A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Latitid
DR - Latitid

As melhores lojas de marcas portuguesas de fatos de banho

É hora de preparar o Verão numa destas lojas de marcas portuguesas de fatos de banho.

Escrito por
Vera Moura
,
Inês Garcia
e
Francisca Dias Real
Publicidade

Dos modelos mais arrojados aos mais discretos, dos mais decotados aos fatos de banho mais tapadinhos, basta escolher aquele com que vai apanhar banhos de sol e de água salgada, ou doce se for o caso. Na dúvida escolha já mais do que um e use como desculpa o facto das tiras, recortes e folhos ficarem logo marcados na pele na primeira ida para o sol.

Fizemos um roteiro pelas melhores lojas de marcas portuguesas de fatos de banho, biquínis e calções, para todos os gostos, carteiras e corpos. Haja calor, saúde e muito sol para ir desfilar para os areais.

As melhores lojas de marcas portuguesas de fatos de banho

  • Compras
  • Moda
  • Bairro Alto
  • preço 2 de 4

É uma marca portuguesa e, desde que abriu em pleno Chiado, que os adeptos de Verão o ano todo não querem outra coisa. É que entrar na DCK é uma pequena viagem a um daqueles destinos paradisíacos e, por estes dias, há umas boas dezenas de modelos a experimentar. Os produtos são limitados e quando esgotam não são repetidos, por isso é estar de olho neles. O caminho para a sustentabilidade, uma das bandeiras da DCK, faz-se em 2021 com a coleccção CiCLO®, produzida com uma tecnologia que faz com que as fibras sintéticas passem a comportar-se como fibras naturais, degradando-se ao mesmo ritmo que, por exemplo, a lã; e com a colecção limitada Hemp, com calções feitos a partir de fibras da semente de cânhamo.  

  • Compras
  • Roupa interior e fatos de banho
  • Princípe Real

A Embaixada, no Príncipe Real, continua a ser a morada da Latitid, num espaço permanente porque praia é todo o ano. O ambiente da loja da marca de swimwear é convidativo a dar um mergulho num qualquer destino paradisíaco, com candeeiros que são cestas de ráfia e um balcão ao centro que mais parece uma cabana. A colecção do Verão 2021 chama-se You - Here, There, Anywhere e conta com a companhia da edição limitada feita em parceria com Cláudia Vieira. Além de fatos-de-banho e biquínis com muita pinta, conte com beachwear em linho e modelitos para os mais novos.

Publicidade

Quando foi mãe, Joana Silva aproveitou o tempo livre da licença para fazer coisas como cerâmica ou costura. Nesta última, do curso que fez, acabou por nascer um biquíni. Apanhou-lhe o gosto e juntou-lhe as preocupações ambientais para fazer nascer a Conscious Swimwear, uma marca de biquínis cujo tecido é feito a partir de plástico recolhido dos oceanos. A partir daí é confeccionado por costureiras de forma controlada para aproveitar cada centímetro e não haver excedentes.

  • Compras
  • Moda
  • Chiado
  • preço 3 de 4

Entrar na loja da Cantê no Chiado é sempre entrar num paraíso diferente. Mas este ano, a marca de Mariana Delgado e Rita Soares não precisou de ir longe: foi no Oeste e na Madeira que encontrou o cenário de sonho para apresentar as colecções Alma e Basics. os mais novos não foram esquecidos e contam com mais uma My First Cantê deliciosa e com um toque vintage.

Publicidade
  • Compras
  • Grande Lisboa

Foi no 45 da Rua da Escola Politécnica, no Príncipe Real, que em 2017 se instalou a Papua. Esta concept store reúne os biquínis e fatos de banho que precisa de ter no armário para levar para a praia. A colecção de 2021 da Papua Beachwear inclui tie dye, uma das tendências fortes da estação quente, além de flores, cores sólidas e padrões de animais.

Tem a sustentabilidade como mote e vê-a como um comportamento desde a sua fundação. E isso nota-se em diferentes aspectos, desde a escolha da produção local, o fair trade e, claro, a escolha de materiais amigos do ambiente, como é o caso do econyl, desenvolvido a partir de plástico recolhido dos oceanos, como redes de pesca antigas e outros objetos poluentes. A linha de swimwear da portuense Açaí com Granola tem cortes, cores e padrões para todos os gostos e tipos de corpo, seja em fato de banho ou em biquíni. 

Publicidade

Depois de lançada a primeira colecção em 2017, a marca de swimwear de Marta Oliveira, 38 Graus, não parou de crescer e volta à carga todos os verões. Os modelos de biquínis e fatos-de-banho têm cortes simples, sem grandes floreados, mas com muita cor e padrões geométricos à mistura, sendo que a colecção para o Verão 2021, Poente, já está à venda e tem um "quê" de anos 80.  

Tem sangue português (portuense, mais concretamente), mas muitas influências do mundo luso-tropical que se vive no Rio de Janeiro, promovendo as boas energias através de swimwear de qualidade. As colecções são feitas com 100% de materiais reciclados, tornando a produção sustentável e toda artesanal, num pequeno estúdio no Porto. A nova colecção Liberta traz peças coloridas e simples, com muitos básicos intemporais para alegrar a temporada quente que aí vem. Para eles, também há calções jeitosos. Compre online, claro. 

Publicidade

Para começar, a produção é toda feita no ateliê da marca, em Setúbal. E a ligação à zona costeira não acaba aqui. Os materiais com que são feitos a lingerie e o swimwear da Paparina são reciclados a partir de redes de pescadores encontradas no oceano e de garrafas de plástico PET – sustentabilidade mais uma vez na mira. As peças da Paparina são ajustáveis ao corpo de cada compradora, desde a lingerie com rendas aos fatos de banho coloridos. A nova colecção de swimwear já está disponível – e vem acompanhada, e bem acompanhada, de várias peças de beachwear para já estar com estilo antes mesmo de se instalar no areal.

  • Compras
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Inês Almeida é a grande culpada pelo sucesso das peças da Type, mais uma marca portuguesa de fatos de banho, biquínis e lingerie. A produção é feita em Portugal e cada colecção é inspirada num destino ou época diferente. A marca continua a lançar modelos muito girly, para todo o tipo de corpo, tanto nas peças de praia como na lingerie cheia de rendinhas. Este Verão há fluorescentes para as mais arrojadas ou branco e preto para as mais conservadoras. Além da loja oficial, na Rua Rodrigo da Fonseca, pode ainda encontrar as peças da Type online.

Publicidade

Olá crochet, olá peças que nunca pensou usar como roupa de praia e aqui estão elas todas catitas. A Cru Swimwear é diferente em todos os aspectos de outras marcas de banho precisamente porque, tanto biquínis como fatos de banhos, são todos feitos à mão e em crochet por artesãs dedicadas a fazer cada peça única. Acreditam que cada uma destas peças possa ser uma expressão da individualidade ao mesmo tempo que combatem a produção e consumo em massa. Decotes em bico ou mais fechados, com cueca mais alta ou mais baixa, com entrelaçados ou minimalistas, estes fatos de banho e biquínis fazem lembrar autênticas peças de joalharia, cheias de detalhe, quase produto de luxo. 

  • Compras
  • Roupa interior e fatos de banho
  • Lisboa
  • preço 2 de 4

A marca portuguesa de swimwear Bow abriu loja em Campo de Ourique em 2017, com um espaço maior e com a promessa de continuar a criar modelitos que respondam à premissa que lhes dá nome – Best on Water (BOW). A confecção das peças é 100% portuguesa – ainda que com materiais italianos –, assim como toda a matéria criativa das colecções. Esta é daquelas marcas para as famílias que gostam de apanhar banhos de sol e fazer pandã: há vários modelos da colecção My Bow Family com calções de banho para homem e fatos de banho para criança. Para este Verão, a Bow trouxe Casa, uma colecção com muitos padrões geométricos e motivos florais, sempre com modelos confortáveis, sem grandes complicações na hora de vestir.

Publicidade

Inês Franco e Sofia Charola, as fundadoras da Voke, criaram uma marca jovem e vibrante, que todos os verões tem uma história diferente para contar. Este Verão, a colecção que já está disponível online está mais colorida e irreverente que nunca.

Nasceu em 2014 pelas mãos de Daniela Marques, que sempre se inspirou nas mulheres independentes com um estilo muito próprio e com modelos para todas as idades. Os desenhos e o design da Nyos são portugueses, ainda que o fabrico seja feito em Itália. Modelos com folhos, outros mais simples e outros que são uma autêntica obra de sobreposições de faixas em cores garridas e cheia de padrões.

Publicidade

A MIST é uma marca de swimwear sustentável e, acima de tudo, confortável. Foi a junção de três preocupações das três irmãs fundadores que trouxe à luz do dia esta marca: colecções modernas e actuais, conforto e qualidade e impacto ambiental reduzido ao mínimo. Além disso, os modelos adaptam-se aos diferentes tipos de corpos, para incluir qualquer mulher que queira destilar estilo na praia. Os modelos são feitos em Portugal em fábricas locais que garantem boas condições de trabalho e a matéria-prima para os biquínis é um tecido com ECONYL®, uma fibra reciclada e regenerada a partir de redes de pesca e outras sobras de nylon recolhidas do oceano, de forma a reutilizar os recursos existentes. 

  • Compras
  • Lisboa

A AUMAR é cosida por cá com licras italianas mas com muito engenho nacional de Mariana Silva, a fundadora desta marca portuguesa de swimwear que entretanto já se aventurou por criações de roupa. Os fatos de banho e biquínis destacam-se pela originalidade dos tecidos e pelas formas simples, fáceis de assentar em vários tipos de corpo. A colecção deste Verão chama-se Savana Retro e cumpre: cortes vintage e muito padrão da selva.

Publicidade

Marta Matias criou a Missus em 2016 e desde aí que tem apresentado colecções todos os verões com licras italianas mas com produção portuguesa. Quando surgiu o econyl, uma malha de nylon produzida através dos desperdícios do oceano, optou por produzir a partir desse material e tornar a marca cada vez mais sustentável. Há fatos de banho e biquínis para todos os tamanhos e tipos de corpo, e uma forte aposta nos padrões tropicais. A colecção de 2021 inclui também macacões e túnicas. Além disso, a marca tem, desde o ano passado, máscaras.

Hopiness

A Hopiness nasceu durante uma conversa entre amigas, num final de tarde na praia de Santa Cruz, em 2013. Os modelos da marca são feitos a pensar no conforto, com uma lycra flexível, sempre com um design que foge do fato de banho tradicional. Há modelos com decote mais subido, para quem gosta de ser mais recatado, e outros mais atrevidos, sempre com cores veranis como o laranja, azul mar, amarelo e verde seco. Os senhores que não fiquem invejosos, porque também há calções de banho coloridos para eles. Em 2020 não lançaram nova colecção devido à pandemia, mas 2021 trouxe Under the Sun para explorar. 

Publicidade

Inspirada em grandes viagens e praias exóticas, a Bohemian Swimwear é uma marca de biquínis e fatos de banho que nasceu de uma necessidade de Erica Bettencourt: a de ter oferta de roupa de praia mais exclusiva, que fugisse ao que as marcas de fast fashion ofereciam. Erica, que faz surf desde os 15 anos, foi encontrando inspirações nos lugares onde procurava a onda perfeita – acabou por encontrar a base da sua marca que é feita de uma fusão entre os biquínis de cintura baixa europeus e os cortes mais cavados brasileiros. O que os caracteriza são os detalhes e padrões boémios, sendo o neoprene, material em que são feitos os fatos de surf, uma das matérias-primas principais da Bohemian

  • Compras
  • Campo de Ourique

Esta loja de fatos-de-banho em Campo de Ourique (com loja online) é perfeita para aquelas famílias que desfilar pela praia de igual. Pai, mãe e filhos podem escolher diferentes modelos com os mesmos padrões – que são sempre tropicais e coloridos para animar as idas à praia. 

Publicidade

A Nanai, de Ana Carla Gomes, é uma marca portuguesa com biquínis e fatos de banho que gosta de arriscar ao máximo nas criações e nos padrões que apresenta todos os Verões. Existem também alguns modelitos para os mais pequenos. 

Quando duas Teresas se juntam, dá nisto: a Mareé Haute é uma marca de swimwear que nasceu da amizade de Teresa Zipsin e Teresa Paiva. A missão é dar confiança às mulheres, principalmente as que se sentem mais vulneráveis de fato-de-banho.  

Compras e praia em Lisboa

  • Coisas para fazer

Há areais e marés para todos os gostos, destinos clássicos e paragens menos óbvias na Costa da Caparica. São 15 quilómetros de costa e muitas praias por onde escolher, sendo que a pré-época de veraneio é a altura perfeita para fintar as longas filas que costumam marcar a temporada estival. Mesmo que esse duro compasso de espera faça parte do programa, não desista de partir à descoberta da outra margem. 

Publicidade
  • Coisas para fazer

Próxima paragem: praias da Linha. A menos de uma hora de Lisboa – e à distância de um comboio – não faltam escolhas para estender a toalha na areia e dar um mergulho. As praias são, diga-se sem rodeios, o grande atractivo de quem procura Cascais, independentemente da altura do ano. De Carcavelos ao Guincho, damos-lhe dez sugestões de praias em Cascais. No final, é só escolher onde estender a toalha. 

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade