
Superbotânica
Fotografia: Manuel Manso Superbotânica

Os melhores sítios para comprar plantas em Lisboa

Um mundo sem fim de jardinagem para ter na sala ou no jardim, sem medo de meter as mãos na terra e deixar crescer a folhagem.

Por Francisca Dias Real
Publicidade

Bonsais, cactos, árvores de fruto, arbustos, plantas rasteiras, trepadeiras, folhas grandes e miudinhas, tudo para compor as divisões lá de casa ou até mesmo para dar outra vida ao quintal – se for o caso. Estes sítios reúnem alguns dos mais raros exemplares da natureza aos mais simples e vulgares. Saiba, no entanto, que é preciso ter atenção à espécie para poder adaptá-la ao ambiente – coisas que um especialista lhe vai explicar certamente. 

Esta lista dos melhores sítios para comprar plantas em Lisboa é para os apaixonados pela botânica, é todo um novo harém de clorofila à espera de ganhar casa que vale a pena a visita.   

Recomendado: Plantas para ter em casa e como cuidar delas

 

Uma foto da Time Out Magazine

A Time In Portugal já está disponível

Pode ler a última edição no conforto do seu sofá

Ler a revista

Sítios para comprar plantas

Superbotânica
Superbotânica
Manuel Manso

Superbotânica

Compras Alcântara

Age sob o mote #cultiveasuaselva e quer transformar as casas dos lisboetas com cores, formas e texturas dos trópicos. Na Superbotânica, em Alcântara, encontra monsteras deliciosas ou begónias maculatas – as plantas da moda– e dicas de como cuidar delas. Existem colecções inusitadas de plantas tropicais, desde zamioculcas a alocasias, filodendros, palmáceas, calatéias e begónias, sendo a maioria proveniente da América do Sul, Austrália e África. Às plantas, juntam-se os acessórios – para além de vasos em plástico, com buracos no fundo para drenar a água, há em barro, metálicos ou em fibra e podem ser associados a pratos em madeira, também usados em suportes para elevar a planta, em vez de as pousar no chão. Não menos importante é a ficha técnica de cada planta, que Márcio e Roberta, os donos da loja, dão a cada cliente. Agora pode fazer as compras na loja online

Viveiros Vitor Lourenço
Viveiros Vitor Lourenço
©Viveiros Vitor Lourenço /Facebook

Viveiros Vitor Lourenço

Compras Cascais

Com mais de duas décadas de existência, os Viveiros Vitor Lourenço têm as suas vendas direccionadas para o mercado retalhista, mas não esquecem o chamado “público em geral” que quer uma plantinha lá para casa. Entre extensas estufas, há alocasia, beaucarnea, bonsais, bromélias, dracaenas ou crossandras, tudo nomes bonitos para aumentar a pegada verde numa qualquer divisão caseira. Agora pode fazer compras na loja online, para não ter de sair de casa para a deixar mais verde.

Publicidade
Viplant
Viplant
José Ferrão/Viplant

Viplant

Coisas para fazer Oeiras

Por aqui consegue encontrar mais de uma centena de variedades de plantas, o difícil é mesmo escolher e perceber qual se adapta melhor ao espaço para qual a pretende. A Viplant tem um centro de jardinagem em Oeiras onde pode não só comprar como alugar plantas (imagine que vai organizar um evento, por exemplo), vasos, floreiras e artigos de jardinagem. Aqui há plantas de interior e de exterior, para agradar a todos, desde arbustos, herbáceas de flor, fruteiras, trepadeiras ou bolbos. A Viplant tem ainda uma planta da semana onde é aplicado um desconto especial. Por esta altura, pode deslocar-se aos centros com os devidos cuidados (seg-sex 09.30-18.30 e sáb-dom 10.00-19.00), pode fazer as encomenda através de oeirasgarden@viplant.pt e as entregas chegam até Oeiras, Cascais, Sintra e Lisboa. Pode sempre encomendar também através da nova loja online

Generosa
Generosa
Generosa

Generosa

O nome traduz a missão de Cristina, a Joana, a Rosário e a Sofia, as quatro mulheres por detrás deste projecto bem verdinho – levar a genorosidade, a felicidade e a beleza das plantas a casa de todos nós. "Acreditamos que as plantas encantam, que nos proporcionam subtilmente uma nova forma de bem-estar e um novo olhar para a vida", referem no seu site. Criaram no blogue e, posteriormente, na loja online uma comunidade de apaixonados pela natureza, que dão valor à simplicidade que é ter uma planta a alegrar o ambiente de uma divisão. Cada planta vem acompanhada de uma ficha técnica com a sua origem e respectivas necessidades de luz, ágiua e fertilização. E se não tem grande noção das espécies, a própria Generosa organiza as plantas por colecções para a sala, quarto, cozinha, casa de banho ou até escritório. Facilita o trabalho, não? Às plantas, e em parceria com artesãos e designers, juntaram os vasos e acessórios Generosa. 

Publicidade
Bioma
Bioma
Bioma

Bioma

Para fazer da casa um retiro verde, tem sempre de ter em atenção o que compra e se isso é adequado para ter no interior da casa. A Bioma é uma marca portuguesa de plantas de interior e quer que todos os seus clientes acabem a compra o mais informados possível sobre a espécie que estão a levar para casa. Até porque cada casa é diferente e as necessidades das plantas, como a luminosidade, rega ou fertilização, também vão ser diferentes. Para quem tem bichos em casa, têm uma secção só de plantas pet friendly, para não correr riscos. 

Horto do Rossio
Horto do Rossio
Horto do Rossio

Horto do Rossio

Compras Grande Lisboa

Fica em Caneças e por lá está desde 1976, com grandes produções de floricultura em Vale dos Lobos. Neste horto é vasta a variedade de espécies, das flores às árvores de fruto, das plantas interiores às de exteriores para grandes jardins. Encontra-se aberto com horários limitados, mas se quiser fazer a encomenda por telefone (96 978 50 02) ou email (hortorossio@gmail.com ou geral@hortodorossio.com), levantando-a no local ou esperar que os CTT lhe batam à porta. O catálogo do que está disponível está aqui.

Publicidade
urban jungle
urban jungle
urban jungle

Urban Jungle

"Porque as plantas fazem a nossa vida mais feliz e a nossa mente mais saudável" – é o mote da Urban Jungle, que nasceu da paixão por plantas e pelo design, uma parelha que forma as chamadas urban jungles (ou selvas urbanas). Na sua loja online pode encontar plantas de interior com e sem flor, cactos, plantas purificadoras, plantas para pouca luz ou de feng shui. Se não estiver munido da roupagem para as plantas, a Urban Jungle tem uma secção só de vasos. Têm também um serviço de paisagismo e de jardins verticais, seja para habitações ou para locais comerciais. No site, existe ainda uma Plantapedia, com artigos de dicas de como cuidar das plantas e alguns mitos e verdades que andam por aí. 

limbo
limbo
Fotografia: Duarte Drago

Limbo

Compras Estrela/Lapa/Santos

O espaço não é grande, mas é suficiente para albergar um incrível mundo pintado de verde. A Limbo é um projecto dos irmãos Tiago e Soraia Silva e de uma amiga, Joana Fernandes, e é por lá que pode encontrar cerca de 200 espécies de plantas já preparadas em vasos de barro fabril e outras cerâmicas de artistas. Este harém de clorofila nunca teve entregas mas tempos difíceis precisaram de medidas à altura: a Limbo fechou por período indeterminado e não tem loja online mas publica agora, diariamente, o stock actual nas stories do Instagram e enviam as encomendas ora por correio CTT, ora entregam em casa, deixando-as à porta para minimizar o contacto. As entregas são gratuitas para compras acima dos 25€.

Publicidade

Horto do Campo Grande

Compras Centros de jardinagem e estufas Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

Junto à Cidade Universitária, a sede do Horto do Campo Grande tem uns meros 5000m2 repletos de um mundo verde para levar para casa. Do cacto delicado à planta para ter no canto da sala, aqui pode encontrar todo o tipo de plantas e flores, naturais e artificiais, tanto para o jardim como para dentro de casa. Há por lá gente especializada que o pode ajudar a escolher tanto plantas ornamentais como flores frescas, e por esta altura pode ligar em videochamada (96 451 4304‬) que lhe mostram o que há disponível para fazer a sua encomenda, caso não exista o produto na loja online

Mais em Lisboa

Colvin
DR

Os melhores serviços de entrega de flores ao domicílio

Compras Floristas

Um ramo de flores bem arranjadinho é um presente que nunca sai de moda. Para ajudar a resolver o problema da falta de tempo para ir escolher o bouquet mais bonito, há serviços de entrega de flores ao domícilio prontinhos a ajudarem (abençoados motoboys). Há opções singelas, mais em conta, ramos com flores secas e outras de todas as cores e feitios que impressionam qualquer um, independentemente da efeméride. 

Cantê 2020
Cantê

Conheça estas lojas lisboetas para compras online

Compras

Comprar online já deixou de ser um drama para muita gente que dantes mantinha a desconfiança neste método – hoje já é quase um instinto avançar para o comércio online sempre que razões de força maior o impedem de ir à loja. Todas elas são fruto do que de melhor se faz em Portugal e, mais concretamente, em Lisboa. Vantagem? Online, chegam a todos. Fique de olho nestas lojas lisboetas para compras online e não deixe a vaidade de lado, mesmo em casa. 

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade