A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Mercado LX Rural
Mercado LX Rural

As melhores feiras e mercados em Lisboa

Nas melhores feiras e mercados em Lisboa encontra-se de tudo um pouco. Da comida biológica a relíquias em segunda mão, das marcas portuguesas aos objectos de design.

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Em Lisboa há feiras e mercados para todos os gostos e feitos. Uns são verdadeiros clássicos, outros já se tornaram paragens de referência nos respectivos bairros e outros ainda são mais modernos e cosmopolitas. Independentemente dessas particularidades, nos melhores da cidade é possível fazer compras à antiga e ao ar livre e arranjar aquelas pechinchas que fazem tão bem à carteira e à alma. Aproveite para decorar a sua casa, encher o frigorífico de produtos frescos (muitos deles biológicos) e comprar produtos em segunda mão nas melhores feiras e mercados em Lisboa. 

Recomendado: Os melhores sítios para fazer compras em Lisboa

Feiras que são clássicos

  • Coisas para fazer
  • Mercados e feiras
  • São Vicente 

Há coisas que nunca mudam e ainda bem. Falamos da selecção ecléctica e absurda que a Feira da Ladra mostra todas as semanas. O clássico lisboeta não passa de moda e continua a ter uns quantos achados daqueles, basta ter paciência para correr tudo a pente fino. Armas, moedas e selos antigos são as peças mais procuradas por coleccionadores, mas o surreal espreita ao virar de cada esquina na forma de Barbies descadeiradas, electrodomésticos moribundos e bibelôs que desafiam a criatividade dos decoradores mais atrevidos.

Campo de Santa Clara. Ter e Sáb 08.00-18.00. 

Feira do Relógio
  • Coisas para fazer
  • Marvila

É uma das feiras mais populares e com maior afluência de Lisboa, e isso deve-se a muitas das bancas de produtos hortícolas fresquinhos e aos produtos regionais que encontra por lá. Não falta roupa para qualquer estação e para todas as idades, produtos para a casa e brinquedos para os mais novos. No meio das compras ainda pode meter no bucho uma bela sandes de courato, uma amostra do espírito feirante que se vive todas as semanas para estes lados.

Avenida de Santo Condestável. Dom 06.00-15.30.

Publicidade
  • Coisas para fazer
  • Cascais

Bem perto da estação de comboios de Carcavelos, o arraial estende-se desde há muitos anos com todo o tipo de quinquilharia exposta em banca. Ouve-se um “é bom e barato!” de vez em quando, chamarizes dos vendedores que querem clientela a abrir a carteira. Por lá encontra sobretudo roupa – coisas para perder a cabeça e encher o armário de todos lá em casa. Não se esqueça é de regatear, funciona quase sempre.

Avenida Coronel Melo Antunes, Carcavelos. Qui 09.00-18.00.

Feira da Brandoa
  • Coisas para fazer
  • Grande Lisboa

É provável que fique de pé atrás com a barulheira, os pregões que ainda se fazem ouvir, mas não desista à partida. Aqui há produtos do campo bem frescos (e o lote inclui até galinhas, não fique surpreso), frutos secos em barda, roupa e acessórios. Tem sempre as bancas de farturas e a bifaninha para lhe encher as medidas.

Estrada da Brandoa, 1. Dom 07.00-16.00.

Mercados bairristas

  • Atracções
  • Edifícios e locais históricos
  • Avenida da Liberdade

A Feira da Avenida da Liberdade acontece no segundo fim-de-semana do mês (10.00-19.00), nas estações frias, ou no quarto sábado do mês e na quinta-feira anterior, entre Maio e Outubro. Junte aos produtos biológicos o chamado artesanato urbano, identificável à distância pelas bolsinhas de retalhos e pela bonecada em papel maché. Gostos à parte, um belo passeio pelo Passeio Público de outros tempos.

Avenida da Liberdade. Sáb-Dom 10.00-18.00.

