A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
38 graus 2024
© Maria Victoria Fontenelle38 Graus

Biquíni ou fato de banho? Fique de olho nestas marcas portuguesas

Não resistimos às colecções que estas marcas portuguesas acabam de lançar. Eis as grandes novidades da temporada para ir a banhos em português.

Mauro Gonçalves
Escrito por
Mauro Gonçalves
Publicidade

Se sabemos quais são as melhores praias de Lisboa e arredores e as piscinas low cost onde todos querem mergulhar, mal seria se não tivéssemos também uma palavra a dizer sobre os modelitos para ir a banhos. Dos mais arrojados aos mais discretos, dos biquínis mais reveladores aos fatos de banho mais tapadinhos, basta escolher aquele com que vai apanhar banhos de sol e de água salgada – ou doce, se for o caso. Na dúvida escolha já mais do que um, sob o pretexto de estar a apoiar a criatividade nacional. 

Fizemos um roteiro pelas melhores lojas de marcas portuguesas de fatos de banho, biquínis e calções, com opções para todos os gostos, carteiras e corpos. Pelo caminho e para quem não se importa de comprar sem experimentar, também temos algumas sugestões de lojas online.

Recomendado: 👰🏼‍♀️ As melhores lojas de vestidos para casamento


Biquínis portugueses: as propostas para o Verão de 2024

  • Compras
  • Roupa interior e fatos de banho
  • Princípe Real

É um dos lançamentos mais aguardados do ano no que toca a roupa de ir a banhos. A Latitid já apresentou as primeiras silhuetas da estação, uma colecção baptizada de Bebel e concebida para celebrar a vida e as cores do Rio de Janeiro. Uma das grandes novidades é o versátil fato de banho "3 ways", que oferece três formas de uso diferentes. Os estampados estão cheios de movimento – da quadrícula do calçadão à vegetação tropical – e até já as noivas têm direito a uma colecção cápsula. A marca portuguesa também já está em Cascais. Além da loja no Príncipe Real, em Lisboa, e no Porto, este Verão tem também uma pop-up no CascaiShopping.

  • Compras
  • Moda
  • Bairro Alto

Entre viagens e mergulhos, já são 15 anos de DCK. As novidades para 2024 começaram a pingar ainda em Março. Variedade continua a não faltar – nas cores, nos padrões e nos comprimentos ou nos tamanhos. Sim, a marca continua a lançar modelos iguais para adulto e criança, a pensar nos pais e filhos que gostam de andar a combinar durante o Verão. Outra das vantagens é poder ver tudo ao vivo e a cores na loja do Chiado ou no CascaiShopping.

Publicidade
  • Compras
  • Avenida da Liberdade/Príncipe Real

Quem também antecipou o Verão logo aos primeiros dias de Primavera foi a Type, marca instalada não muito longe do hotel Ritz. Para este ano, a marca portuguesa elegeu "Orange Coast" como mote da colecção, não admira por isso que o cor de laranja abunde em biquínis e fatos de banho. Conte com muita geometria nos estampados e com recortes surpreendentes nos fatos de banho.

  • Compras
  • Cais do Sodré
  • preço 2 de 4

Quem disse que os brilhos são só para a noite? No que depender da Paparina, são para usar orgulhosamente em qualquer momento do dia, até numa ida à praia logo pela fresca. As primeiras propostas de swimwear apareceram ainda em Março com a colecção Sapori di Sale. Conte com cores quentes, entre elas o cor de laranja, o verde ou o roxo. Encontre-as online ou na loja Wetani, no Cais do Sodré.

Publicidade
  • Compras
  • Moda
  • Chiado
  • preço 3 de 4

Da licra ao veludo, a Cantê quis que esta colecção fosse uma ode ao Verão. Os estampados voltam a dominar a estação, embora haja também espaço para o minimalismo das cores lisas, quase sempre enriquecidas com materiais texturados ou detalhes inusitados. A montra da marca portuguesa já vai muito além dos biquínis e fatos de banho – há acessórios de praia, roupa para ir de férias e opções para os mais pequenos. A Cantê continua de pedra e cal no Chiado, mas também está no Restelo e nas Amoreiras.

  • Compras
  • Chiado/Cais do Sodré

Ville Balnéaire é o postal digerido pela marca de Marta Oliveira para os longos meses de sol portugueses. Como fonte de inspiração destacam as cidades e as mulheres que vivem à beira-mar. Vichy e padrões florais convivem alegremente numa colecção jovem e descontraída, que já pode ser vista de fio a pavio no 38 Graus Studio, na Rua do Poço dos Negros.

Publicidade
  • Compras
  • Lisboa

Se há um ano a inspiração era náutica, em 2024 a Aumar virou na direcção oposta e está disposta a fazer deste início de época balnear um verdadeiro jardim. Repleta de flores, a primeira parte da colecção Elements of Gaia enche-se de uma dose extra de romantismo, com espaço para alguns detalhes influenciados pelos banhos de outras épocas. Além dos biquínis e fatos de banho, os novos lançamentos incluem vestidos esvoaçantes, perfeitos para os finais de dia de Verão.

Conscious
DR

Conscious

Com venda exclusivamente online, a Conscious também se adiantou à chegada oficial do Verão. Ode to Summer é a colecção de intercala padrões exuberantes – um deles inspirado no fundo do mar – com cores lisas para que cada veraneante possa conjugar a seu bel-prazer. Mas há mais a dizer sobre o primeiro avanço da estação – o material de que são feitos os biquínis é maioritariamente composto (78%) por plástico reciclado.

Publicidade
  • Compras
  • Roupa interior e fatos de banho
  • Lisboa
  • preço 2 de 4

A Bow é para toda a família – não tivesse esta marca portuguesa escolhido Campo de Ourique para abrir a sua loja oficial. Este ano, a colecção obedece ao mote Better Together, com todos os clássicos de Verão em acção – riscas, flores, vichy e muitas texturas. Além da colecção feminina, dá sempre para coordenar com modelos para homem e criança.

  • Compras
  • Chiado/Cais do Sodré

Não nos enganámos, a Mustique é que este ano decidiu aventurar-se no campeonato do swimwear e – temos a dizer – até lhe correu bem. Heat Waves é uma amostra do que a marca portuguesa preparou para este Verão. Ao lado de camisas de manga curta e t-shirts de algodão, há seis calções para ir banhos, uns mais divertidos do que os outros. Passe pela loja de São Bento, ou pela de Santos, e veja com os próprios olhos. No final do mês de Abril, chega uma nova leva, mas de biquínis.

Publicidade
Almande
DR

Almande

Em 2021, a influenciadora Barbara Corby criou a própria marca, uma etiqueta voltada sobretudo para vestuário veraneante, com muito linho e silhuetas clássicas. As novidades de 2024 já espreitam no site da Almande.

Às compras em Lisboa

  • Coisas para fazer

É o sítio de que toda a gente fala. O 8 Marvila nasceu em Outubro de 2023 pelas mãos de José Filipe Rebelo Pinto, o homem que já alavancou projectos como o Out Jazz, o Mercado de Fusão do Martim Moniz ou a reabilitação do Cais do Sodré. Agora, voltou a assumir o papel de curador para povoar um complexo de armazéns com 22 mil quadrados – um exercício de cinco anos, para depois dar lugar a um novo empreendimento imobiliário. Até lá, o 8 Marvila quer ser uma âncora na parte oriental da cidade, de portas abertas de quinta-feira a domingo, das 12.00 à meia-noite. O espaço, que inclui os antigos armazéns vinícolas e escritórios da Abel Pereira da Fonseca, alberga um mundo – lojas, restaurantes, galerias de arte, uma discoteca, salas de eventos, campos de padel, oficinas, terapias alternativas e artes performativas. Para não se perder, dizemos-lhe tudo o que pode encontrar por lá.

Recomendado: O melhor das manhãs em Lisboa

  • Compras
  • Moda

Poucas peças são tão democráticas e transversais a géneros, idades e estilos como um par de ténis. Dão para ir trabalhar, para ir jantar fora, para sair à noite e até para dar nas vistas numa festa (e o melhor de tudo é que servem para palmilhar Lisboa e as suas sete colinas) – e não só para fazer desporto, como noutros tempos. Mas têm de ser especiais e, em Lisboa, há um punhado de lojas que se especializaram na matéria. Dos modelos mais raros das marcas que todos conhecemos a etiquetas que só os entendidos sonham ter, sem esquecer as marcas portuguesas, estas são as melhores lojas para comprar ténis em Lisboa.

Recomendado: As melhores concept stores em Lisboa

Publicidade
  • Compras

Quantas vidas tem o Cais do Sodré? A resposta depende do tipo de programa que quer fazer. À noite, é um bairro cheio de possibilidades – dos copos de final de tarde às noitadas que só acabam em plena luz do dia. Se o objectivo for alimentar-se, saiba que é possível ir a praticamente todos os continentes sem sair destes quarteirões, para não falar dos locais que cruzam petiscos e música em perfeita harmonia. Mas o que dizer das lojas? Este pode não ser o grande destino de compras da cidade, mas tem algumas paragens obrigatórias para quem procura marcas portuguesas. Tome nota.

Recomendado: Cozinhas comunitárias e espaços para brincar: as novas cooperativas de habitação em Lisboa

Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade