A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Bow 2022
DRBOW - Best on Water

As melhores lojas de marcas portuguesas de fatos de banho

Já sabe para onde vai nas férias grandes? As marcas portuguesas de swimwear dão várias ideias, com colecções inspiradas em destinos paradisíacos. Mas não só: também ficámos a pensar na importância da solidariedade e da auto-confiança.

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Dos modelos mais arrojados aos mais discretos, dos mais decotados aos fatos de banho mais tapadinhos, basta escolher aquele com que vai apanhar banhos de sol e de água salgada, ou doce se for o caso. Na dúvida escolha já mais do que um e use como desculpa o facto das tiras, recortes e folhos ficarem logo marcados na pele na primeira ida para o sol.

Fizemos um roteiro pelas melhores lojas de marcas portuguesas de fatos de banho, biquínis e calções, para todos os gostos, carteiras e corpos. Haja calor, saúde e muito sol para ir desfilar para os areais.

As melhores lojas de marcas portuguesas de fatos de banho

  • Compras
  • Roupa interior e fatos de banho
  • Princípe Real

Em ano de aniversário redondo (como assim, já passaram 10 anos?!), a portuguesa Latitid lança não só uma colecção comemorativa, com modelos icónicos das colecções anteriores reinventados com novas cores e padrões, mas também uma nova colecção, com mais uma latitude inspiradora. Depois de carimbar o passaporte em lugares como Istambul, Capri, Cape Town ou Los Angeles, a marca com loja em Lisboa e no Porto aterra na Riviera Francesa para mergulhos românticos, com o charme do costume. 

Embaixada, Praça do Príncipe Real, 26 (Lisboa). Seg-Sáb 12.00-20.00, Dom 11.00-19.00 | Rua da Senhora da Luz, 81 (Porto). Seg-Sáb 10.30-19.30

  • Compras
  • Moda
  • Bairro Alto
  • preço 2 de 4

A marca alfacinha que se dedica aos mergulhos masculinos desde 2015 tem uma preocupação cada vez maior com a sustentabilidade, recorrendo a uma tecnologia inovadora com um aditivo biodegradável e produzindo com plástico reciclado e cânhamo a fibra obtida a partir da cannabis, que precisa de três vezes menos água do que o algodão tradicional. A colecção deste Verão da DCK, com mais modelos do que nunca (incluindo para os mais novos), chama-se Human Touch e foi fotografada num dos mais incríveis santuários naturais do planeta: os Açores. 

Rua da Misericórdia, 63 (Lisboa). Seg-Dom 10.00-20.00 

Publicidade
  • Compras
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

A glória do Verão apanha boleia da marca portuguesa de swimwear Type, que para 2022 preparou a colecção Glory. Há biquínis e fatos-de-banho, claro – incluindo o modelo Marmols, que todos os anos arrebata a clientela, e o modelo Greta, sustentável, feito com a técnica macramê e com desperdício de tecido do corte de outros modelos – mas também acessórios como toalhas, body chains e capas para o telemóvel.

Paparina
DR

Paparina

Os brilhos dominam a nova colecção da Paparina. Se, por um lado, os cortes dos biquínis e fatos de banho são minimalistas, por outro, não há cores ou padrões sem glitter, uma festa de gala para celebrar nos areais – e que começa antes mesmo de estender a toalha, já que a marca continua a apostar também na roupa de praia. A produção é toda feita no atelier em Setúbal com materiais reciclados e as peças são ajustáveis ao corpo de cada cliente: “Não interessa a sua forma ou peso. Todos os corpos são naturalmente perfeitos”, diz a inclusiva Paparina. 

Publicidade
  • Compras
  • Moda
  • Chiado
  • preço 3 de 4

Aloha! O espírito havaiano invade a costa portuguesa com os modelitos de 2022 da Cantê. A nova colecção de fatos de banho, biquínis e roupa de praia – a maior e mais alegre de sempre – foi buscar as cores, os símbolos e os padrões à ilha do Pacífico e ainda lhes juntou novidades como toalhas, chapéus de sol, panamás e jóias, estas últimas em parceria com Juliana Bezerra. "Parece que fomos atraídas por aquela vibe depois destes dois anos difíceis", diz Rita Soares, uma das fundadoras. A preocupação com a sustentabilidade é cada vez mais forte e os restos de tecidos são aproveitados para a colecção infantil, forros, debruados, scrunchies ou interiores de bolsas.   

Calçada Nova de São Francisco, 10 (Chiado, Lisboa). Qua-Seg 11.00-19.30 | Rua Gonçalves Zarco, 2 A (Restelo, Lisboa). Ter-Sex 11.00-19.00, Sáb 10.00-13.00

  • Compras
  • Bairro Alto

Pollside Series dá uma trégua às ondas do mar para mergulhos lânguidos na piscina. A referência para a nova colecção da alfacinha 38 graus foi Slim Aarons e o glamour das mulheres e das casas extravagantes de Los Angeles que fotografou nos anos 1980. A campanha – bem como os modelos e os padrões desfocados e floridos – reflecte esse mesmo ambiente, sem nunca sair de Portugal, onde é feita toda a produção. 

Publicidade
  • Compras
  • Grande Lisboa

A marca foi buscar o nome à Oceania, mas a nova colecção, lançada em três cápsulas, foi fotografada na República Dominicana. Não na turística Punta Cana, mas em Samaná, um santuário de natureza, com floresta densa e praias de areia branca e água azul transparente. O cenário fica a matar com os modelos da Papua Beachwear e os padrões simples, com motivos orgânicos. Grande parte das malhas utilizadas nesta coleção são feitas de ECONYL, nylon regenerado a partir de resíduos pré e pós-consumo. 

Papua Market, Rua da Escola Politécnica, 45-47 (Príncipe Real, Lisboa). Seg-Sáb 10.00-20.00, Dom até às 19.00 

  • Compras
  • Lisboa

Nunca o chavão “vá para fora cá dentro” fez tanto sentido. Este Verão, no que depender da Aumar, a grande viagem será ao interior – de cada uma. Aventureira, destemida, fiel, optimista, persistente, sensível ou ousada, cada mulher tem a sua essência. Ou melhor, a sua Essence, o nome da nova coleção da marca portuguesa, que conta com biquínis e fatos de banhos com padrões geométricos e aguarelas com cor, mas também modelos mais minimalistas. A novidade do ano é a licra de turco, o que nunca muda é o design 100 por cento nacional.

Rua Passos Manuel, 98 B (Arroios, Lisboa). Ter-Sex 12.00-19.30, Sáb 11.00-16.00

Publicidade
  • Compras
  • Sapatos
  • São Sebastião

Pausa para uma viagem diferente, com destino… à realidade. Erica Bettencourt, a fundadora da Bohemian Swimwear, dedica a nova colecção AMOR a quem convive com doenças raras, como ela própria. A primeira parte, baptizada de Alma, foi lançada em Abril e quer garantir que as cores, texturas e designs ajudam a aumentar a confiança e feminilidade das mulheres. Há tons pastéis, padrões vichy, cores fluorescentes e uma grande novidade: os modelos dois em um, que podem ser usados como fato de banho ou biquíni. Uma percentagem das vendas reverte para um fundo de investigação ligado à Associação Francesa PACS1, que estuda a síndrome rara do filho de Erica.

Zilian, Avenida António Augusto Aguiar, 29 D (São Sebastião, Lisboa) | Rua Garrett, 112 (Chiado, Lisboa). Seg-Sáb 10.00-19.00

  • Compras
  • Roupa interior e fatos de banho
  • Lisboa
  • preço 2 de 4

Está-se bem de molho. Para a BOW – Best on Water é mesmo onde se está melhor. A marca portuguesa que nasceu em 2013, no Campeonato Mundial de Surf, em Peniche, faz este Verão uma homenagem à família – ou não tivesse sempre modelos para pais e filhos (avós e netos, tios e sobrinhos…) que gostam de andar a condizer. Há dezenas de padrões e cortes – mas as indecisas têm uma óptima opção: os fatos de banho Rute, dois em um (que é como quem diz reversíveis, para usar dos dois lados).

Rua Saraiva de Carvalho, 179 B (Campo de Ourique, Lisboa). Seg 15.00-19.00, Ter-Sex 11.00-19.00, Sáb 11.00-18.00

Publicidade
  • Compras
  • Campo de Ourique

Esta fábrica de Verão não é só para elas: é para eles e para os miúdos, é para a família inteira. Quem gosta de desfilar pelos areais a fazer pandan, encontra na Summer Factory modelos para todos os géneros e idades – até alguns pensados especialmente para adolescentes. A colecção Dream On, deste Verão, propõe cores e padrões divertidos, como os mergulhos e as férias em família devem ser.

Rua Ferreira Borges, 123 (Campo de Ourique, Lisboa). Seg-Sáb 10.30-14.00/ 15.00-19.30, Dom 11.00-14.00/ 15.00-19.00 

  • Compras
  • Princípe Real

Depois de dois anos de pandemia, restrições e confinamentos, a Voke não faz por menos, propondo uma volta ao mundo. À boleia da viajante Leonor Macedo, dos Sun Seekers, a marca portuguesa passa por destinos como Ibiza ou o Rio de Janeiro… O Sol é o limite: Under the Sun foi o segundo lançamento do ano (depois de Wander Ibiza e antes de Me Leva) e inclui um biquíni de ganga que está a ser um sucesso.

Avenida António José de Almeida, 3 (Avenidas Novas, Lisboa). Seg-Sex 10.00-19.30, Sáb até às 17.00

Publicidade
Conscious Swimwear
DR

Conscious Swimwear

Ponha a mão na cabecinha. Ou melhor, na consciência. A Conscious Swimwear soma e segue na luta contra o desperdício na indústria têxtil e, este ano, lança pela primeira vez uma licra reciclada com textura towelling. As três novas cores são mais ousadas do que os neutros a que a marca nos habituou no passado: Palma Green, um verde floresta, Wine, cor de vinho, e Amber, amarelo torrado. O Verão de 2022 conta ainda com um tom de edição limitada: o azul denim Baby Blue. 

Mist
DR

Mist

As irmãs Joana, Carolina e Beatriz cresceram na praia de Santa Cruz, mas sempre tiveram dificuldade na hora de comprar fatos de banho e biquínis. Fartas de modelos que só serviam aos raríssimos corpos de capa de revista, criaram a Mist, uma marca que tem como principais valores o conforto e a sustentabilidade, sem descurar a estética – que todas as copas e curvas têm direito a sentir-se umas ninfas na praia. As peças lançadas este ano apostam nas cores fortes e podem ser vistas ao vivo no showroom da marca em Telheiras, Lisboa.

Rua Fernando Namora, loja 41 C (Telheiras, Lisboa). Qua-Sex 15.00-19.00, Sáb 10.00- 13.30/ 14.30-17.00 

Publicidade
Cru Swimwear
DR

Cru Swimwear

Há praias paradisíacas espalhadas por todos os continentes do planeta, mas este ano a Cru decidiu ficar pelos nossos – paradisíacos – areais. Born at the Sea é o nome da colecção de 2022, que volta a apostar as fichas todas no croché, em modelos mais ou menos minimalistas, mas sempre com aquela pinta vintage. Não tenha medo do material que vai encontrar em tons de branco e lavanda: os modelos são forrados a licra e têm elástico, para garantir que são flexíveis e muito confortáveis. 

Kalimera
DR

Kalimera

Não é uma ilha, mas quase. Assim se pode traduzir a expressão francesa “presqu'île”, que se usa para descrever uma península com uma ligação muito estreita à terra. Presqu’île é também o nome que a Kalimera escolheu para baptizar a nova colecção de fatos de banho, uma ode ao “quase” – que nos faz querer mais, ter ambição. Além de ser portuguesa e sustentável, há outro ponto forte: a possibilidade de fazer mix and match e escolher a melhor combinação entre partes de cima e de baixo dos biquínis.    

Publicidade
Banaya
DR

Banaya

Inspirada pela beleza das praias brasileiras, mas desenhada e produzida em Portugal, a Banaya junta o melhor de dois mundos. A nova colecção, Aquarela, leva-nos até Salvador da Bahia, com os tons pastel do Pelourinho, as boas energias do Bonfim, o sorriso das baianas e o sol de Trancoso. E já que estamos em espírito de férias, sem pressas, sublinhe-se que a marca é pelo slow fashion. “Isto significa que os nossos produtos respeitam o tempo real de produção, evitando o excesso e desperdício de matéria-prima”, explicam. “Por isso produzimos em lotes reduzidos e criamos colecções exclusivas mas intemporais de alta qualidade e durabilidade.” Na hora de pôr as mãos na massa, a prioridade vai para as licras recicladas.

  • Compras
  • Moda
  • Chiado
  • preço 3 de 4

Pensar fora da caixa é o mote da colecção de 2022 da Molkot, composta por 20 calções de banho. Foi baptizada de Unframed e inclui modelos com cores lisas e exemplares com padrões divertidos. O design importa, claro, mas nada bate o conforto – e a possibilidade de nos mostrarmos como somos verdadeiramente, mesmo que seja fora da caixa. Se comprar fatos de banho online não é consigo, pode espreitar a colecção nas lojas da Cantê, no Chiado e no Restelo.

Publicidade
Açaí com Granola
DR

Açaí com Granola

No que depender da Açaí com Granola – e da sua amiga rainha-do-glitter Carina Caldeira – cor e brilho não vão faltar este Verão. Não é a primeira vez que a marca de Leça da Palmeira se associa à influencer, mas, em equipa vencedora, já se sabe, o melhor é não mexer. Aos modelitos em roxo metalizado com cor de laranja e fúcsia com verde água pensados pela apresentadora do Porto Canal, a marca junta muitos outros para levar a banhos, além de uma linha de roupa festivaleira e outra para malhar – em casa, no ginásio ou, quem sabe, na praia.

Hopiness
DR

Hopiness

Apresentamos-lhe Ema, Victoria e Melanie. A primeira é romântica e inocente; a segunda é exuberante e senhora do seu nariz; a última é lutadora e forte. Três mulherões, três musas da nova colecção da Hopiness, inspirada na Colômbia e nos ritmos quentes da cumbia. Com peças do XS ao XL, para altas, baixas, cheias, esguias, com estrias, celulite, manchas ou sardas, a marca lançou ainda brincos “bacanos” (palavra que os columbianos usam para descrever alguma coisa bonita) e uma linha de roupa perfeita para “bollitos” (a expressão que descreve mulheres atraentes).  

Publicidade
Missus
DR

Missus

Sai mais um destino exótico para marcar no mapa com um pionés colorido. Em Zanzibar a nossa guia turística é a Missus, a marca portuguesa, sustentável e inclusiva que não só se inspirou na ilha africana, como foi lá fazer a produção fotográfica da nova colecção. A maioria das peças, que pode ver ao vivo na loja em Oeiras, apresenta-se em cores lisas, mas também há biquínis e fatos de banho com padrões étnicos. Para breve está prometida uma colecção mais barata e ainda amiga do ambiente, que foi buscar restos de tecidos de colecções antigas.   

Centro Comercial Oeiras Parque, Avenida António Bernardo Cabral de Macedo (Oeiras). Todos os dias, 10.00-23.00 

  • Compras
  • Chiado/Cais do Sodré

Para o calor da cidade ou a brisa das praias à volta de Lisboa, a marca portuguesa minimalista +351, com lojas no Chiado e no Cais do Sodré, lança uma pequena colecção de calções – para ir a banhos ou simplesmente arejar. Fazem parte da colecção cápsula Lifeguard, inspirada nos nossos nadadores-salvadores, e podem ser usados por homens ou mulheres, como aliás quase tudo da marca. Há ainda uma nova linha de fatos de banho e biquínis



Compras e praia em Lisboa

  • Coisas para fazer

Há areais e marés para todos os gostos, destinos clássicos e paragens menos óbvias na Costa da Caparica. São 15 quilómetros de costa e muitas praias por onde escolher, sendo que a pré-época de veraneio é a altura perfeita para fintar as longas filas que costumam marcar a temporada estival. Mesmo que esse duro compasso de espera faça parte do programa, não desista de partir à descoberta da outra margem. 

Publicidade
  • Coisas para fazer

Próxima paragem: praias da Linha. A menos de uma hora de Lisboa – e à distância de um comboio – não faltam escolhas para estender a toalha na areia e dar um mergulho. As praias são, diga-se sem rodeios, o grande atractivo de quem procura Cascais, independentemente da altura do ano. De Carcavelos ao Guincho, damos-lhe dez sugestões de praias em Cascais. No final, é só escolher onde estender a toalha. 

Recomendado
    Também poderá gostar
      Publicidade