 

Mercados Agrobio
©Agrobio

Mercados Agrobio

Há já quem não passe sem os mercados da Associação Portuguesa de Agricultura Biológica – são 13 em Lisboa e arredores. Aos sábados de manhã (ou por vezes durante a semana) prepare-se para aquele ritual de fazer compras pela fresca. No Campo Pequeno, no Campo de Santa Clara ou no Lumiar, os frescos são a especialidade do dia, se bem que também há compotas, pão e outras iguarias. Fique a saber aqui onde acontecem, a hora e o dia da semana, isto para rechear a despensa lá de casa com produtos da terra.

Vários horários.

Publicidade
  • Atracções
  • Parques e jardins
  • Princípe Real

Se há poiso obrigatório para mercados é no Jardim do Príncipe Real, que todos os fins-de-semana é ocupado por bancas de pequenos produtores e artesãos. O melhor é sacar de um bloco e uma caneta para tomar nota de tudo: todos os sábados (07.00-14.00) há mercado biológico, com fruta e legumes frescos; no último sábado e na última segunda do mês (10.00-18.00) o jardim é palco da Feira de Antiguidades, Velharias e Artesanato do Príncipe Real; o Portugal Real, também de produtos alimentares com iguarias regionais em barda, decorre na segunda sexta-feira e no segundo sábado do mês (10.00-18.00); e, por fim, a primeira sexta-feira e o primeiro sábado do mês são do Sabor de Perdição, com artesanato e produtos naturais.

Jardim do Príncipe Real.

  • Coisas para fazer
  • Mercados e feiras
  • Oeiras

No quarto domingo de cada mês, entre as 09.00 e as 18.00, há antiguidades, velharias e artesanato para descobrir no Jardim Municipal de Algés. Assim, se gosta de colecionar objectos com história dirija-se a esta zona. Ao terceiro domingo do mês a feira realiza-se no Jardim Municipal de Paço de Arcos, no mesmo horário.

Jardim Municipal de Algés. Dom 09.00-18.00.

Mercados modernos

  • Atracções
  • Estrela/Lapa/Santos

Diz-se um mercado criativo para pessoas criativas e toma de assalto o Jardim da Estrela no primeiro fim-de-semana de cada mês. O Crafts & Design está repleto de ideias vencedoras e de artesãos habilidosos, ou não fosse uma espécie de plataforma de divulgação de criadores na área do design, com projectos cheios de personalidade. E nem só de bancas se faz o mercado: há programação para toda a família com especial atenção para a animação de rua.

Jardim da Estrela. Sáb-Dom 10.00-19.00.

  • Atracções
  • Alcântara

Nunca são demais as visitas ao Lx Factory, seja por que motivo for. Ao domingo, encontra o trilho principal ocupado pelas banquinhas do Lx Market. Por lá, vendem-se desde os produtos vindos directamente da terra do Lx Rural às já habituais marcas de vestuário, acessórios e decoração. Uma dica: se for durante a manhã, aproveite para experimentar o brunch do Wish ou quebrar a dieta com uma valente fatia de bolo da Landeau.

Lx Factory. Dom 10.00-18.00 (Outono/Inverno); 11.00-20.00 (Primavera/Verão).

Publicidade
Hype Market
  • Coisas para fazer
  • Alvalade

O Hype Market acontece mensalmente no último sábado e ocupa o Gopark, no número 37E da Avenida da Igreja, em Alvalade. Tem mais de 50 marcas nacionais presentes, sempre com novas marcas a entrar a cada edição. Pode contar também com um espaço infantil onde as crianças se podem entreter, enquanto os pais abrem a carteira.

Avenida da Igreja, 37E. Sáb 11.00-19.00.

  • Arte
  • Arte

Coleccionadores, profissionais ou simplesmente amantes de desenho são convidados a conhecer e descobrir o panorama artístico contemporâneo durante a Drawing Room. A feira de arte regressa à Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, entre os dias 27 e 31 de Outubro.

Sociedade Nacional de Belas-Artes. 27-31 de Outubro. 5€.

Mais compras em Lisboa

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade