Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Os melhores sítios para comprar plantas em Lisboa

Os melhores sítios para comprar plantas em Lisboa

Um mundo sem fim de jardinagem para ter na sala ou no jardim, sem medo de meter as mãos na terra e deixar crescer a folhagem

Superbotânica
Fotografia: Manuel Manso Superbotânica
Por Francisca Dias Real |
Publicidade

Bonsais, cactos, árvores de fruto, arbustos, plantas rasteiras, trepadeiras, folhas grandes e miudinhas, tudo para compor as divisões lá de casa ou até mesmo para dar outra vida ao quintal – se for o caso. Estes sítios reúnem alguns dos mais raros exemplares da natureza aos mais simples e vulgares. Saiba, no entanto, que é preciso ter atenção à espécie para poder adaptá-la ao ambiente – coisas que um especialista lhe vai explicar certamente. 

Esta lista dos melhores sítios para comprar plantas em Lisboa é para os apaixonados pela botânica, é todo um novo harém de clorofila à espera de ganhar casa que vale a pena a visita.   

Recomendado: As melhores floristas para conhecer em Lisboa

Sítios para comprar plantas

Superbotânica
Manuel Manso
Compras

Superbotânica

icon-location-pin Alcântara

Age sob o mote #cultiveasuaselva e quer transformar as casas dos lisboetas com cores, formas e texturas dos trópicos. Na Superbotânica, em Alcântara, encontra monsteras deliciosas ou begónias maculatas – as plantas da moda– e dicas de como cuidar delas. Aqui encontra uma colecção inusitada de plantas tropicais, desde zamioculcas a alocasias, filodendros, palmáceas, calatéias e begónias, sendo a maioria proveniente da América do Sul, Austrália e África. Às plantas, juntam-se os acessórios – para além de vasos em plástico, com buracos no fundo para drenar a água, há em barro, metálicos ou em fibra e podem ser associados a pratos em madeira, também usados em suportes para elevar a planta, em vez de as pousar no chão. Se preferir suspendê-las, pode optar por um suporte em macramê. Não menos importante é a ficha técnica de cada planta, que Márcio e Roberta, os donos da loja, dão a cada cliente.

viplant
©Facebook viplant
Coisas para fazer

Viplant

icon-location-pin Oeiras

Por aqui consegue encontrar mais de uma centena de variedades de plantas, o difícil é mesmo escolher e perceber qual se adapta melhor ao espaço para qual a pretende. A Viplant tem um centro de jardinagem em Oeiras onde pode não só comprar como alugar plantas (imagine que vai organizar um evento, por exemplo), vasos, floreiras e artigos de jardinagem. Aqui há plantas de interior e de exterior, para agradar a todos, desde arbustos, herbáceas de flor, fruteiras, trepadeiras ou bolbos. A Viplant tem ainda uma planta da semana onde é aplicado um desconto especial.

Publicidade
limbo
Fotografia: Duarte Drago
Compras

Limbo

icon-location-pin Estrela/Lapa/Santos

O espaço não é grande, mas é suficiente para albergar um incrível mundo pintado de verde. A Limbo é um projecto dos irmãos Tiago e Soraia Silva e de uma amiga, Joana Fernandes, e é por lá que pode encontrar cerca de 200 espécies de plantas já preparadas em vasos de barro fabril e outras cerâmicas de artistas. Às segundas, dia em que fecham o estaminé, Soraia desloca-se a viveiros para escolher as plantas que vão para a Limbo, uma por uma. 

Esteva
©Manuel Manso
Restaurantes, Cafeteria

Esteva/Vintage Cactus

icon-location-pin Campo de Ourique

Há fanáticos para tudo, até no que toca às plantas. Camila Nascimento começou com a Vintage Cactus, na Rua do Arsenal, uma pequena loja só com cactos e suculentas de todos os tamanhos e feitios, mas este foi (e será ainda por alguns dias) o poiso temporário da sua paixão por plantas. A Vintage Cactus fecha em breve, mas pode encontrar um leque ainda maior de espécies  na loja-cafetaria Esteva, em Campo de Ourique, que além de petiscos vegan, tem também um paraíso de cactos e suculentas. A frente da loja é então dedicada às plantas – um pequeno armário separa esta zona da de refeições, até para não intimidar quem quer apenas comprar uma suculenta, mas saltam à vista os macramés onde muitos dos vasos estão suspensos – e aqui tudo está à venda. Se tiver dúvidas na hora de cuidar da nova espécie, peça ajuda a Camila para não dar por inglória a missão de manter viva a planta.

Publicidade
Bonsai
©DR
Compras

Centro de Jardinagem Bonsais de Campolide

icon-location-pin Campolide

Sabe aquelas florzinhas de estufa, sensíveis que só elas é que precisam de todo o carinho e atenção? São os bonsais, se falarmos na categoria de plantas. Em Campolide há um Centro de Bonsais que reúne várias espécies raras, difíceis de encontrar em qualquer outro centro de jardinagem. Pode comprar a espécie que mais lhe agradar e que melhor fica lá em casa, sempre com o aconselhamento dos especialistas. Neste centro há serviços especiais para o seu bonsai (já depois de o comprar, claro) como é o caso de um hotel para estas plantas, um hospital e o serviço de transplante. Já acredita quando dizemos que precisam de cuidado redobrado?

Viveiros Vitor Lourenço
©Viveiros Vitor Lourenço /Facebook
Compras

Viveiros Vitor Lourenço

icon-location-pin Cascais

Com mais de duas décadas de existência, os Viveiros Vitor Lourenço têm as suas vendas direccionadas para o mercado retalhista, mas não esquecem o chamado “público em geral” que quer uma plantinha lá para casa. Pode visitar os garden centers de Sintra ou a de Cascais e, entre extensas estufas, traga de lá uma alocasia, uma beaucarnea, bonsais, bromélias, dracaenas ou crossandras, tudo nomes bonitos para aumentar a pegada verde numa qualquer divisão caseira.

Publicidade
Compras, Centros de jardinagem e estufas

Horto do Campo Grande

icon-location-pin Campo Grande/Entrecampos/Alvalade

Junto à Cidade Universitária, a sede do Horto do Campo Grande tem uns meros 5000m2 repletos de um mundo verde para levar para casa. Do cacto delicado à planta para ter no canto da sala, aqui pode encontrar todo o tipo de plantas e flores, naturais e artificiais, tanto para o jardim como para dentro de casa. Há por lá gente especializada que o pode ajudar a escolher tanto plantas ornamentais como flores frescas.

Mais em Lisboa

Malapata
Fotografia: Manuel Manso
Compras, Arte, artesanato e passatempos

Lojas e galerias em Lisboa para comprar ilustrações

Quem disse que a ilustração é o parente pobre da arte? Em Lisboa, conseguimos encontrar lojas e galerias que provam o contrário, com o melhor que anda a ser feito nas áreas da ilustração e da serigrafia. 

quinta das conchas, lumiar, parque, jardim,
Fotografia: Duarte Drago
Coisas para fazer

Os melhores parques e jardins em Lisboa

Em Lisboa há parques para todos os gostos e nós escolhemos os melhores para brincar com os miúdos, ler um livro ou fazer um piquenique, independentemente da altura do ano. Afinal todos os dias são bons para uma pausa num destes parques e jardins de Lisboa. 

More to explore

Publicidade