Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right As novas lojas em Lisboa que tem mesmo de conhecer
Lovely Concept Store
Manuel Manso

As novas lojas em Lisboa que tem mesmo de conhecer

Se esteve fora da cidade e perdeu uma série de novas moradas, fizemos-lhe uma lista das novas lojas em Lisboa para o pôr a par de tudo.

Por Francisca Dias Real
Publicidade

Reunimos as melhores lojas que abriram nos últimos meses para que não perca o fio à meada na hora de renovar a artilharia toda lá de casa, dos moveis às plantas. Há lojas em grandes palácios e outras que vão buscar inspiração ao outro lado do mundo ou a outras épocas. Mesmo para aqueles que se preocupam com a sustentabilidade há lojas à espera da visita. Ou mesmo aquelas loiças para a casa que nunca parecem ser suficientes. As lojas abriram e nós registámos. Agora é só abrir os cordões à bolsa e decidir que caminho vai tomar.

Recomendado: Os melhores sítios para fazer compras em Lisboa

Uma foto da Time Out Magazine

A Time In Portugal já está disponível

Pode ler a última edição no conforto do seu sofá

Ler a revista

Novas lojas em Lisboa

Lucien Blondel
Lucien Blondel
Manuel Manso

1. Lucien Blondel

Coisas para fazer Lisboa

Combinar o know-how de Londres com o savoir-faire francês: é esta a bandeira que Pascal Blondel carrega ao abrir as portas do seu ateliê floral. O novo espaço em Campo de Ourique é mais que uma florista – planeiam-se eventos, casamentos, compram-se jarros e vasos e aprende-se a fazer arranjos em workshops. O perfume da loja sente-se logo à entrada – é aí que estão todas as flores frescas. Estão divididas em dois expositores: as flores portuguesas e as holandesas. Junto a estes campos florais está a bancada principal, onde a magia acontece. Pascal não tem nada feito e pronto a levar, faz questão de trabalhar à frente dos fregueses e com as escolhas deles. Se precisar que lhe entreguem em casa, também há serviço ao domicílio, por marcação, aos sábados.

Mahrla and Our Sins
Mahrla and Our Sins
Inês Félix

2. Mahrla & Our Sins

Compras Chiado

Do Porto e do universo online para Lisboa e para dentro de quatro paredes: a Mahrla e a Our Sins ganharam a primeira morada física e abriram portas no Chiado numa loja que une roupa, jóias e uma amizade de longa data. Sílvia Pereira e Ângela Lima têm ambas sotaque de quem a vida e coração pertencem ao norte, mas ganharam uma segunda casa mais a sul – uma casa que acolhe as marcas destas duas amigas. Sílvia dedica-se às criações de roupa com a Mahrla, uma marca com design próprio e confecção 100% nacional, com peças minimalistas que assentam a todo o tipo de mulheres. Já Ângela entrega-se à arte da joalharia com a Our Sins, atenta ao detalhe e à qualidade de cada jóia. A loja é pequenina mas cabe o suficiente para compor a casa. O rosa pálido predomina em todo o espaço, com cortinas aveludadas que marcam as divisões, e placas em veludo a cobrir parte das paredes – um contraste evidente com a pedra do chão e das arcadas. Nos charriots balançam as criações de Sílvia, dos vestidos às camisas, enquanto as prateleiras cor-de-rosa carregam as jóias de Ângela, com muitos dourados a dar brilho à coisa – brincos, colares, pulseiras ou ganchos, há de tudo.

Publicidade
Lovely Concept Store
Lovely Concept Store
Manuel Manso

3. Lovely Concept Store

Compras Grande Lisboa

A Avenida de Roma está mais vaidosa. A marca de jóias Lovely Breeze abriu a primeira loja física e juntou à receita da joalharia, as ilustrações, swimwear, roupa e malas de verga – está tudo debaixo do tecto da Lovely Concept Store. E “lovely”, diga-se amoroso, escrito num neón rosa choque, é a palavra certa para definir o espaço, todo em tons de rosa e em madeiras claras. As peças da Lovely Breeze estão dispostas nas bancadas centrais, com muitos dourados. Colares, brincos ou anéis, dos mais minimalistas às peças mais chamativas. A fazer-lhes companhia, há ilustrações de Vanessa Santos (@vanessa_s_illustration) e Sofia Ayuso (@sofiaayuso), e cadernos personalizados da Magapaper, que levou meia dúzia de sweats e t-shirts com frases de empoderamento para a loja. Os charriots, do lado esquerdo da loja, estendem as colecções de swimwear da Nanai (@nanai_portugal) ou as peças fluídas da Catch My Legs (@catchmylegs). A juntar a isto está a Shop Charlotte, com malas feitas por artesãos portugueses e com materiais naturais como o vime, a palha e o junco. 

Humana vintage
Humana vintage
DR

4. Humana Vintage

Compras Baixa Pombalina

Começou como uma associação sem fins lucrativos que trabalha a favor da proteção do meio ambiente através da reutilização têxtil até começar também a abrir lojas. A Humana tem os seus próprios contentores, onde se faz posteriormente a selecção da roupa, ou então pode sempre entregar as suas roupas usadas numa das lojas da rede (normalmente até lhe dão um vale de desconto). Já tem várias lojas em Lisboa, onde pode encontrar verdadeiros achados em segunda mão, mas esta na Rua dos Fanqueiros é diferente. Assume-se como a primeira loja vintage da Humana, oferecendo “peças exclusivamente de décadas passadas”, num ambiente marcado por uma decoração clássica e retro.

Publicidade
Maria Atarefada
Maria Atarefada
Inês Félix

5. Maria Atarefada

Compras Decoração Benfica/Monsanto

A Maria Atarefada é uma loja de loiça a peso, mas quando explorada com tempo, revela outros predicados. A começar na decoração da própria loja, feita com móveis restaurados pelas próprias donas, mãe e filha - Maria e Carolina Alcoforado. Já as loiças, são sobretudo utilitárias, mas sempre com um quê de anti-tédio. A nova morada em Benfica tem dois pisos cheios de relíquias cerâmicas, sendo o térreo dedicado sobretudo à decoração e o subterrâneo, mais amplo, aos pratos, taças, saladeiras, chávenas ou jarrões. 

Mais em Lisboa

Visconti
©Inês Félix

Os melhores novos restaurantes em Lisboa

Restaurantes

A restauração floresce a grande velocidade na capital. Aliás, a nossa cidade tem uma diversidade cada vez maior no que à restauração diz respeito. E é mesmo caso para dizer: venham eles.

Tem-plate
Fotografia: Manuel Manso

As melhores concept stores em Lisboa

Compras

Não se assuste com o estrangeirismo, nós explicamos tudo direitinho. As concept stores são lojas com universos próprios, com espaço para moda, decoração, livros, acessórios e até comida. E ninguém se chateia, nem as marcas, nem os designers, nem os artistas, nem os donos das lojas – que só agradecem.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade